Gadanho é uma ferramenta manual utilizada dentro da agricultura

Inicio » Agricultura » Gadanho é uma ferramenta manual utilizada dentro da agricultura
25/03/2019 Por
Gadanho é uma ferramenta manual utilizada dentro da agricultura

O gadanho teve origem na Europa e até hoje é utilizado para o trabalho nas plantações ou na limpeza de material orgânico.

O gadanho é uma ferramenta composta de uma lâmina relativamente grande, forjada a ferro e com grandes dentes. Ele é capaz de retirar materiais ou vegetação de buracos, covas ou na limpeza de rios e córregos, por exemplo.

O gadanho continua sendo um instrumento importante no campo, apesar do surgimento de vários maquinários modernos. Como é utilizado de forma manual, ele pode ter aproveitado na realização de atividades menores ou, ainda, trabalhar em locais onde o acesso das máquinas seria inviável.

Gadanho

O que é gadanho?

Gadanho é uma ferramenta manual utilizada na agricultura. Também chamado de gadanha, ou alfanje, pode ser comparado com um ancinho: possui uma grade de dentes de ferro e é usado de diversas formas dentro das atividades agrícolas.

Um das funções da ferramenta é de ceifar cereais ou realizar limpezas no terreno. Devido ao cabo longo, ele ainda pode ser utilizado para a limpeza de valas ou córregos, por exemplo, extraindo a matéria orgânica.

Formação do gadanho

A ferramenta é composta de pelo menos duas partes:

  • Cabo: o cabo do gadanho pode ser produzido em madeira ou mesmo metal. Deve ser comprido pois, dessa forma, facilita nos afazeres. A indicação é de que tenha 170 centímetros. Também pode possuir duas pegas. Uma delas, então, ficaria no extremo oposto da lâmina e outra no meio, para fornecer controle na hora do trabalho.
  • Lâmina: A lâmina é inserida em uma das pontas do cabo. Tem aproximadamente 70 centímetros e formato curvilíneo. Ela é instalada de forma que fica perpendicular ao cabo, ou seja, quando a ferramenta está de pé, tem o formato que lembra a letra U (considerando, então, que a lâmina possui as garras de ferro).

Como se utiliza a ferramenta?

Para utilizar o gadanho é necessário segurar o cabo com as duas mãos e fazer movimentos repetitivos, aproximando e afastando a ferramenta. Ao se deslocar, o agricultor movimenta o gadanho de um lado para o outro, reunindo a matéria orgânica ou, ainda, ceifando a vegetação que deseja.

Como possui garras, entretanto, sua utilização pode ser perigosa. Caso a pessoa não tenha experiência no manuseio, é necessário tomar cuidando principalmente se houver mais alguém trabalhando ao redor. Se a lâmina raspar ou bater nas pernas de um animal, ou outro trabalhador, pode causar ferimentos.

Origem do gadanho

O gadanho de ferro que conhecemos hoje pode ser utilizado na jardinagem, serviços gerais ou agricultura. Conforme relatos históricos, ele surgiu na Europa e era utilizado no corte de ervas.

O gadanho existia em dois formatos, um para o trabalho com o feno e outro especialmente para os cereais. Isso porque, neste segundo formato, ele preservaria melhor as espigas por cortar mais rente ao solo.

Gadanho

Significados da palavra gadanho

Dentro da língua portuguesa, a palavra gadanho é um substantivo masculino e um dos seus significados é para denominar as garras de uma ave de rapina.

Já em relação às ferramentas, ele é considerado uma espécie de ancinho, também chamado de alfanje. Gadanho, portanto, é sinônimo de forcado, garra, ou ainda, unha.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo