Gadanho é uma ferramenta manual utilizada dentro da agricultura

Inicio » Agricultura » Gadanho é uma ferramenta manual utilizada dentro da agricultura
22/02/2021 Por
Gadanho é uma ferramenta manual utilizada dentro da agricultura

O gadanho teve origem na Europa e as pessoas utilizam-no até hoje para o trabalho nas plantações ou na limpeza de material orgânico. O gadanho é uma ferramenta composta de uma lâmina relativamente grande, forjada a ferro e com grandes dentes. Ele é capaz de retirar materiais ou vegetação de buracos, covas ou na limpeza de rios e córregos, por exemplo.

O gadanho continua sendo um instrumento importante no campo, apesar do surgimento de vários maquinários modernos. Como os trabalhadores utilizam-no de forma manual, pode realizar atividades menores ou, ainda, trabalhar em locais onde o acesso das máquinas seria inviável.

  1. O que é gadanho?
  2. Elementos do gadanho
  3. Como se utiliza o gadanho?
  4. Origem do gadanho
  5. Significado da palavra gadanho
  6. Principais usos do gadanho
  7. Tipos de gadanho
  8. Dentes do gadanho
  9. Gadanho para jardim
  10. Gadanho ou gadanha?
  11. Trabalho no capo com gadanho
  12. Simbolismo do gadanho
  13. Outros significados para gadanho
  14. Sentido popular de gadanho

gadanho

O que é gadanho?

Gadanho é uma ferramenta manual utilizada na agricultura. Também chamado de gadanha, ou alfanje, pode ser comparado com um ancinho: possui uma grade de dentes de ferro e é usado de diversas formas dentro das atividades agrícolas.

Um das funções da ferramenta é de ceifar cereais ou realizar limpezas no terreno. Devido ao cabo longo, você ainda pode utilizá-lo para a limpeza de valas ou córregos, por exemplo, extraindo a matéria orgânica.

Elementos do gadanho

A ferramenta é composta de pelo menos duas partes:

  • Cabo: o cabo do gadanho pode ser de madeira ou mesmo metal. Deve ser comprido pois, dessa forma, facilita nos afazeres. A indicação é de que tenha 170 centímetros. Também pode possuir duas pegas. Uma delas, então, ficaria no extremo oposto da lâmina e outra no meio, para fornecer controle na hora do trabalho.
  • Lâmina: a lâmina fica em uma das pontas do cabo. Tem aproximadamente 70 centímetros e formato curvilíneo. Ela é instalada de forma que fica perpendicular ao cabo, ou seja, quando a ferramenta está de pé, tem o formato que lembra a letra U (considerando, então, que a lâmina possui as garras de ferro).

Como se utiliza o gadanho?

Para utilizar o gadanho é necessário segurar o cabo com as duas mãos e fazer movimentos repetitivos, aproximando e afastando a ferramenta. Ao se deslocar, o agricultor movimenta o gadanho de um lado para o outro, reunindo a matéria orgânica ou, ainda, ceifando a vegetação que deseja.

Como possui garras, entretanto, sua utilização pode ser perigosa. Caso a pessoa não tenha experiência no manuseio, é necessário tomar cuidando principalmente se houver mais alguém trabalhando ao redor. Se a lâmina raspar ou bater nas pernas de um animal, ou outro trabalhador, pode causar ferimentos.

Origem do gadanho

O gadanho de ferro que conhecemos hoje pode ser utilizado na jardinagem, serviços gerais ou agricultura. Conforme relatos históricos, ele surgiu na Europa, onde as pessoas utilizavam-no para o corte de ervas.

O gadanho existia em dois formatos, um para o trabalho com o feno e outro especialmente para os cereais. Isso porque, neste segundo formato, ele preservaria melhor as espigas por cortar mais rente ao solo.

Significados da palavra gadanho

Dentro da língua portuguesa, a palavra gadanho é um substantivo masculino e um dos seus significados é para denominar as garras de uma ave de rapina.

Já em relação às ferramentas, ele é considerado uma espécie de ancinho, também chamado de alfanje. Gadanho, portanto, é sinônimo de forcado, garra, ou ainda, unha.

Principais usos do gadanho

O gadanho é um instrumento muito útil em diversas ocasiões em que seja preciso separar e retirar materiais que estejam entranhados em vegetações, lavouras, pastos e campos.

Isso porque é um instrumento parecido com um garfo. Assim, os materiais grandes ficam presos nos dentes e são varridos junto com o instrumento. E o que fica é um local limpo.

Em geral, pode ser para retirar entulhos, restos de vegetação e qualquer outro material que seja grande o suficiente para que os dentes prendam.

Além disso, o uso desse instrumento ocorre depois de que um local é capinado, afinal, recolhe a vegetação que fica sobre a terra. O que não acontece se uma pá tentar fazer o trabalho, é claro.

Assim, com o uso dessa ferramenta, todo o resto de vegetação arrancada na capina pode ser retirado, deixando a parte arenosa ou de terra.

Além disso, outra utilidade grande é para reunir feno. Em grandes campos, quando há corte de feno, a forma de organização é unir em vários montes e formar bolas de feno. Para isso, o gadanho cumpre boa função. Ele consegue arrastar o feno até o local necessário.

Outra utilidade do gadanho é preparar o solo para cultivo, pois ele consegue revirar a terra e afofar o solo, de forma que fique pronta para receber o plantio.

Assim, é uma ferramenta que tem inúmeras utilidades, pois é muito versátil e consegue ser trabalhada em vários segmentos. Dessa forma, para entender o que é gadanho e os principais usos, é preciso sempre ter em mente que a intenção é utilizar o instrumento como forma de arrastar, recolher ou remexer o solo. Tudo que for possível fazer com os seus dentes afiados, auxilia no trabalho agrícola.

gadanho

Tipos de gadanho

Assim como existem várias finalidades para o gadanho, também existem tipos diferentes. Alguns maiores, outros menores, mas, a intenção é sempre a mesma. Ou seja, o trabalhador busca conseguir coletar materiais para serem separados de outros materiais.

Dentro disso, existe um tipo específico de gadanho para jardim. Ele é um pouco menor e com aparência mais frágil do que o da agricultura.

Muitas vezes pode ser encontrado fabricado com materiais mais leves do que o ferro e é um modelo menos artesanal. Assim, é diferente do gadanho com cabo de madeira e parte inferior de ferro forjado.

É comum encontrar esse tipo de ferramenta feita de cabo de alumínio e plástico e parte inferior de alumínio. Por isso, pode ser mais leve do que o gadanho de ferro.

Ele serve para coletar grama solta depois que foi cortada, folhas que caíram nos jardins e pátios, bem como outras coisas que estejam misturadas ao jardim.

Ademais, existe o modelo da agricultura, que é mais robusto e maior, pois o tipo de serviço necessita de maior resistência. Isso porque, para lidar com lavouras e plantações, o material precisa ser mais resistente, até mesmo pela intensidade e frequência de uso.

Dentes do gadanho

Existem tipos dessa ferramenta onde que muda é a quantidade de dentes existentes. Você pode encontrar modelos com 3 dentes, 4 dentes ou até 5 dentes. Bem como pode encontrar modelos mais largos e que possuem maior capacidade de recolher materiais.

Ademais, existe outro tipo que lembra muito uma pá. Isso porque o formato de construção da ferramenta é praticamente igual. Cabo de madeira, suporte para o encaixe da mão e a parte de baixo do tamanho de uma pá.

No entanto, a diferença é que a pá possui uma superfície inferior plana para que possa retirar terra e carregar até outro local. Já no caso do gadanho, essa parte é composta por dentes.

A principal diferença para um gadanho normal é que, nesse caso, os dentes são muito mais compridos e são um pouco curvos.

Gadanho para jardim

Como mencionado acima, o gadanho do tipo de jardim é um dos existentes. E ele é muito útil por diversos motivos.

O primeiro deles é que, com essa ferramenta, o jardineiro não precisa fazer todo o esforço de forma manual. É a ferramenta mais indicada para limpar gramas depois de cortes, bem como limpar restos de folhas de podas de plantas e árvores.

Além disso, é uma ferramenta útil no jardim porque é bastante larga. Com isso, a cada passada, consegue reunir grande quantidade de materiais. Assim, o trabalho é mais rápido e eficiente.

Outra coisa que oferece maior utilidade a essa ferramenta para a lida com jardins é que a grama pode ser limpa sem que seja danificada. Isso porque, muitas vezes, ficam resíduos e até mesmo lixos jogados sobre a grama dos jardins.

Nesse caso, uma saída para fazer a limpeza e manutenção da grama sem acabar danificando-a é utilizar esse instrumento. Afinal, com os dentes largos, o que não for sujeira, não vai ser retirado.

Assim, as folhas das gramas ficarão intactas, enquanto o que não for natural daquele local vai ser retirado. E, para isso, o jardineiro pode concentrar todo o material recolhido em um lugar e depois retirar. Não é preciso retirar aos poucos, o que torna o trabalho muito mais prático.

Inclusive, essa utilidade na jardinagem lembra muito uma vassoura varrendo o chão, pois é basicamente isso que o instrumento consegue fazer. E de forma precisa, eficiente e muito mais prática do que se o profissional precisasse juntar um por um de forma manual.

Gadanho ou gadanha?

O gadanho pode ser chamado de gadanha dependendo do local do país, pois cada região costuma chamar a ferramenta de uma forma diferente.

No entanto, é necessário cuidado. Isto porque a gadanha também pode significar outro tipo de ferramenta utilizada no campo e na agricultura.

Ganhada é um tipo de instrumento parecido com uma foice, porém com cabo bem mais longo. Com isso, é um instrumento diferente do gadanho. A base é larga com vários garfos e com uma estrutura de metal comprida e bem afiada.

Esse tipo de instrumento é muito usado para ceifar cereais, plantações, gramas altas e qualquer vegetal que precise ser cortado. Isso porque, tem o poder de cortar rente ao solo, fazendo o mesmo trabalho que uma cortadora de grama elétrica.

Inclusive, a gadanha pode até ser mais eficiente que um equipamento elétrico. Isto porque o fio da gadanha é muito afiado e, com a força humana empregada, o resultado é rápido.

Assim, as duas palavras existem e podem significar coisas diferentes ou iguais. Então, depende muito do contexto em que são ditas e da região do Brasil.

gadanho

Trabalho no campo com gadanho

A utilização do gadanho facilita muito o trabalho no campo. Isso porque o instrumento possui cabo comprido, permitindo que se alcance grandes distâncias. Ademais, consegue exercer diversas funções e tornar o dia a dia do trabalho no campo mais simples.

No entanto, outras ferramentas também melhoram a forma de trabalho no campo, em fazendas e locais desse tipo. Isto porque nesses ambientes há grande demanda de limpezas de pasto, corte de mato, capim, grama e tudo mais.

Uma dessas ferramentas que é de grande importância é a clássica enxada. Com ela, os terrenos são capinados para que depois sejam revirados e limpos com o uso do gadanho.

Essa ferramenta também serve para afofar e preparar a terra para plantações menores onde não se utiliza técnicas agrícolas com equipamentos tecnológicos.

Ademais, outra ferramenta muito parecida com a gadanha também se utiliza para as funções no campo. Essa ferramenta é a foice. Embora menor que a gadanha, é muito útil para corte de pequenos galhos que ficam atrapalhando a colheita de várias culturas.

Além disso, é utilizada também para corte de capoeira e pasto, sendo indispensável na horticultura e agricultura em geral.

Outra ferramenta muito importante no campo é o facão de mato. É variação da foice e da gadanha, pois é uma forma de corte, porém com capacidade menor e mais localizada. Ademais, se usa para corte de galhos e outros tipos de vegetação.

E uma das vantagens dessa ferramenta é que é fácil de carregar, pois contém suporte que vai preso à roupa e não atrapalha a movimentação.

O homem do campo pode utilizar uma série de ferramentas em seu trabalho diário. Com a grande quantidade de afazeres, muitas atividades somente acontecem com auxílio de instrumentos bem afiados e com excelente capacidade de corte.

Simbolismo do gadanho

Por ser um instrumento que ceifa as plantações, matos e vegetações em geral, é o objeto que a representação da morte empunha em todas as encenações e ilustrações desse tipo.

Assim, o simbolismo é uma metáfora onde existe uma figura vestida com uma túnica preta e um gadanho que ceifa vidas de seres humanos.

Dessa forma, é muito comum ver esse objeto em filmes e seriados, principalmente de temática de suspense e de terror.

Outros significados para gadanho

A palavra ganhado pode ter os mais diferentes significados, indo muito além da variação similar de gadanha.

Essas variações englobam significados parecidos com o principal, bem como outros significados completamente distintos e que remetem a outra coisa.

Os principais são:

  • Garra de ave predatória: esse significado, na prática, não tem a ver com o instrumento de corte utilizado na agricultura. Porém, se pode compreender a associação do nome. Isto porque o instrumento gadanha possui dentes que lembram muito garras de aves. E como serve como forma de capturar materiais, lembra uma garra de ave predatória;
  • Espécie de foice: nesse caso, o significado se assemelha mais à ferramenta, pois trata de uma espécie de lâmina cortante, o que pode ser tanto um gadanho quanto uma gadanha;
  • Forquilha: esse significado também tem direta relação com o sentido principal da palavra gadanho. Isso porque forquilha significa um garfo pequeno que possui três pontas. Assim, o intuito é o mesmo e o funcionamento é similar, de forma que também serve para as mesmas finalidades, só que de um tamanho menor;
  • Garfo: esse outro significado de gadanho se refere ao talher que se usa diariamente na alimentação humana. Nesse caso, o significado prático não tem relação com atividades de campo. No entanto, o conceito do funcionamento é o mesmo, pois o garfo também recolhe o que estiver no prato, da forma como o gadanho recolhe o que estiver na grama, por exemplo;
  • Unhas ou mãos: nesse caso, o sentido é figurado. A palavra pode significar unhas ou mãos justamente porque o instrumento gadanho lembra uma mão por ter longos dentes e conseguir pegar os materiais.

gadanho

Sentido popular de gadanho

Além de todos os significados, gadanho também possui sentido popular. Nem sempre a palavra é dita somente no sentido literal e, para entender o significado, é preciso verificar o contexto.

Dentro disso, um dos principais é se referir à unha ou dedo utilizando essa expressão. Porém, em muitos lugares do país, não se compreende a referência.

Assim, cada local vai ter um sentido popular diferente e que seja condizente com o seu costume cultural.

Uma forma de emprego desse sentido popular é fazer referência repulsiva dizendo que alguém tocou outra pessoa de forma imprópria ou sem autorização. Um exemplo é a seguinte frase: “Meteu os gadanhos na moça.”

No entanto, esse tipo de uso sempre ocorre quando a pessoa quer fazer alguma associação negativa às mãos ou dedos. Nunca é de forma carinhosa ou gentil. Assim, o significado é pejorativo, dando a entender uma ação ruim que alguém realizou e que não foi aceita de forma adequada.

É preciso cuidar ao utilizar essa expressão, pois nem sempre pode significar o que você tem a intenção de dizer, levando-o a ser mal interpretado. Principalmente quando você está fora da cidade ou da região em que costuma viver.

Dessa forma, o gadanho é um instrumento de tamanha importância. E até mesmo o nome tem utilização em momentos em que não há referência à ferramenta.

Porém, em geral, o sentido que a expressão tem, independentemente do contexto, possui relação com a capacidade de recolher objetos e materiais que a ferramenta gadanho possui.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo