Catequinas são uma espécie de fitonutriente da família dos polifenóis

Inicio » Agronegócio » Catequinas são uma espécie de fitonutriente da família dos polifenóis
27/07/2020 Por
Catequinas são uma espécie de fitonutriente da família dos polifenóis

Chá verde é rico em catequinas

As catequinas podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama e câncer de próstata.

Afinal, em certas condições, as catequinas demonstram a capacidade de induzir apoptose, isto é, morte nas células cancerígenas. Confira esse e outros benefícios a seguir.

Catequinas

O que são catequinas?

Catequinas são um tipo de compostos fenólicos muito abundantes em chá, cacau e frutas. Em suma, é atribuída a este composto uma potente atividade antioxidante.

Afinal, estes compostos fenólicos podem ajudar a proteger o cérebro de distúrbios graves, incluindo a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Onde obter catequina?

De fato, a catequina está presente em muitos produtos dietéticos, plantas e frutas. Entre os alimentos com catequina estão maçãs, mirtilos, groselhas, uvas, kiwis e morangos. Além disso, o composto é obtido no chá verde, no vinho tinto, na cerveja e no licor de cacau.

Catequina chá verde

O chá verde (Camellia sinensis) é uma planta frequentemente mergulhada em água quente e bebida como chá. Ela exerce a maioria de seus benefícios através de polifenóis solúveis em água (isto é, catequinas) extraídos de duas folhas.

O chá verde contém altas concentrações de quatro tipos principais de catequina. As catequinas do chá verde são:

  • Galato de epigalocatequina (EGCG);
  • Epicatequina (EC);
  • Galato de epicatequina (ECg);
  • Galocatequina (GC).

Algumas dessas catequinas, incluindo EGCG, são encontradas apenas no chá, sendo assim uma catequina chá verde.

Catequinas

Benefícios das catequinas

Sem dúvida, existe uma correlação positiva entre o consumo de chá verde e os benefícios das catequinas. Afinal, esse composto é responsável por beneficiar quase todos os sistemas do organismo.

Isto é, a catequina é cardioprotetora, neuroprotetora, anti-obesidade, anti-carcinogênica, anti-diabética e anti-aterogênica. Além disso, é protetora do fígado e benéfica para a saúde dos vasos sanguíneos.

A catequina também favorece a saúde cardiovascular devido a várias ações como:

  • Antioxidantes;
  • Anti-hipertensivos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Antiproliferativos;
  • Antitrombogênicos;
  • Anti-hiperlipidêmicos.

De fato, todos esses benefícios são bem estabelecidos com base em estudos epidemiológicos e experimentais. Em grande parte, os estudos clínicos demonstram que a responsável por essa “bomba de saúde” da catequina é sua ação antioxidante.

Catequina emagrece?

Sem dúvida, o chá verde é lendário por seus benefícios de perda de peso. Contudo, a maioria desses benefícios para a saúde pode ser atribuída aos polifenóis e catequinas presentes no chá. Afinal, as catequinas ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal.

Isso sinaliza ao sistema digestivo para que ele converta as reservas de gordura em energia mais rapidamente. Ou seja, as catequinas do chá aumentam a queima de gordura, podendo-se assim afirmar que catequina emagrece.

Catequinas

Esse é um dos seus inúmeros benefícios. Afinal, a obesidade é uma das principais causas de morte prematura. De fato, a condição tem sido associada a uma série de doenças mortais, incluindo doenças cardiovasculares, pressão alta e diabetes.

O excesso de gordura também pode levar a altos níveis de colesterol ruim. Além disso, estudos demonstram que a obesidade também pode estar ligada à osteoporose.

Por isso, beber chá verde pode ajudar a diminuir o risco de doenças relacionadas à obesidade, graças aos efeitos das catequinas na queima de gordura.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo