Patinho é corte bovino popular entre a população brasileira

Inicio » Pecuária » Patinho é corte bovino popular entre a população brasileira
22/03/2019 Por
Patinho é corte bovino popular entre a população brasileira

Corte bovino patinho é procurado por consumidores devido às suas vantagens nutricionais

O patinho é popular entre os pecuaristas focados na criação de gado para corte. Isso porque, em função da sua grande popularidade nos lares brasileiros, o corte tem potencial para gerar grande lucro.

O patinho é muito encontrado na culinária brasileira por conta das grande gama de receita em que pode ser usado.  Além disso, tem níveis baixos de gordura, o que incentiva o seu consumo por pessoas preocupadas em manter uma dieta saudável e balanceada.

Mas afinal, o que é o patinho?

O patinho é um corte bovino retirado da parte traseira da boi. O corte representa aproximadamente 8% da carcaça. Seu nome em inglês é knuckle e é importado em massa para a América do Norte. Este corte é de caráter magro e possui das mais variadas vantagens para seu consumo. O peso do corte por inteiro chega à 6 kg e é comercializado entre 1 até 2 kg.

gráfico que demonstra local onde o patinho está localizado no boi

Entre as principais características, o patinho apresenta baixo teor de gordura e portanto, é uma carne muito saborosa. O corte é destinado para consumidores que desejam reduzir o nível de gordura corpórea. Além disso, o  patinho está presente na culinária brasileira em pratos de grelhados e cozidos.

No ramo do mercado da carne, este produto é oferecido em diferentes versões para o consumidor. Como, por exemplo, o bife de patinho, patinho moído e até hambúrguer de patinho.

Como funciona a produção do corte bovino patinho

A produção deste corte se inicia no campo com o manejo do gado. Para adquirir um produto com melhor qualidade, a escolha do gado certo é essencial. O patinho é um tipo de corte de carne magra e com baixo teor de gordura. Por isso, o gado mais procurado para este tipo de corte é o da raça nelore.

O fato de o gado nelore ser um dos mais procurados no mercado bovino acontece em função da excelência na carne. A carne deste boi é macia e com baixo teor de gordura, ou seja, ideal para cortes magros.

Após a escolha do gado, é necessário que, no momento em que o abate é feito, não seja prejudicada nenhuma das partes do boi – de maneira todo o animal possa ser aproveitado. Para um melhor corte do patinho, há alguns caminhos que podem ser seguidos.

Na seleção do corte bovino, o osso deve ser retirado para que comércio em pedaços seja feito. Para que todos os ossos sejam retirados da peça sem a desconfigurar, é necessário que seja feito o corte apenas na base. Em seguida, é importante que a peça seja aberta pela metade para a retirada de qualquer parcela de gordura que ainda haja no patinho.

O próximo passo que merece atenção é como esta peça será comercializada. No que se refere a disposição da peça e a aparência do produto para os consumidores, o patinho deve estar sempre bem limpo e sem corte laterais para que as veias finas do animal não sejam cortadas.

Quais as vantagens do consumo do patinho

As vantagens no consumo do patinho são das mais variadas. Além de ser uma carne de caráter magro, ela também é considerada muito nutritiva. A taxa de proteína na peça é de quase 60%, enquanto a de gordura total é de 4%. Além disso, os carboidratos são quase inexistentes.

Pelas características acima, o patinho é bem visto pelos consumidores que desejam reduzir o consumo de gordura e aumentar do valor nutritivo de suas refeições. Em suas formas de consumo, boa parte das vezes o patinho é cozido e servido com o incremento de cebola refogada.

O índice de consumo do patinho é comparável com o de cortes nobres como, por exemplo, a alcatra. Ambos os cortes são de caráter magro e vistos em pratos brasileiros para consumo no formato grelhado ou cozido. O churrasco também é um cenário bem popular para este corte, já que sua carne é de excelente qualidade e maciez.

Mercado consumidor do patinho

Tendo em vista que a pecuária de corte é um dos ramos do agronegócio que mais cresce entre as atividades agropecuárias, a produção deste corte teve um grande crescimento nos últimos anos. Além disso, o aumento da procura também pode ser creditado ao crescimento vegetativo do Brasil. Por isso, tanto o pecuarista quanto o açougueiro devem cuidar para que haja um manejo especializado em relação ao corte bovino.

A carne bovina é um produto indispensável para os brasileiros e apresenta quase 12% dos gastos em alimentação familiar. Não é atoa que mercado produtor está em constante desenvolvimento e crescimento. O corte bovino brasileiro fica atrás apenas do leite e derivados, os quais são produto do gado leiteiro.

Em cada país, a produção de carne está diretamente relacionada com a população. Por este motivo, quando há alta na taxa de natalidade, a probabilidade de que a produção de carne aumente nos próximos anos, é muito alta. Por isto, é possível concluir que o crescimento vegetativo interfere diretamente todos mercados produtores, inclusive o da carne.

gado destinado ao corte de patinho

Consumo de patinho

Em âmbito mundial, o Brasil lidera no mercado de cortes bovinos e um dos principais estados no país em processo de investimento neste negócio é o de São Paulo. O interior paulista está cada vez mais presente nas atividades agropecuárias e desta vez demonstra destaque no setor nacional.

No cenário de exportação, o Brasil é o país que mais produz e importa este e entre milhares de corte bovino no mundo. O maior parceiro comercial é os Estados Unidos com mais da metade das encomendas mundiais. Por este motivo, é presente uma ascensão de agropecuários investindo em gado de maior qualidade para que seu corte bovino tenha destaque no mercado.

O consumo do corte bovino patinho está destinado para churrasco e cozidos. Em sua procura nos açougues, o corte é comparável com a maminha e fraldinha em questões de qualidade e maciez da carne. O patinho é muito explorado no ramo da carne devido aos benefícios nutritivos deste corte.

Em suma, investir no corte patinho é um ingresso fácil para grandes lucros no mercado da carne. Em ambos os âmbitos, nacional e internacional, há grande procura do produto para consumo. O pecuarista que deseja adentrar neste mercado deve ter em mente o alto custo que a produção demanda, tanto no cuidado com o produto quanto no manejo do gado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo