Cangalha é acessório utilizado por animais de carga

Inicio » Pecuária » Cangalha é acessório utilizado por animais de carga
19/02/2019 Por
Cangalha é acessório utilizado por animais de carga

A cangalha e sua utilização nas atividades rurais

A cangalha é um dos acessórios principais usados nos animais de carga para auxiliar no transporte de diversos produtos.

Conhecida principalmente nas regiões rurais do país, a cangalha é utilizada há muito tempo, desde o envolvimento dos tropeiros na comercialização de mercadorias.

Cangalha utilizada em cavalos

O que é cangalha?

O significado de cangalha – ou albarda – consiste em uma sela que é colocada nas costas ou lombo de animais de carga. Ela é feita, principalmente, de ferro ou de madeira, para que haja maior equilíbrio no transporte da carga. É caracterizada por duas espécies de malas que prendem-se nas laterais do animal, unidas por uma tira grossa que as envolve. São chamados de albardeiros os profissionais responsáveis por confeccionar as albardas.

A cangalha servia de suporte, auxiliava de modo significativo no transporte de cargas e era usada principalmente para pendurar:

  • bruacas (espécie de bolsa);
  • lenhas;
  • canas;
  • bambus;
  • cestas;
  • jacás de palha;
  • sacas.

Dessa forma, a cangalha era posta sobre os cavalos, jumentos, éguas, jegues e burros. Antigamente era muito utilizada nos transporte, porém nos dias atuais é encontrada principalmente em áreas rurais.

Por ser um utensílio rudimentar e artesanal, a confecção da cangalha também colabora para a economia da região local. Assim, ela atrai a atenção dos turistas e visitantes.

Utilização em animais de carga

A cangalha é posta sobre o lombo dos animais e são fixadas por uma espécie de tira ou corda. Esta, une as duas partes interiores da sela, obtendo a sustentação passando pela barriga do bicho. Para ferimentos ou acidentes sejam evitados, a cangalha é colocada sobre um tipo de manta que protege o lombo destes animais.

A história por trás da albarda

O animal ensinado a trabalhar com a cangalha era chamado de cangalheiro, nome também dado as fabricantes da sela. Assim como na história por trás das bruacas, as cangalhas ficou muito conhecida e utilizada principalmente pelos tropeiros – pessoas que conduziam os animais de carga percorrendo pequenas regiões, com o intuito de vender suas mercadorias. Estes trabalhadores utilizam a sela no carregamento e deslocamento dos animais. Assim, elas auxiliam no transporte das mercadorias e das demais cargas.

Anteriormente, quando ainda não era corriqueira a utilização do botijão de gás, as pessoas utilizam o fogão à lenha para preparar os alimentos e produtos. Assim, os animais cangalheiros percorriam as ruas transportando lenhas, para que fossem vendidas aos moradores locais.

Cangalha: acessório utilizado em animais de carga

A venda era feita de porta a porta, dependendo da necessidade das pessoas em relação a falta de lenha para a utilização na cozinha ou em outros fins. As lenhas eram pagas de acordo com a quantidade presente em um lado da cangalha ou, até mesmo, pelo valor dos dois lados.

Popularização da albarda

Popular principalmente nas zonas rurais e interioranas do país, a cangalha é muito utilizada por fazendeiros, cuidadores de animais e tropeiros. No cotidiano rural, ela é usada basicamente na lavoura e, como dito anteriormente, no transporte de cargas.

Além disso, algumas retratações da cangalha podem ser encontradas, juntamente com outros acessórios de animais de cargas (como selas, selim, chicotes, etc), em antigos museus que retratam a vida no campo. Estes locais são visitados como atrações principais devido a influência do turismo local.

Agro20 | Portal Vida No Campo