Ícone do site Agro20
Agricultura

Cambissolo é solo de profundidade média utilizado na agricultura

O cambissolo possui algumas características específicas, como textura, presença de minerais e é propenso para a erosão

O cambissolo é encontrado tanto nas regiões de encosta como em planícies. Sua formação pode ser bastante variada e, por isso, geralmente apresenta boa quantidade de minerais para as plantas.

Contudo, nem sempre o cambissolo é fértil. A indicação, então, é controlar o seu pH, assim como a fertilização para que as plantas se desenvolvam bem.

O que é cambissolo?

Cambissolo é um tipo de solo considerado jovem e, assim, pouco profundo. Este tipo de colo, então, pode ser composto pela presença de cascalho, assim como silte. Geralmente ele possui textura média, desta forma não é muito duro, nem muito macio.

As características do cambissolo podem variar bastante de uma região para a outra. Contudo, na maior parte das vezes é um solo de origem mineral e, assim, apresenta boa reserva de nutrientes. Portanto, pode ser uma boa opção para o cultivo de plantações.

Principais características do cambissolo

Na hora de se iniciar uma plantação, é necessário estar atento a alguns indicativos do solo. Assim, o solo cambissolo apresenta alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração antes de se iniciar o cultivo. Isso porque as características da terra vão influenciar diretamente no plantio e no desenvolvimento dos cultivares.

Confira, então, mais alguns detalhes sobre as particularidades deste solo:

Exemplos de cambissolo

O cambissolo é um grande grupo que abrange, por sua vez, uma enorme gama de subgrupos. Eles são divididos e identificados em segmentos menores, de acordo com as suas particularidades. Essas particularidades correspondem às características físicas, químicas, textura, posição horizontal e morfologia de cada solo.

Vamos conhecer os principais tipos de cambissolo:

Qual a relação entre o cambissolo e o neossolo?

O neossolo e o cambissolo apresentam algumas semelhanças e, inclusive, já fizeram parte do mesmo grupo. Anos atrás, então, ambos eram classificados como solos Litólicos.

Um dos pontos em comum entre eles é a “idade”, assim como sua profundidade. Os dois tipos são considerados solos jovens. Já em relação à profundidade, é considerada mediana. Portanto, a espessura de ambos geralmente varia entre os 50 e 100 centímetros de profundidade.

O neossolo também apresenta problemas com erosão, assim, o produtor rural que possuir este tipo de característica em sua propriedade deve estar atento ao manejo realizado. Contudo, em regiões onde o movimento é controlado, os dois tipos de solo apresentam um bom potencial para a agricultura.

Por fim, o cambissolo pode apresentar textura mais argilosa e, assim, é utilizado em algumas regiões para a plantação de arroz irrigado. Contudo, requer alguns cuidados no sistema de drenagem.

Sair da versão mobile