O uso do carbono e as suas principais características

Inicio » Meio Ambiente » O uso do carbono e as suas principais características
13/03/2019 Por
O uso do carbono e as suas principais características

O elemento carbono é um indispensável para a sobrevivência humana

O carbono está presente no dia a dia dos seres vivos, geralmente, em seu estado sólido. Como exemplo disso, podemos citar o grafite e as pedras preciosas.

O carbono faz parte do conjunto de elementos que são essenciais para a vida humana. Isso porque destaca uma série de utilidades e é utilizado de forma ampla na composição de diferentes produtos úteis para os seres humanos – desde combustíveis e óleos até plásticos.

o diamante é fruto do carbono

O que é carbono?

O carbono é um elemento ametal tetravalente e que pertence à família 4A na tabela periódica. Este elemento tornou-se conhecido na antiguidade e, a partir de estudos, se mostrou essencial para a vida humana; por poder ser usado na composição de diferentes produtos de grande utilidade para a população, em geral.

O número atômico deste elemento é o 6 e sua massa 12. O símbolo do carbono é reconhecido pela letra C. Em sua composição, o carbono possui diversos compostos orgânicos de caráter natural. Algumas partes do carbono estão presentes no meio ambiente na forma de certos compostos orgânicos.

Uma características muito marcante do elemento é sua possibilidade de conexão com outros tipos de carbono. Este tipo de ligação se denomina como cadeia carbônica. Do mesmo modo que também possui facilidade em se conectar com elementos menores.

O carbono realiza ligações químicas com praticamente todos os elementos da tabela periódica, sejam eles metálicos ou não. Um exemplo claro de atividade que o carbono exerce no dia a dia em forma de gás químico está presente na atmosfera.

Em específico, o carbono faz parte de alguns elementos como o dióxido de carbono, metano e clorofluorcarbono. Todos estes gases fazem parte da camada que protege a Terra contra os malefícios que as radiações solares podem trazer para a vida humana.

Carbono no meio ambiente

No meio ambiente, o carbono é encontrado em combinação com outros elementos como, por exemplo, ferro, cálcio, magnésio. Sua combinação com outros elementos possui a tendência de formar estruturas rochosas como o mármore. Outro estado comum do elemento é líquido.

Existem cinco formas principais e mais conhecidas em que o carbono pode se apresentar:

  • diamante
  • grafite
  • fulerenos
  • nani espumas
  • nanotubos

A forma do carbono mais conhecida e cobiçada pela sociedade é o diamante. O maior depósito de diamantes no mundo se encontra em regiões do continente africano.

No caso do grafite, seu depósito pode ser encontrado nos Estados Unidos, México, Índia e Rússia. Seu uso e comércio acontece no mundo inteiro e é muito lucrativo.

O elemento químico também está presente nos seres humanos, e quase 20% do corpo humano é composto de carbono. Embora essa taxa possa ser considerada baixa, ele é um dos elementos mais importantes da a estrutura dos seres vivos. O carbono pode ser adquirido tanto na nossa alimentação quanto pela atmosfera. Portanto, o carbono que possuímos em nosso corpo, um dia já fez parte da atmosfera.

Características do carbono

Este elemento químico destaca diversas características que são responsáveis por seus aspectos morfológicos. Entre eles, podemos citar:

  • Possui forma alotrópica – origina mais de dois elementos a partir de sua estrutura;
  •  Ao passo forma um dos produtos mais baratos do mercado (grafite) também origina um dos mais caros (diamante);
  • Possui excelente afinidade de se combinar com substâncias pequenas da tabela periódica;
  • É responsável por uma formação na qual contém apenas seu elemento químico: a cadeia carbônica;
  • O carbono é essencial para a vida dos seres vivos a partir do ciclo do carbono;
  • O elemento está presente no ramo automobilístico na forma de combustível como o petróleo;
  • Fornece energia produzida pelo Sol e dentre outras estrelas a partir do ciclo carbono-nitrogênio

Ciclo do carbono

O ciclo do carbono acontece no momento em que os animais e portanto os seres humanos inspiram o oxígeno (O2) e expiram o dióxido de carbono (CO2). Enquanto este processo químico acontece, as plantas são responsáveis por absorver o CO2 e a partir dele realizam a fotossíntese. Por isso, toda vez que uma planta cresce, ela retira carbono da atmosfera.

carbono é responsável pela fotossíntese das plantas

Por este motivo, o ciclo do carbono é essencial para a manutenção da vida na Terra. Além de proporcionar vida às plantas, é a partir dele que todos os seres vivos sobrevivem a partir dele.

Para que serve o carbono

Dado ao fato de este elemento poder ser encontrado em diversos estados – líquido, gasoso e sólido – ele pode destacar diferentes utilidades. Por isso, cada tipo e estado de carbono é responsável por qual função este elemento irá exercer.

O uso industrial do elemento é conhecido por todo o mundo e muito explorado no mercado produtor. Por razão deste elemento possuir diversas formas, seu uso varia consideravelmente de acordo seu estado físico.

  • Carbono sólido

Em seu estado sólido, o elemento é capaz de se transformar em grafite ou diamante. O diamante é uma pedra valiosa e muito comercializada no âmbito de mercado de alta classe. O preço de um diamante varia de acordo com a peça que é produzida a partir dele.

Por outro lado, a substância também responsável pela formação do grafite. Esta substância é uma das mais baratas do mercado e sua produção acontece em abundância. Em atividades mais comuns é possível encontrar o grafite, como por exemplo na ponta do lápis o qual utilizamos diariamente.

  •  Carbono gasoso

O  carbono em seu estado gasoso é muito explorado na química, e é possível estudar toda a cadeia carbônica e no que este elemento é capaz de se transformar. Isso porque ele está em todos os ambientes possíveis e, até mesmo, na formação corpórea dos seres humanos.

A substância em seu estado gasoso está presente na atmosfera e até fora dela. Podemos encontrar altos níveis de carbono na camada que protege o planeta Terra contra os incidentes dos raios solares, impedindo o fenômeno do aquecimento global.

  • Carbono líquido

O elemento em seu estado líquido é comumente comercializado para uso em aquário de peixes. Entretanto, há também diversos ramos da ciência, como a biologia, que estuda o carbono em seu estado líquido. O uso do elemento também pode ser para combate de algas e musgos em locais indesejados por criadores de animais marinhos.

Dessa forma, o carbono é um elemento químico indispensável para a sobrevivência humana. A substância está presente em todos os âmbitos e é responsável por diversos fenômenos naturais; incluindo, até mesmo, a respiração humana.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo