O que é suinocultura e qual sua importância no meio pecuário?

Inicio » Pecuária » O que é suinocultura e qual sua importância no meio pecuário?
02/02/2019 Por
O que é suinocultura e qual sua importância no meio pecuário?

Como a suinocultura influencia no principal setor econômico do Brasil

A suinocultura é um dos ramos mais lucrativos da pecuária. A carne suína é, hoje, a mais consumida em todo o mundo, e o Brasil vem se consolidando como um dos maiores produtores globais dessa proteína. Com isso, é fácil concluir que a suinocultura tem uma grande importância econômica e social.

Além de sua criação ser vantajosa, os resquícios da suinocultura melhoram e fertilizam o território. A alimentação dos porcos e o seu bem-estar no dia a dia são itens de extrema importância para a saúde dos animais. Por isso, deve ser organizada e cuidadosa, incluindo rações de qualidade e que garantam uma dieta balanceada.

Suinocultura

Qual o significado de suinocultura?

A suinocultura se traduz na criação de suínos, mantendo-os em territórios limitados para que recebam cuidados essenciais para a sua sobrevivência e desenvolvimento. A alimentação é estabilizada e fatores como sanidade, controle do clima, ar e ambiente devem ser verificados atentamente. E estes elementos devem ser adaptados de acordo com cada etapa da vida do animal. Esse tipo de criação necessita de mão de obra especializada para o uso das tecnologias no sistema de produção.

Para iniciar uma criação de suínos, deve-se atentar a algumas dicas:

  • Aprenda sobre o processo de comercialização da carne suína
    É importante saber sobre as etapas de criação, manejo, cuidados e investimentos necessários;
  • Organize a criação
    A produção, comercialização e o transporte de suínos devem ser regularizados por órgãos fiscais, sanitários e ambientais;
  • Providencie as instalações adequadas
    O volume da produção e a adaptação do ambiente devem ser equivalentes ao tamanho das granjas. Isso para garantir a qualidade da produção em função do bom desenvolvimento dos suínos. Além disso, tudo o que envolve a higiene do ambiente de criação do animal deve ser verificado com cuidado. É preciso certificar-se de que há conforto para o animal e a ausência de sofrimentos desnecessários em todo o processo.
  • Cuide da saúde de suas crias
    A saúde dos suínos é de grande importância, e o acompanhamento de vacinas e prevenção de doenças para evitar problemas no bem-estar do rebanho deve ser feito com atenção e cuidado.

Suinocultura

História da suinocultura

Os suínos chegaram na América do Norte levados por Colombo que, em uma de suas viagens, os soltou em selvas do continente. Depois de povoar a região, países como Colômbia, Peru e Equador também já notavam a presença dos suínos em seus territórios.

Os suínos chegaram até o Brasil pelas mãos de Martim Afonso de Souza, em meados de 1530. Sem dar importância às escolha e determinação de matrizes suínas na época, as criações geravam frutos de diferentes cruzamentos entre raças portuguesas.

Foi apenas no século XX que se iniciou a suinocultura, de fato. Isso porque foi quando fatores como a produção em massa passaram a ser levando em consideração. O início do uso da tecnologia na produção suína, no entanto, se deu a partir da metade do século passado. Foi quando técnicas de melhoramento genético e a produção tecnificada dos rebanhos passaram a ser postas em prática.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo