Cavadeira facilita penetração na terra e a preparação do solo para um cultivo de plantas e verduras mais produtivo
A cavadeira é um instrumento muito utilizado na agricultura; principalmente por conta da sua facilidade de manejo, possibilitando que se cave o solo e torne-o propício para o cultivo dos mais variados tipos de plantas e vegetais.
O uso da cavadeira é necessário para trabalho de limpeza do terreno, tirando as impurezas que impedem o bom desenvolvimento do plantio. No entanto, esta ferramenta também pode ajudar a preparar o solo para as futuras plantações; já que, depois de cavada e remexida, a terra fica descompactada e o trabalho de plantio mais simples.
O que é uma cavadeira?
A cavadeira uma ferramenta fundamental para trabalhar com a terra, pois seu uso ajuda diretamente no processo de remoção da terra do modo mais adequado para possibilitar o cultivo no local. A máquina também é requisitada em trabalhos do ramo da construção civil; servindo, principalmente, para abrir buracos que servirão para a estruturação do terreno para diferentes construções.
Trabalhar com essa ferramenta, de forma geral, otimiza o tempo do produtor na preparação do solo para o plantio. No entanto, dependendo do tipo de cavadeira utilizada, essa otimização pode ser ainda maior; já que a diferença entre uma ferramenta cavadeira manual e outra elétrica, por exemplo, pode ser muito significativa.
Entre as principais vantagens da utilização da cavadeira na lavoura, podemos citar:
- Produtividade: favorece a produtividade do solo, pois ocupa pouco espaço e é leve. Mesmo na sua versão manual e mais popular, seu manejo é bastante simples e eficiente; oferecendo resultados para o produtor.
- Custo x Benefício: Agricultores que estão começando suas atividades no campo procuram pela ferramenta com frequência. Isso acontece porque, para contratar empresas especializadas ou adquirir a ferramenta em versões elétricas, o investimento precisa ser mais alto. Entretanto, em lojas especializadas, uma cavadeira manual custa por volta de R$ 40,00; um preço baixo pelo seu desempenho.
Tipos de cavadeira
O instrumento agrícola chamado de cavadeira é bastante popular entre os produtores do campo, já que ajuda bastante na preparação do solo para o plantio. No entanto, por contar com diferentes versões disponibilizadas no mercado, é importante que o produtor saiba qual a melhor ferramenta para cada caso e tamanho de produção.
Entre os mais populares tipos de cavadeira podemos citar a cavadeira trado, cavadeira articulada e cavadeira pá reta.
Cavadeira trado
É bastante popular na construção civil, pois ela aumenta consideravelmente a agilidade do trabalho. Diferente da cavadeira manual, esse modelo é elétrico, e sua forma arredondada. Conta com uma espécie de caixa vazada que tem a função de armazenar terra, enquanto é retirada do buraco feito pela ferramenta; e o trabalho manual está relacionado com o posicionamento da ferramenta e a remoção da terra de dentro do objeto.
Cavadeira articulada
De uso manual, a cavadeira articulada tem esse nome em função da articulação que destaca na sua extremidade responsável pelo trabalho de escavação. Formando uma espécie de bico, a ferramenta abre e fecha como um tipo de tesoura, “abocanhando” porções de terra conforme é inserida no solo.
Cavadeira reta
Também de uso manual, a cavadeira reta tem função importante no trabalho rural e civil. Seu trabalho está relacionado a afofar terra para facilitar a remoção e também para checar a qualidade do solo em pequenas profundidades; sem que haja a necessidade de fazer grandes buracos ou contratar empresas especializadas.
Conforme o que foi exposto, a escolha em utilizar a cavadeira manual ou elétrica vai depender da verba que o produtor tem disponível para investir em equipamentos. Porém, seja como for, as duas opções podem ajudar bastante na fertilidade do solo e, consequentemente, na sua produtividade.