Catalonha é um vegetal da mesma família da escarola e da chicória

Inicio » Agricultura » Catalonha é um vegetal da mesma família da escarola e da chicória
27/07/2020 Por
Catalonha é um vegetal da mesma família da escarola e da chicória

Catalonha é uma hortaliça que tem efeito detox

O nome científico da catalonha é Chicorium intybus. De fato, muitos acreditam que ela não passa de uma variação da chicória e escarola.

Em geral, é defendido que seus diferenciais se concentram unicamente na coloração de suas folhagens, no tipo de folhas e intensidade dos sabores amargos. Nesta variedade, a catalonha adota um tom de verde profundo e escuro.

catalonha

O que é catalonha?

Catanhola é uma hortaliça, pertencendo à mesma família da escarola, dente de leão, alface, chicória e almeirão. Na Itália, a hortaliça é conhecida pelo nome de chicórea.

Embora rica em nutrientes, a hortaliça é descrita como mais amarga do que suas demais primas.

Benefícios

A catalonha é uma hortaliça rica em fibras, ferro, fósforo e cálcio, além de vitamina A, B e C. Os sais minerais presentes na verdura são contribuintes na formação do sangue, bem como dos dentes e ossos.

Além disso, a vitamina A é excelente tanto para a saúde da pele quanto dos olhos. A vitamina C, por sua vez, age combatendo infecções e evitando a fragilidade dos dentes e ossos.

Em contrapartida, as vitaminas do complexo B são indispensáveis para o crescimento, evitando também queda nos cabelos e infecções na pele.

Por fim, a hortaliça apresenta efeito detox, contribuindo igualmente para a produção de energia.

catalonha

Como preparar catalonha

Devido ao sabor extremamente amargo, muitos se perguntam como preparar catalonha. Em suma, seu amargor característico é eliminado no processo de fervura. Portanto, é importante que a hortaliça seja cozida mergulhada em muita água e por muito tempo.

Além disso, ao preparar a hortaliça, é importante escorrê-la bem antes da adição dos temperos. Além de suas folhas, os talos da hortaliça são também usados, afinal, contêm uma alta concentração de sais minerais e vitaminas.

Para temperar a catalonha, utilize caldo de limão, sal e óleo. O período em que a hortaliça pode ser conservada na geladeira varia entre três e quatro dias.

Receitas com catalonha

Estamos na temporada da alimentação saudável. Por isso, cresceu a procura por alimentos benéficos para a saúde, em especial as hortaliças, que ganharam um lugar de destaque nas mesas brasileiras.

Estas folhas podem ser utilizadas em tortas, salgados, saladas e demais refeições saudáveis e deliciosas. Sem dúvida, uma das folhas em alta na mesa dos brasileiros hoje é a catalonha.

Além de muito saudável, a hortaliça harmoniza perfeitamente com alimentos do dia a dia, como arroz, feijão e carnes. Para tornar as receitas com catalonha mais apetitosas, é possível refogá-la.

catalonha

Catalonha refogada

De fato, a melhor maneira de consumir a hortaliça é in natura, ou seja, na sua forma crua. Assim, não são perdidos os seus principais nutrientes. Entretanto, devido ao amargor característico, muitos preferem a catalonha refogada.

Para prepará-la refogada e retirar o amargor, adicione uma quantidade generosa de água em uma vasilha. Em seguida, deixe as folhas descansarem por quinze minutos. Após o tempo estipulado, troque a água da vasilha e repita o processo.

Depois de feito isso, basta refogar a catalonha com óleo e uma pitada de sal e outros temperos a gosto.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo