Campânula é flor em formato de sino que simboliza a esperança

Inicio » Agricultura » Campânula é flor em formato de sino que simboliza a esperança
22/10/2019 Por
Campânula é flor em formato de sino que simboliza a esperança

A campânula é considerada a flor da esperança e a sua oferta simboliza boas vibrações

No nosso planeta há milhares de tipos de flores, sendo que cada uma se destaca por uma característica única. Dentre todas as espécies existentes, há uma que remete ao formato de um sino ou campainha, chamada de campânula ou flor-de-sino.

A campânula é uma planta originária da Europa que se desenvolve em locais com climas ameno e subtropical. Portanto, no Brasil, a espécie se adapta bem as região Sul e as serras do Sudeste. Além disso, a flor tem um significado muito especial: a esperança.

CampânulaO que é campânula?

A campânula é uma planta bienal – ou seja, que demora dois anos para que complete o seu ciclo biológico – que pertence a família da Campanulaceae.

Ela produz flores lindas durante a primavera, principalmente entre os meses de agosto e setembro. No entanto, sua produção começa apenas um ano após o plantio.

A flor campânula se desenvolve em locais de clima mediterrâneo, continental, subtropical e temperado.

As características da flor-de-sino

A flor atrai a atenção de paisagistas, isso porque, graças a sua beleza ornamental, ela é muito utilizada para fazer bordaduras e maciços. Mas, além disso, ela também pode ser vista nos clássicos jardins europeus. A planta campânula apresenta o caule herbáceo e ereto e pode chegar até um metro de altura.

Suas flores remetem ao formato de um sino e podem ser simples ou dobradas. Além disso, a flor-de-sino pode ser encontrada de diversas cores.

Devido a sua diversidade, na natureza, encontramos a campânula branca, rosa, roxa e azul.

Campânula

Como cuidar da campânula?

Por ser uma planta que prefere o clima ameno, merece uma atenção especial, e é preciso compreender como cuidar dela da melhor forma possível para evitar a perda de florações.

Essa planta prefere solo fértil e drenado, mas rico em matéria orgânica. Além de que, ela gosta de ambientes sobre sol pleno ou meia sombra.

Além disso, ela gosta de umidade, portanto, é indispensável regá-la constantemente. Para garantir de que ela apresenta um florescimento intenso, adube a flor quinzenalmente e pode as inflorescências mais velhas.

Uma outra característica da planta é que ela se propaga por sementes. Fora isso, o ciclo da campânula é muito rápido, uma vez que ela germina entre um e três semanas após ser plantada.

Por outro lado, apesar de germinar rapidamente, com dois anos de plantio, a campânula acaba perdendo parte de sua beleza e vigor.

Campânula

Campânula-da-dalmácia

A campânula-da-dalmácia é uma espécie reconhecida pela sua beleza e nativa de regiões balcânicas. Essa flor, pertencente a mesma família das demais, foi descoberta no século XX, e desde então, é reconhecida pela sua beleza intensa.

O diferencial desta campânula é que ela se adapta bem a solos frescos e mesmo seco, sem que seja prejudicada pelos fatores. Quando adulta, é capaz de adaptar, inclusive a períodos curtos de seca, isso se forem plantadas diretamente no solo. Por outro lado, as que crescem em vasos, necessitam de regas constantes para não murchar ou mesmo, secar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo