Camomila é uma das ervas mais utilizadas com fins medicinais no Brasil

Inicio » Agronegócio » Camomila é uma das ervas mais utilizadas com fins medicinais no Brasil
21/09/2019 Por
Camomila é uma das ervas mais utilizadas com fins medicinais no Brasil

A camomila é uma das ervas medicinais mais tradicionais para tratamentos fitoterápicos conhecidas pela humanidade

Elas são usadas desde os tempos antigos por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Além disso, oferecem seus próprios benefícios adicionais à saúde. A camomila é um dos medicamentos fitoterápicos mais conhecidos e instantaneamente reconhecível por sua aparência de “margarida”.

Existem diversos ingredientes ativos na camomila, tais como o terpenoide, flavonoide, cumarina e o ácido fenólico, entre outros. Além do uso medicinal, a camomila também é usada para fins industriais, como fabricação de chá de ervas e cerveja. Do mesmo modo, também é utilizada como cobertura de solo na fazenda.

camomila

O que é camomila?

Camomila é o termo utilizado para se referir a uma espécie de plantas similares à margarida, integrantes da família Asteraceae. Entre as diversas classes de camomila, as mais populares são a alemã (Marticaria recutita) e a camomila (Chamaemelum nobile).

Trata-se de uma planta de crescimento baixo, que floresce com um agradável aroma similar à maçã. Suas flores secas contêm altos índices de terpenoides e flavonoides que tornam a camomila adequada para vários tratamentos de doenças.

Durante séculos, tem sido usado como um medicamento anti-inflamatório, antioxidante, adstringente suave e curativo.

Planta camomila

Apelidada como camomila vulgar, essa erva é proveniente em diversos países europeus. Assim, a planta camomila é lavrada em terras alemãs, francesas, espanholas e italianas, além de parte da Europa Oriental, bem como em países africanos como Egito e Marrocos.

As variadas plantas de camomila possuem particularidades que demandam condições próprias para crescerem e se desenvolverem.

A erva de camomila romana se desenvolve e vive durante mais de dois anos. Forma-se próxima ao solo, além de possuir flores que desabrocham. Dá sabor amargo quando preparada em chás. Já a camomila alemã tem variação de sabor adocicado.

Produção agrícola

A camomila é cultivada em toda a Europa, Ásia e Américas, principalmente em produções agrícolas de pequena escala (fazendas familiares). Como planta medicinal e aromática, tornou-se um produto significativo no mercado mundial.

A demanda por essa matéria-prima à base de plantas cresce constantemente em todo o mundo. Assim sendo, essa tendência permite o planejamento a longo prazo, investimentos e aumento no volume de produção de camomila.

O aumento da produção é alcançado em países com cultivo intensivo de camomila, nos quais todos os procedimentos tecnológicos de cultivo e processamento são realizados mecanicamente de maneira ideal e com consumo racional de energia.

A eficiência e economia dos processos de trabalho na produção agrícola dependem muito do grau de mecanização das operações tecnológicas. Portanto, o uso da combinação de máquinas de colheita proporciona os melhores efeitos econômicos na produção de camomila.

Outra medida significativa na produção é a quantidade e a qualidade do óleo. Em resumo, depende do método de cultivo, clima, colheita, secagem e processamento. Existem muitas novas tecnologias disponíveis hoje para obter melhor qualidade do óleo e produzir a melhor camomila do mundo.

camomila

Cultivo da planta de camomila

Planta de camomila é fácil de cultivar. Possui poucas pragas que causam danos econômicos significativos e pode ser cultivada em vários tipos de solo e condições ambientais.

Os agricultores precisam apenas tomar cuidado para manter a fazenda com capina, fertilização e irrigação.

Benefícios da camomila

A camomila pode ser usada interna ou externamente. É usada há séculos nos chás como um auxílio para o sono leve e relaxante, tratamento para febres, resfriados, doenças estomacais e como anti-inflamatório, para citar apenas alguns usos terapêuticos.

Detre os principais benefícios da camomila para a saúde, destacam-se:

  • Curar feridas, cortes e queimaduras;
  • Ajuda no combate ao câncer, diabetes, enxaqueca e dores de cabeça;
  • Ajuda no combate alérgico;
  • Acalma espasmos musculares;
  • Protege contra doenças e infecções bacterianas;
  • Promove o sono;
  • Tratamento natural de hemorroidas;
  • Promove uma pele saudável;
  • Trate gastrite e colite ulcerosa;
  • Promover relaxamento geral e aliviar o estresse.

camomila

Chá de camomila

Ao mesmo tempo que beneficia a saúde, o chá de camomila também é muito utilizado para diversos fins. Estima-se que mais de um milhão de chás de camomila são ingeridos por dia. Isso o torna, muito provavelmente, o chá de ervas mais consumido no mundo.

A camomila tem sido usada há séculos nos chás como um auxílio para o sono leve e relaxante. Por consequência, é usada no tratamento para febres, resfriados, doenças estomacais e como anti-inflamatório, para citar apenas alguns usos terapêuticos.

Além disso, o chá também é usado para lombalgia, problemas reumáticos e erupções cutâneas. O chá de camomila arrefecido também trata a inflamação e infecção ocular. Quando utilizado em uma compressa, ajuda na irritação dos olhos e no tratamento da conjuntivite.

Ainda que tenda a ser amarga quando feita em chá, ajuda na digestão se tomada após as refeições.

Óleo de camomila

O óleo essencial de camomila é extraído das flores da planta. Para extrair óleo das plantas, a maioria dos fabricantes usa destilação a vapor.

Assim, as flores são colocadas em um imóvel, onde o vapor quente é aplicado. O vapor, que deve estar quente o suficiente para penetrar na planta sem queimá-la, força o óleo essencial para fora da planta, para que possa ser coletado independentemente.

A quantidade de óleo que cada planta produz depende da sua variedade. As flores frescas de camomila romana tendem a produzir 1,7% de óleo essencial, enquanto as flores de camomila alemã produzem apenas de 0,2 a 0,4% de óleo essencial.

O óleo serve a muitos fins medicinais, mas um dos usos mais comuns é para o relaxamento. Com a finalidade de efeito calmante, pode ser usado na indução do sono, no alívio dos nervos desgastados e ainda promover uma sensação geral de calma e bem-estar. É ótimo para quem tem problemas de nervosismo ou ansiedade.

Dosagem diária

O ideal é beber 1 xícara de chá de camomila quente preparado na hora, 3 a 4 vezes ao dia, entre as refeições. O chá também pode ser usado como enxaguante bucal ou gargarejo.

Como aditivo de banho, use 50 g de flores de camomila para cada 10 litros de água. Já para inalação, coloque um punhado de flores de camomila ou algumas gotas de óleo de camomila em água quente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo