A Castrolanda é uma das mais importantes cooperativas do país, visto que sua produção abastece os principais fast foods instalados no Brasil
A Castrolanda fica situada entre as regiões Sudeste e Sul do país e movimenta bilhões de reais anualmente. Seus produtos alimentícios são fundamentais para o setor, principalmente para as redes de lanchonetes.
Além de alimentos, a Castrolanda também desenvolve um trabalho de análise e desenvolvimento científico no campo. O objetivo é incentivar o melhoramento de sementes, assim como dos produtos utilizados na agricultura.
Cooperativa Castrolanda
Castrolanda é uma cooperativa formada por mais de 800 cooperados, além de três mil colaboradores. O grande forte da organização são os negócios de operação agrícola e industrial. A cooperativa Castrolanda, portanto, é uma das líderes quando o assunto é produção de carne, leite, batatas, feijão e cerveja.
Uma das principais funções da organização, então, é a coordenação, desenvolvimento e fomento das atividades agroindustriais. A empresa está presente em toda a cadeia produtiva de seus cooperados. Um de seus diferenciais, portanto, é o valor agregado nos produtos, através de marcas e representatividade no mercado.
Atuação da Castrolanda
A empresa se divide em escritórios, indústrias e usinas principalmente entre São Paulo e o Paraná. Além disso, a cooperativa tem participação em empresas importantes, como o frigorífico Alegra Foods.
Um dos principais negócios da organização, portanto, é o fornecimento de carne industrializada, assim como in natura, para grandes lanchonetes, como:
- McDonald’s
- Madero
- Applebee’s
- Outback
Apesar da produção de carnes, a cooperativa também possui uma enorme participação em outros segmentos. As marcas lançadas pela empresa são conhecidas nacionalmente e também fora do país – incluindo as seguintes:
- Cordeiro Castrolanda: produção de ovinos e beneficiamento da carne
- Naturalle: produz leite em caixa, creme de leite e leite condensado para a comercialização
- Bier Hoff: produção de cervejas artesanais, em Curitiba
- Chocolade: produção de chocolates
- Colaso: produção de diferentes tipos de leite, assim como achocolatados e leite condensado
Outros segmentos da cooperativa
Além da produção de alimentos, um importante ramo desenvolvido pela cooperativa é a área de pesquisa. Este é o principal objetivo da Fundação ABC, que possui profissionais capacitados e equipamentos modernos buscando o melhor desenvolvimento no campo.
Sendo assim, algumas das atividades propostas pela fundação, são:
- Análises ambientais e resíduos: atua sobre análises de água e efluentes, assim como o tratamento de sementes e resíduos de agroquímicos.
- Qualidade do trigo: análise do nível de umidade no trigo e amido danificado. Também estudam as cinzas na farinha, assim como a cor do trigo.
- Solo e plantas: neste setor são realizadas as análises de solo, bem como de tecido vegetal.
- Bromatologia: atua sobre as análises físico-químicas de coletas de amostras, além de moagem de ensiladeiras ou moinhos de facas, por exemplo.
- Fertilizantes e corretivos: realiza a análise de fertilizantes químicos, assim como os orgânicos e o calcário
Ainda pensando no futuro, a Castrolanda desenvolveu aplicativos focados para a equipe do setor de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão. A tecnologia auxilia nos trabalhos e permite uma agricultura especializada e de ponta.