Reservatório de água ajuda no abastecimento do país

Inicio » Agronegócio » Reservatório de água ajuda no abastecimento do país
12/04/2019 Por
Reservatório de água ajuda no abastecimento do país

Reservatório de água depende de fortes chuvas para se manter ativo e eficiente

O reservatório de água é um meio de abastecimento importante para toda a população brasileira. Isso porque, é por meio dele que as diferentes regiões do país têm a possibilidade de acesso a água sem maiores complicações ou empecilhos.

Geralmente, o reservatório de água faz o armazenamento da água proveniente da chuva; tendo, portanto, total relação com as variações de clima e do meio ambiente.

Grande reservatório de água presente no Brasil

O que são reservatórios de água?

Reservatório de água é um espaço geralmente localizado em campo aberto, que faz o armazenamento das águas de uma determinada região. A água da chuva é fundamental para que o seu volume permaneça alto e capaz de abastecer toda a população das regiões ao redor.

Nas zonas rurais, o reservatório é importante, também, para a diminuição do consumo de água potável. Nesse caso, parte da água da chuva é armazenada e reutilizada em outras funções dentro da fazenda, como a lavagem de telhados ou do local onde os animais ficam abrigados.

Além do reservatório exposto a céu aberto, existem outros tipos que são populares no Brasil; entre eles o tipo que fica em uma espécie de caixa d’água e o outro que é soterrado no subsolo da propriedade. Por não serem abertos, é importante a preparação de um sistema de drenagem, permitindo que toda a água da chuva percorra até o seu local de armazenamento correto.

Sistema cantareira

O reservatório de água Cantareira é tido com um dos mais importantes do mundo. Atualmente, ele abastece toda a grande São Paulo, fornecendo água para aproximadamente 8,8 milhões de pessoas.

Por ser um dos maiores reservatórios existentes, durante a crise hídrica que ocorreu no ano de 2014, ele foi um dos mais afetados. Com isso, o racionamento teve que ser feito pela população, garantindo que não viesse a faltar água para ninguém.

A falta de chuva que ocorreu de 2014 a 2016 trouxe prejuízos enormes ao sistema da Cantareira, fazendo com que a margem de água no ambiente fosse inferior aos 40%, o que é considerado como um estado de alerta. Hoje, anos depois, a recuperação vem acontecendo e o volume de água nesse espaço vem se estabilizando. De acordo com a Sabesp, responsável pelo local, o reservatório está operando com 45,5% de sua capacidade nos dias de hoje.

reservatório de água pluvial

Reservatório de águas pluviais

A água pluvial pode ser reservada em zonas rurais ou urbanas, desde que tenha um sistema de drenagem eficiente para tal atividade. Dentro de esgotos, por exemplo, existe todo um sistema que leva a água da chuva ou descartada das casa para os reservatórios mais próximos.

De forma alguma a água pluvial deve juntar-se ao esgoto comum. Quando chegam ao sistema de tratamento, elas devem receber atenções diferentes, visto que elas partiram de princípios opostos. Enquanto uma é proveniente da água da chuva, a outra foi utilizada para os mais diferentes objetivos; necessitando de mais atenção e cuidados.

Nas regiões urbanas, o uso da água pluvial é uma ótima opção pois, por não ser potável, ela tem grande serventia em outras atividades. Entre elas, podemos citar como exemplo:

  • Descarga de banheiro: Em hospitais, para que haja a economia de água, o uso da água pluvial em banheiro é bastante comum.
  • Manutenção do condomínio: Parte do sistema de jardinagem é molhado com a reutilização da água da chuva. Esse método faz com que a conta do condomínio diminua, satisfazendo principalmente os moradores.
  • Construção civil: Durante a obra, é imprescindível o uso de água para a preparação de cimento e concreto. Por necessitar de grande quantia, construtoras optam pelo uso da água pluvial.

Antes de voltar para utilização, água pluvial passa por um tratamento para que fique apta. Caso a limpeza seja feita de forma incorreta, ela pode prejudicar as atividades em que é aplicada ou consumida.

Reservatório de água e o meio ambiente

A preservação do meio ambiente é importante para os reservatórios; visto que a água da chuva é um dos principais meios desse abastecimento. Por isso, tudo que afeta a saúde do planeta de forma negativa pode refletir no fator clima e, por consequência disso, no volume de chuva.

Além disso, o descarte incorreto de lixo é um fator que prejudica o encaminhamento das águas para o reservatório. Por isso, é importante que a população faça esse descarte de forma correta e nos coletores apropriados; evitando problemas que vão muito além da falta de filtragem da água, incluindo alagamentos.

Reservatório e agricultura de subsistência

Pequenos agricultores podem optar pelo uso de reservatórios em suas propriedades. Essa técnica faz com que o gasto mensal seja diminuído, permitindo que investimentos possam ser feitos em outras áreas de desenvolvimento para alavancar o país.

Segundo o Ministério da Agricultura, cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são de origem da agricultura familiar; que necessita desse abastecimento para que possa se manter. A irrigação dos cultivos pode ser feita com a água do reservatório, desde que tenha sido filtrada corretamente. Isso porque, caso seja utilizada sem o tratamento correto, ela poderá infectar os alimentos com micro-organismos que trazem riscos a saúde.

caminhão pipa, utilizado como reservatório de água

Caminhão pipa

O caminhão pipa foi desenvolvido para levar água, potável ou não, até regiões mais afastadas. Dessa forma, ele ajuda as pessoas com pouco ou nenhum acesso a água no dia a dia.

A utilização do caminhão pipa é uma ótima alternativa; já que o seu tamanho permite que ele locomova grandes quantidades de água. Todos os seus modelos tem uma mangueira, para esvaziar o caminhão e depositar a água nos reservatórios.

Em áreas urbanas, o caminhão pipa é geralmente utilizado para a lavagem de ruas ou de grandes espaços após a realização de eventos. O preço da solicitação de um caminhão pipa pode variar de acordo com a demanda. O uso de 10 mil litros de água pode chegar à R$ 500,00. Além disso, os valores podem variar de acordo com a distância de cada região solicitante.

Fica claro, portanto, a enorme importância do reservatório de água para a vida humana nos dia s de hoje, visto que toda a água armazenada é redirecionada para as moradias da população.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo