Capim é destaque na utilização como adubo e forragem animal

Inicio » Agronegócio » Capim é destaque na utilização como adubo e forragem animal
19/02/2019 Por
Capim é destaque na utilização como adubo e forragem animal

Capim é uma das melhores opções para o gado, destacando excelentes nutrientes para a qualidade da carne do animal

O capim é uma das melhores opções de matéria orgânica para utilização no solo, uma vez que que quando bem aplicado, pode servir diferentes finalidades, como o controle de umidade e ph.

Exportação de capim é um mercado ainda em desenvolvimento, porém, o Brasil já faz o seu papel. Hoje, trabalha para abrir negociações com outros países e exportar a semente da planta. De acordo com dados da Embrapa, países da Ásia e America do Norte compram da semente brasileira.

Capim

O que é capim?

A grosso modo, capim é uma espécie de planta muito utilizada no campo, especialmente na forragem para gado.

O que é forragem animal

Forragens são utilizadas em locais onde descansam os animais. O local é todo revestido por capim, assim criando um espaço tranquilo para o gado. Além disso, também serve como alimento para o animal, uma vez que o capim contém uma série de nutrientes importantes para o seu desenvolvimento.

Escolha do capim para forragem

O uso da forragem é importante para definir a qualidade do gado de corte, pois usa alimentação é algo primordial para que a carne atinja o nível máximo de desenvolvimento. Por isso, a escolha do capim correto irá fazer diferença na atividade animal.

Exemplos de capim para forragem:

  • Capim marandu:  Por ser uma planta muito resistente a climas mais densos, ela acabou se tornando muito reconhecida na região do nordeste. Ao mesmo tempo, o capim marandu é popular por ser rica em nutrientes e por conta de seu fácil manejo para o trabalho de forragem.
  • Capim bachiara: É considerada uma planta também resistente. Além disso sua resistência é efetiva no trabalho de controle de solo e também para ser pisoteada pelo gado. Sua desvantagem é a falta de entrosamento com outras plantas. Assim ficando isolada e utilizada apenas para fins de gado.
  • Bachiara humidicola:  Por ser uma planta resiliente, acabou tornando-se muito conhecida na região do nordeste. Ao mesmo tempo, o capim marandu é popular por ser rica em nutrientes e por conta de seu fácil manejo para o trabalho de forragem.
  • Bachiara humidicola: É uma planta querida pelas regiões que ocorrem alta densidade de chuva. Sua resistência está mais atrelada a umidade.
  • Capim mombaça: Considerado versátil em relação as outras, este capim é muito procurado por fazendas menores. Seu manejo é considerado mais difícil em realação os outros. Uma de suas principais desvantagens é o alto custo de sua produção. Por isso, muitas vezes, agricultores acabam não utilizando desta planta.

Capim verde claro, com sol batendo nele

Para ter uma excelente forragem feita com capim, que atinja estimativa necessária para o agricultor, é necessário que ele cumpra a pré forragem. Este processo está ligado a nivelação do solo, controle de umidade e controle de pragas. O agricultor ainda pode optar por contratar equipes especializadas ou fazer o trabalho de forma manual. Assim cortando gastos e podendo investir em outras áreas para uma enorme expansão de território e renda.

Agro20 | Portal Vida No Campo