Carneiro hidráulico é um equipamento usado para bombear água

Inicio » Agricultura » Carneiro hidráulico é um equipamento usado para bombear água
19/06/2019 Por
Carneiro hidráulico é um equipamento usado para bombear água

Carneiro hidráulico é uma tecnologia que leva água a lugares de seca

Carneiro hidráulico é, em suma, um equipamento para bombear água por meio das diferenças de pressão. O carneiro hidráulico usa a energia de um fluxo do líquido para suspender a coluna de água. Ou seja, é uma bomba de água que usa a própria pressão da coluna do líquido que utiliza, com o objetivo de levar a água a um ponto mais alto.

carneiro hidráulico é uma tecnologia simples e barata e, por essa razão, é amplamente utilizada para irrigar pequenas propriedades rurais. Portanto, este equipamento ajuda a fomentar o agronegócio ao viabilizar as plantações em áreas secas. Além disso, gera renda e sustento para pequenos produtores rurais, que não teriam recursos para investir em sistemas de irrigação mais complexos.

Carneiro hidráulico

O que é carneiro hidráulico?

O carneiro hidráulico tem uma cabeça que lembra a de um carneiro, por isso leva esse nome curioso. Embora seja um mecanismo simples, seu uso apresenta uma série de vantagens. Entre elas, é importante destacar:

  • Baixo custo para instalar
  • Fácil manuseio na operação.
  • Diminui a contaminação da água, do solo e do ar
  • Utiliza material reciclável
  • Reduz o impacto ambiental

Existem basicamente dois tipos do dispositivo: o caseiro e o industrial.

Carneiro hidráulico caseiro

Há dezenas de soluções para fazer o carneiro hidráulico caseiro. Este equipamento tem como função, por exemplo, puxar água de um local mais baixo para um ponto mais alto, sem o uso de combustível fóssil ou energia elétrica. Por essa razão, a construção do dispositivo acaba tendo um baixo custo.

Um dos modelos é feito com PVC, (em inglês, Polyvinyl chloridematerial), que é, em suma, um plástico com características próprias feito da adição de átomos do elemento cloro ao monômero etileno. É um produto que substitui:

  • Alumínio
  • Borracha
  • Cobre
  • Cerâmica
  • Vidro
  • Madeira
  • Alvenaria

Por essa razão, é utilizado com o objetivo de substituir o motor elétrico. A partir do momento de instalação, se houve um bom volume de água constante, o dispositivo pode funcionar indefinidamente, justamente por não depender de energia elétrica.

O peso do equipamento pode varia de 800 gramas a 5 quilos, dependendo do modelo. Pela facilidade de instalação e sobretudo por não gastar energia, é muito utilizado em sítios, hortas para irrigar plantações e também para abastecer coxo dos animais.

Carneiro hidráulico

Como fazer o carneiro hidráulico caseiro

O equipamento de um dos modelo mais usados de carneiro hidráulico caseiro é feito basicamente com canos, conexões, bombas de PVC e válvulas de metal. Ele foi desenvolvido pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

O sucesso da tecnologia utilizada pela empresa foi tanto que ele está sendo adotado em países de outros continentes, como França, Portugal, Guatemala e Angola, por exemplo. As peças podem ser facilmente encontradas em lojas de material de construção e produtos hidráulicos.

Como instalar o equipamento

A bomba funciona, em suma, pela força da gravidade. Ao entrar no carneiro, o ar empurra o êmbolo da bomba que leva a água. Em seguida, ao abrir o dispositivo que desliza a água de um lado para o outro dentro do cano, uma parte do líquido sai. Na sequência, quando o êmbolo fecha, outra parte da água volta para empurrar o líquido para cima.

Ao receber a pressão do ar que vem do cano de cima, ela esguicha por dentro da mangueira até o recipiente de armazenagem, normalmente uma caixa de água.

A vazão, que é conceitualmente o volume de água obtido pelo carneiro hidráulico caseiro, depende da espessura da bomba.

Polegadas Vazão:
½”: 60 a 120/litros por hora
¾”:60 a 120/ litros por hora
1″: 120 a 250/litros por hora
2″: 400 a 600/litros por hora

Recursos necessários para o funcionamento

Para montar um carneiro hidráulico caseiro, são necessários, em suma:

  • 1 tampa
  • 1 cano de 40 cm(PVC de ¾)
  • 1 bucha de redução para a mangueira
  • 1 adaptador para mangueira
  • 1 válvula de retenção vertical
  • 2 adaptadores
  • 1 bomba de sucção adaptada
  • 1 registro
  • 1 cano de 10cm(PVC de ¾)
  • 2 “T(s)”
  • Cola e fita veda rosca

Para quem se interessar, existem cursos e treinamentos que ensinam a instalar o carneiro hidráulico com maior rapidez.

Carneiro hidráulico industrial

O equipamento industrial é capaz de puxar a água de rios, açudes ou fontes de água. Ele consegue, por exemplo, bombear o líquido a quilômetros de distância e pode inclusive alcançar uma vazão superior a mil litros, dependendo das condições da queda de água. O carneiro hidráulico é fabricado por uma dezena de indústrias e é facilmente encontrado em lojas especializadas em hidráulica.

O sistema do equipamento industrial é o mesmo que o caseiro, para se ter uma ideia. No entanto, em vez dos canos e bombas de PVC, a peça é de ferro e já vem completa. O mecanismo funciona a partir do momento em que a força da propulsão provocada por uma queda de água é conduzida por dentro de um cano de entrada.

Dentro do bojo do equipamento vai uma válvula de retenção que segura a água e o ar comprimido dentro da peça. Eles são responsáveis pelo bombeamento da água até o seu local de destino, normalmente uma caixa de água.

Recursos necessários para funcionamento

O carneiro hidráulico industrial precisa de algumas condições para o seu funcionamento como uma queda de água (córrego, canal, açude) que tenha ponto de rebaixamento para instalar o equipamento. Além disso, a água deve ser limpa porque ela é uma parte que será usada para acionar o carneiro.

A instalação para bombear com carneiro hidráulico precisa de:

  • Fonte de água
  • Tubulação de alimentação que vai levar a água da fonte até a entrada do carneiro
  • Tubulação de saída
  • Reservatório que vai armazenar a água

Existem cursos dos próprios fabricantes para auxiliar na instalação do carneiro hidráulico industrial.

Carneiro hidráulico

A maior vantagem desse tipo de equipamento, portanto, é que a versão industrial é mais potente e resolve necessidades de todos os segmentos, seja na agropecuária, na indústria ou no setor de serviços. A construção civil é um dos maiores clientes dos fabricantes de carneiro hidráulico industrial.

Preço do carneiro hidráulico

O carneiro hidráulico é, portanto, um equipamento que possui diversas variações. Seu preço, em razão disso, também é diversificado. Dependendo da complexidade do equipamento, ele pode passar de 2 mil reais. No entanto, há modelos que custam menos de 100 reais.

Para escolher o carneiro hidráulico adequado, entretanto, o critério não deve ser o valor do equipamento, mas o objetivo que ele deverá cumprir. Portanto, é importante se informar bem antes de comprar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo