A técnica de capinar é muito utilizada entre os agricultores a fim de evitar futuros danos ao solo
O processo de capinar o solo é utilizado por milênios entre os agricultores como método de melhoramento do solo.
Além do capinar ser essencial para alguns tipos de plantações, o processo auxilia na retirada de elementos prejudiciais ao terreno.
O que é capinar?
O processo de capinar nada mais é que o ato de retirar o capim do solo. Ao limpar e evitar ervas daninhas que possam prejudicar e danificar a plantação.
É definida como um trabalho que retira as ervas danosas direto pela raiz. A partir da capinação é possível o melhor desenvolvimento da vegetação.
É feito a partir de uma enxada com o corpo de madeira a cabeça metalizada. Embora também haja no mercado enxadas mecanizadas a fim de otimizar tempo, contudo são um caro investimento.
Ao capinar o terreno, o mesmo é aprimorado e seu aproveitamento cresce da mesma forma, de forma que o cultivo ali feito auxilie na plantação.
Carpir ou capinar?
A técnica de capinar é muito confundida dentro e fora do universo agro, por isso, dizer que está capinando um solo é diferente de estar carpindo.
Ambos os termos existem na agricultura e possuem funções semelhantes, portanto são muito confundidos. Os dois tratam de limpeza do solo. Por outro lado, o ato de carpir o solo significa a retirada de mato do solo, bem como o termo possui referência com dores emocionais.
Dizer que está carpindo pode se referir à tristeza profunda e até mesmo a retirada de fios de cabelo da cabeça por raiva. Enquanto o termo capinar possui apenas um significado que é a remoção de ervas danosas do solo a partir da enxada.
Como capinar da maneira correta?
Ao ter uma enxada em mãos, é preciso bater firme ao chão sentido contrário do crescimento da plantação.
Ao forçar a ferramenta rente ao solo, abater o mato ali formado com objetivo de evitar inundar a plantação quando chover. A maneira correta ao capinar é jamais levantar a enxada contra a raiz do mato; sempre utilizá-la na posição reta da pá.
O uso de botas revestidas de borracha são necessárias para evitar que ao capinar a enxada chegue aos pés do agricultor e cause acidentes.
Diferença entre roço e capina
Os dois termos fazem parte do mundo agro, ambos se referem à limpeza de terrenos, portanto, por muitas vezes são confundidos. Enquanto a capina é definida pela função de retirar as ervas daninhas da plantação direto pela raiz. O roço consiste em aparar, cortar ou diminuir a altura do mato.
Contudo, o roço, assim como a capinação, também auxilia o agricultor na retirada de elementos, como o capim. A melhor de retirar o capim é a partir da roçagem. Diferente do processo de capinar, o roço de objetivo de embelezar o campo do que de o preservar saudável.
Dito isso, o método de capinar se mostra bastante efetivo quando o assunto é manter a saúde do campo contra agentes indesejáveis.