Jojoba é planta aliada nos cuidados com a pele e cabelos

Inicio » Agricultura » Jojoba é planta aliada nos cuidados com a pele e cabelos
05/12/2019 Por
Jojoba é planta aliada nos cuidados com a pele e cabelos

Arbusto gera o grão da jojoba e é muito utilizado na indústria cosmética e farmacêutica

Talvez você seja uma das muitas pessoas que ainda não conhece a jojoba, e muito menos os seus benefícios e suas “mil e uma” utilidades. A primeira vista, o pé de jojoba lembra uma oliveira carregada com azeitonas.
Originária dos Estados Unidos e norte do México, no Brasil a jojoba é cultivada, em sua maior parte, no Nordeste.

Porém, são os nossos vizinhos argentinos que se destacam no cultivo da jojoba e na produção dos óleos.
A Argentina é atualmente, ao lado de Israel, um dos maiores produtores do óleo de jojoba, com destaque para a província de La Rioja.

óleo de jojoba

O que é a jojoba?

A jojoba é uma planta que, formando uma espécie de arbusto, gera grãos muito utilizados na confecção de artigos de higiene e beleza, como shampoos e óleos corporais. Contudo, por ser uma planta originária de clima seco, se adapta bem em solos com poucos nutrientes.

Portanto, ela apresenta seu potencial de germinação com temperatura entre 20 e 30 ºC. A altura dessa planta pode chegar aos 4 metros, e inicia a produção dos frutos por volta dos 4 anos. Hoje, já domesticada, o que há algum tempo já foi apenas uma planta selvagem, essa árvore pode viver mais de 100 anos.

Óleo de jojoba

De cor amarelada, o óleo de jojoba é extraído das sementes da planta. Por ter sua estrutura química parecida com o sebo produzido naturalmente em nosso organismo, a pele não percebe a diferença, evitando assim irritações. Com muitos nutrientes e grande concentração de vitaminas A, B1, B2,  o óleo também possui grande quantidade de ceramidas, poderoso hidratante.

O óleo também ajuda a manter ou restaurar a umidade da pele, mantendo-a hidratada e protegida de irritações. Um fato curioso, é que esse óleo se adapta aos diferentes tipos de pele, inclusive as oleosas.

Jojoba para o cabelo

Para os cabelos, o óleo de jojoba possui várias funcionalidades, dentre elas:

  • diminui a oleosidade (mesmo sendo óleo, pois ele retira restos de outros produtos que ficaram nos fios, deixado-os oleosos)
  • ajuda no crescimento dos fios
  • reduz pontas duplas
  • ajuda no controle da caspa
  • confere brilho e maciez aos cabelos

No entanto, para obter esses resultados de forma mais eficaz, é recomendado utilizar algumas gotas do óleo no cabelo antes do banho e massagear. Então, é só esperar alguns minutos e depois lavar normalmente.

Alguns outros benefícios, além dos que são voltados para a saúde dos cabelos, também podem ser encontrados no óleo da planta:

  • hidrata a pele
  • propriedades antibacterianas
  • antioxidante
  • hipoalergênico
  • efeito cicatrizante

óleo de jojoba processado

Percebemos então, a versatilidade da jojoba, que também é utilizada na indústria farmacêutica para a fabricação de remédios, levando-se em consideração que seu óleo contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Então, agora que você já conhece um pouco mais e sabe o que torna essa planta – e seus produtos – tão especiais, que tal experimentar o óleo de jojoba? Fique atento às diversas marcas disponíveis no mercado, prezando sempre pela qualidade do produto para usufruir de todos esses benefícios.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo