Carambola, fruta cítrica deliciosa, deve ser consumida com cautela

Inicio » Agricultura » Carambola, fruta cítrica deliciosa, deve ser consumida com cautela
24/10/2019 Por
Carambola, fruta cítrica deliciosa, deve ser consumida com cautela

Carambola tem duração de vida de 50 a 70 anos

A carambola pode ser encontrada em abundância no sudeste da Ásia, onde é muito cultivada. Além disso, a fruta amarela é cultivada na Índia, Estados Unidos, Austrália e América do Sul, como o Brasil.

A carambola é apreciada in natura ao redor do mundo inteiro. Embora seja frequentemente usada como um enfeite devido à sua forma divertida, ela também adiciona sabor doce a diversos pratos nas mais variedades culinárias.

carambola

O que é carambola?

Carambola é a fruta é da árvore caramboleira. A caramboleira é um arbusto ornamental de porte pequeno, pertencente à família das Oxalidaceae. De fato, acredita-se que a planta de carambola seja nativa da Indonésia e floresça em climas ensolarados e úmidos.

Em suma, a fruta é colhida duas vezes por ano, geralmente no final do outono e no final da primavera. No entanto, tende a frutificar durante o ano todo. Amarela, a fruta de forma oval tem cinco gominhos e parece uma estrela quando cortada.

Dependendo da variedade, pode variar um pouco em tamanho e cor, de verde-amarelo claro a amarelo vibrante. A carambola inteira pode ser consumida, incluindo a sua casca, o que a torna especialmente boa para comer in natura e usar na decoração.

A palavra em português “carambola” foi usada pela primeira vez em 1598. De fato, a palavra foi retirada do marathi “karambal”, derivado do sânscrito “karmaphala”.

Nos países do sul da Ásia, acredita-se que a carambola é afrodisíaca e seu consumo aumenta a libido dos homens.

Tipos de carambola

Em suma, existem duas variedades de carambola: doce e a azeda. A variedade azeda é usada como guarnição e para a preparação de ensopados e caril. Além disso, acompanha pratos feitos de aves, peixes e frutos do mar.

A variedade doce, por sua vez, é consumida fresca in natura. Além disso, a variedade pode ser usada para a preparação de suco de carambola, coquetel, geleia e demais sobremesas doces.

Sem dúvida, apesar das variações, toda a carambola é comestível. De modo geral, apresenta uma textura de uvas e um sabor que lembra uma mistura de abacaxi, ameixa e limão.

Carambola não requer descascamento, tornando-a um lanche rápido e fácil para ser consumida fresca. Para as variedades mais doces, procure frutos de cor amarela vibrante e levemente douradas nas bordas.

A fruta verde, em contrapartida, tem um gosto um pouco mais ácido. Assim, a maturidade que você escolher dependerá da sua preferência pessoal.

Além disso, vale lembrar que frutas verdes continuarão a amadurecer depois de colhidas. Independentemente da maturação, escolha carambolas que não apresentem ferimentos ou manchas marrons.

carambola

Como usar carambola

A fruta lavada pode ser cortada em fatias para revelar a sua forma de estrela, enfeitando pratos e travessas de frutas coloridas e variadas. Para tanto, remova as duas extremidades com uma faca e corte em fatias.

Além disso, as sementes são tecnicamente comestíveis, contudo, não saborosas. Sendo assim, remova-as com os dedos ou com uma faca pequena.

As carambolas podem ser comidas como estão, adicionadas a saladas de frutas ou vegetais, usadas como guarnição de pratos, coquetéis e muito mais.

Por exemplo, no sudeste da Ásia, é frequentemente cozida com açúcar e especiarias, como cravo-da-índia. Também é usada em pratos salgados, como peixe e camarão.

Em algumas culinárias, a fruta verde ou madura é cozida como acompanhamento, em conserva ou transformada em condimento. Por fim, a carambola também pode ser servida seca.

Qual é o sabor das carambolas?

O sabor da carambola pode variar de acordo com sua variedade e maturação. Em suma, a carambola tem um sabor doce, com um tom levemente azedo, com um interior suculento e firme como de uma uva.

Sem dúvida, o sabor frutado das carambolas é difícil de descrever. Há quem diga que seu sabor está entre o da pera madura, da uva verde e da laranja. Além disso, frutas verdes são mais firmes, apresentando um sabor mais similar ao da maçã verde.

Suco de carambola

O suco de carambola é uma delícia refrescante e muito apreciada ao redor do mundo. Além disso, a carambola é uma adição saborosa às saladas de fruta, torta, bolo ou pavlova.

Use as formas de estrela para adicionar sabor frutado a uma salada verde ou para decorar uma travessa.

Após a remoção das sementes, a fruta também pode ser transformada em purê ou espremida e adicionada a bebidas.

Benefícios da carambola

As carambolas são baixas em calorias e gorduras. Além disso, possuem um alto teor de vitamina C, fornecendo 41% do valor diário recomendado em uma porção de cem gramas.

A fruta suculenta é composta principalmente de água, tornando-a um lanche leve e saudável, outro dos grandes benefícios da carambola.

carambola

Carambola faz mal?

De fato, a fruta também contém ácido oxálico e caramboxina, ambas substâncias que são potencialmente prejudiciais para pessoas com problemas renais, devendo ser evitadas. Portanto, pode se dizer que a afirmação de que a carambola faz mal para os rins é verdadeira.

As carambolas também devem ser evitadas por quem toma determinadas prescrições como, por exemplo, remédios para pressão arterial, pois, como a toranja, atua como um inibidor.

Portanto, é importante reforçar que pacientes que sofrem com complicações renais crônicas não devem, em hipótese alguma ingerir o fruto. Afinal de contas, a fruto possui em sua composição enzima caramboxina, ou seja, os rins não conseguem filtrar a substância.

Os efeitos colaterais do consumo excessivo da caramboxina podem acarretar prejuízos ao cérebro, causando, assim, convulsões, agitação psicomotora, confusão mental, vômito e até morte.

Cultivo da carambola no Brasil

A vinda da carambola para o Brasil ocorreu cerca de dois séculos atrás. De fato, a fruta se saiu tão bem no solo brasileiro, que sua incidência se tornou comum em pomares e quintais domésticos das zonas mais quentes do Brasil.

O cultivo desse fruto não é realizado em escala. Assim sendo, as carambolas são consideradas uma fruta para cultivo em quintais, sítios, fazendas, pomares e granjas.

Essa, porém, não é uma regra. Afinal de contas, o fruto é também cultivado em plantações voltadas para o comércio.

No estado de São Paulo, por exemplo, os agricultores têm angariado resultados satisfatórios com o plantio comercial.

Como plantar carambola

O plantio de carambolas é recomendado para regiões com temperaturas altas, isto é, de clima úmido e quente. Os primeiros frutos da caramboleira costumam surgir cerca de quatro anos após o plantio da árvore.

A árvore de carambola tem uma expectativa de vida longa. Em suma, uma caramboleira tem duração de vida de cinquenta a setenta anos.

Sem dúvida, esta é uma árvore altamente produtiva. Afinal de contas, uma única caramboleira pode render aproximadamente quinhentos quilos de carambolas anualmente.

Quanto às doenças, o controle de pragas deve ser feito com atenção e cautela. Isto é, o controle biológico precisa ser caprichado.

Em geral, a carambola tende a não causar muita dor de cabeça com doenças ou pragas, quando bem cuidada. Contudo, as principais pragas a atacá-la são a lagarta e a mosca das frutas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo