Pecuária

Caprino boer é raça de destaque na caprinocultura brasileira

Caprino boer é raça de destaque na caprinocultura brasileira

Caprino boer é boa opção para quem pretende entrar no setor da caprinocultura

O caprino boer é uma das raças mais procuradas em todo o setor. Sua versatilidade faz com que ela seja reconhecida em todo o território nacional.

Além disso, o caprino boer é muito popular em regiões quentes como o nordeste. Por isso, na indústria de corte, a carne do animal é considerada de alto valor.

Caprino boer aparentemente feliz com a foto

Características do caprino boer

Toda raça de caprino tem características marcantes que o tornam necessários por todo o setor. Dessa forma, com o caprino boer não poderia ser diferente. O animal africano tem atributos marcantes e vantajosos que o fazem ser reconhecidos. Sendo eles:

  • Percentual de carne magra: A carne deste caprino é conhecida por ter baixo teor de gordura. Cerca de 3%. Além disso, por ser considerada carne nobre, possui atributos como maciez e enorme suculência.
  •  Puberdade precoce:  Essa carne é perfeita para reprodução, uma vez que a sua precocidade bem rapidamente. Aos 6 meses o caprino já está apto para reproduzir.
  • Baixo custo: O animal não tem problemas com diferentes tipos de alimento.  Antes de se alimentar sozinho, o animal fica por cerca de 2 meses só mamando direto da mãe.
  • Ajuda na fazenda: Por ser um animal que não tem diferenças com alimentos, a cabra se alimenta  de arbustos ali presentes, assim liberando espaço para atividades de outros animais do local.
  • Facilidade de peso: O animal dessa raça chega a ganhar aproximadamente 1 kg a cada 3 dias.

Raças de caprinos

Para a execução de um bom trabalho e resultados que ajudem no desenvolvimento da fazenda, são necessários animais, e dentro dessa classe de animais, estão os caprinos. Todos os caprinos tem o seu valor no trabalho rural, isso varia de acordo com o tipo de demanda que o fazendeiro precisa. E as principais raças de caprinos são:

  • Repartida: O animal é conhecido por ter seu pescoço de cor diferente do resto do tronco, por isso o nome.  Além disso, o animal tem o seu valor. É prestigiado por ser um animal versátil, assim servindo para corte, reprodução ou produção de leite.
  • Canindé: Essa raça de cabra é considerada forte, assim sendo útil para trabalho no campo. Além disso, o animal tem cor característica que o torna conhecido; os pelos de seu corpo são pretos, exceto a parte lateral da cabeça que é constituída pela cor branca.
  • Moxotó: Cabra nordestina, o a raça trabalha bem na fazenda, porém, seu uso está mais voltado para o corte de carne.
  • Bhuj: Essa raça é a mais conhecida do mercado. Por conta de sua aparência simpática, o animal já chegou a aparecer até em comerciais de televisão. A cor preta e orelhas brancas o tornam ainda mais conhecido por este mercado que segue crescendo de maneira abrangente.
  • Savanna: Dos citados, é a única raça que veio do continente africano. Seu corpo é extremamente versátil, pelagem branca e couro preto,  o que o torna resistente a temperaturas mais altas. Além disso, o animal tem ótimo peso para a produção de carne de corte. Chegando a pesar cerca de 130 kg.

Caprino boer

Com a expansão do setor e o Brasil cada vez mais sendo reconhecido mundialmente pelo mercado de produção agrícola, o caprino boer se concretizará como uma das raças exportadas do país, assim não sendo reconhecida apenas no país, mas sim, mundialmente.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também