Capão pode ter diferentes significados no mundo agro

Inicio » Meio Ambiente » Capão pode ter diferentes significados no mundo agro
18/02/2019 Por
Capão pode ter diferentes significados no mundo agro

Qual as condições do boi e do frango capão no setor da agropecuária?

Os efeitos do capão em animais são perceptíveis principalmente nas condições e qualidades das carnes, tanto em bovinos quanto em aves.

O boi e o frango capão, por exemplo, são os animais castrados com mais frequência no setor pecuário. As técnicas de castração tem crescido, aumentando a qualidade da carne e a procura por parte dos consumidores. Além disso, a palavra capão também é remetida fora do mundo agro, referindo-se a um tipo de vegetação típica do Brasil.

Capão: castração de galos e frangos

O que é capão animal?

Capão é o nome dado aos animais que são castrados e postos para engordarem, como, os suínos, aves, ovinos e caprinos, por exemplo. Embora há vários animais nestas condições, o frango capão é o mais conhecido entre eles. São frangos que, por terem sido castrados, começaram a alimentar-se de forma compulsiva e, consequentemente, engordaram muito rapidamente.

História do frango capão

Há muitos rumores sobre a história e origem do frango capão nas criações de aves. Popularmente, a história das castrações começou na Roma, na Grécia. Um dos cônsules da República Romana irritou-se com o barulho que os animais faziam durante a noite e encontrou um meio que diminuísse este problema: a castração. O método consiste na mutilação dos órgãos sexuais dos animais, aniquilando a reprodutividade.

Assim, ao serem castrados, os animais pararam de cacarejar durante a madrugada e encantar as fêmeas. Dessa forma, para suprir a falta de relações com as fêmeas, o galo capão começou a alimentar-se compulsivamente, resultando no ganho de peso excessivo.

No entanto, foram feitas comparações entre a carne de aves capadas e as não capadas, resultando que a qualidade da carne do frango capão é incomparável em relação aos outras. Assim, os criadores descobriram que quanto mais cedo os galos fossem castrados, melhor seria a qualidade e sabor das carnes. Outra característica entre os animais, é que o frango capão, com maior longevidade até o abate. Assim, eles podem chegar a pesar 8 quilos – três vezes mais que os outros.

No nordeste do Brasil, o frango capão ainda é consumido, principalmente nas celebrações do Natal. O animal é castrado em até 70 dias de vida, confinados em gaiolas e jaulas, sendo alimentado por grande quantidade de gemas, castanhas, milhos e vinhos durante 7 ou 8 meses, para que então seja consumido.

Boi capão

Capão: castração de bovinos

Além do frango capão, as castrações tem crescido em outros animais, o boi capão é um exemplo da prática. Pecuaristas acreditam que a castração do boi tem auxiliado no manejo e cuidados com o animal, tornando-os mais dóceis, mais calmos e tranquilos.

A não castração dos bois gera maior dificuldade no manejo dos bichos. Os principais problemas são:

  • Pastos mais devastados;
  • Animais com manchas;
  • Cercas quebradas;
  • Materiais, como coxos e vasilhas, quebradas;
  • Bagunça nos locais em que ficam confinados.

Atualmente, tem crescido a preocupação de qualidade e condições da carne, tanto por parte dos consumidores quanto dos pecuaristas. Assim, o setor da pecuária tem adotado medidas que visem a castração dos animais com o intuito de garantir as características da carne.

Dessa forma, com o boi capão, o manejo possui mais facilidade e agravos menores. Os animais tornando-se mais obedientes às ordens dos cuidadores e são mais sossegados. Entretanto, para criar bois castrados há alta necessidade de bons investimentos e rendas, visto que o manejo é mais caro em comparação aos animais não castrados.

Capão como formação vegetal

Capão: formação vegetal

A palavra capão também é usada para designar um tipo de formação vegetal típica do Sul do Brasil e do Centro-Sul do Estado de São Paulo. Esta vegetação consiste em um conjunto de vegetação arbórea que é cercada por campinas, também sendo entendida como vegetação de cerrado, cerradão ou mata. O termo capão é de origem tupi e pode significar tanto “mata redonda” quanto “ilha de mata”.

O capão tem seu surgimento nos relevos mais rebaixados, local onde o nível da água é muito próximo à superfície. Além disso, ele proporciona condições para crescer e desenvolver-se em matas, já que possuem o solo úmido.

Agro20 | Portal Vida No Campo