Carreador é termo com dois significados principais no meio rural

Inicio » Agronegócio » Carreador é termo com dois significados principais no meio rural
28/07/2020 Por
Carreador é termo com dois significados principais no meio rural

“Carreador” é uma peça central na logística do agronegócio

Produtores de grãos de milho e soja em Mato Grosso já fizeram uma estimativa de que perdem 100 mil toneladas de grão a cada ano devido à má conservação do carreador. Nesse mesmo cálculo, projeta-se que a diferença de perdas entre um carreador de boa qualidade e um de má qualidade seria expressiva. Cerca de 70 mil toneladas no primeiro caso, contra 170 mil toneladas no segundo.

No campo, a palavra carreador tem aplicação em, ao menos, dois contextos diferentes, mas há outros significados atribuídos à palavra. Vejamos mais detalhes ao longo deste artigo.

carreador

O que é carreador?

Carreador é um termo de vários significados, mas que recebe significação específica no campo. Por isso, é um termo comum para quem trabalha em serviços relacionados à área. É muito usado em cidades interioranas, geralmente.

É quase como uma gíria para esses trabalhadores e moradores de regiões específicas.

Um dos empregos correntes da palavra carreador diz respeito ao caminho por onde passam os carros no campo.

A fim de construir caminhos seguros para o tráfego de carros em zona rural, de modo que os veículos não se percam ou sejam pegos em solos muito desgastados e perigosos, e para proteger os animais espalhados pelo campo, forma-se estradas interligadas em meio ao solo. Essas estradas no campo são referidas como carreador.

carreador

Mas há outro significado de carregador no meio rural, embora seja semelhante.

Imagine uma mata virgem, uma lavoura, que, de repente, testemunha a passagem de um comboio de animais, uma frota de carros ou um grupo de pessoas. Qual a consequência mais imediata de uma movimentação como essa no terreno?

Um rastro considerável em meio à vegetação, uma trilha improvisada, linhas de chão batido no terreno, incluindo vegetação esmagada e alguns buracos no chão.

Essa trilha improvisada em meio à lavoura devido ao tráfego de veículos, animais ou pessoas é chamada também de carreador.

A importância na logística

Entendendo que carreador trata-se de um caminho em meio ao campo, torna-se compreensível a sua importância para operação logística do agronegócio. Principalmente no que se refere ao transporte de grãos.

Afinal, se a estrada por qual se transporta os grãos estiver em más condições, as perdas e danos causados são maiores. Isso obviamente prejudica o rendimento e a lucratividade do negócio.

carreador

Para melhorar a boa estrutura das vias e assim melhorar o desempenho dos negócios, recomenda-se usar materiais granulares sobre a via. Esses materiais são cascalho e areia. É importante que logo após haja a compactação do solo.

Contudo, é necessário um material litigante para que materiais granulares sejam aglutinados. Do contrário, aumenta-se o risco de derrapagem e formação de ondulações transversais. Essas ondulações transversais são popularmente conhecidas como “costela de vaca”.

O material a ser aplicado junto à areia e o cascalho para evitar tal transtorno é a argila.

Outros significados de carreador são os que se referem ao carreiro, homem que conduz o carro de boi, e as vias abertas de forma precária no meio da floresta por madeireiros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo