Cavalo pampa já foi discriminado por criadores

Inicio » Pecuária » Cavalo pampa já foi discriminado por criadores
25/03/2019 Por
Cavalo pampa já foi discriminado por criadores

O cavalo pampa não é considerado uma raça específica, mas um grupamento de equinos de pelagem malhada

Versátil, o cavalo pampa é capaz de realizar várias tarefas. Por essa razão, é adequado tanto para a agricultura quanto para equitação. Uma curiosidade: durante muitos anos, esses cavalos malhados foram injustamente discriminados por criadores elitistas.

Em contrapartida, o cavalo pampa ganhou fama mundial ao aparecer como base de montaria dos índios em filmes americanos de “western”.

O cavalo pampa ficou famoso por aparecer nos filmes americanos de caubóis

História do cavalo pampa

A história do cavalo pampa no Brasil tem mais de uma versão. Uma delas diz que os primeiros equinos chegaram aqui no período colonial, vindo da península Ibérica e do norte da África. Os animais eram descendentes dos cavalos garrano, do sorraia, do andaluz lusitano e do cavalo bérbere. Nenhuma destas raças possuía animais pampas (malhados).

Em um segundo momento, foram introduzidos animais da pelagem pampa em todo o continente americano. Por aqui, eles teriam chegado por Pernambuco, trazidos pelos holandeses no episódio da invasão ao Brasil colônia. Na região sul do Brasil, os cavalos de pelagem pampa teriam sido  introduzidos através da colonização, nos primórdios do século XVII. Logo se adaptaram ao clima e às condições dos pampas gaúchos e passaram a viver como cavalos selvagens.

Posteriormente, foram capturados, domados e passaram a ser comercializados. Esses cavalos vindos do sul eram extremamente rústicos e tinham características peculiares. Por se diferenciarem dos equinos que já habitavam o restante do país, passaram a ser chamados de “pampas”, por virem dos pampas gaúchos. Dessa forma, com o passar do tempo, todos os cavalos de pelagem malhada ficaram conhecidos como pampas.

O americano paint horse é o único cavalo malhado que tem raça específica. A origem genética desse equino, sua conformação e aptidões funcionais são idênticas às da raça quarto de milha.

Características do cavalo pampa

Esses animais têm vários admiradores pela beleza de sua pelagem malhada, mas também pela sua coragem, velocidade e agilidade. São características do pampa brasileiro:

  • Agilidade
  • Docilidade
  • Andamento marchador (qualidade valorizada no exterior)
  • Variedade de pelagens
  • Musculatura definida

O cavalo pampa é semelhante ao american paint horse. No entanto, o registro dos pampas é baseado em certas características físicas, enquanto o paint horse é definido por critérios genéticos. A pelagem pampa é é caracterizada pela conjugação do branca com outra cor sólida, podendo ser:

  • Pampa de alazão
  • Pampa de marrom
  • Pampa de vermelho
  • Pampa de preto

Na pelagem pampa padrão, geralmente as malhas brancas têm formato irregular e se apresentam distribuídas de um lado a outro do corpo do animal, entre pescoço e garupa. Nos casos de cavalos de pelagem sólida, que apresentam somente cauda ou crina branca, a herança genética será da pelagem pampa padrão.

Outra variedade de pelagem malhada é a bragada, caracterizada pela ocorrência de malha branca localizada nos costados ou na região ventral do cavalo. Além disso, existe também a pelagem malhada tigrada, que geralmente ocorre em cavalos descendentes do acasalamento entre pais de pelagens pampa padrão e bragada.

Preço do cavalo pampa

O cavalo pampa tem conquistado cada vez mais criadores, por isso o garanhão homozigoto de  chega a custar R$ 30 mil. Mas ele também é muito valorizado para atividades de lazer, como enduros equestres, turismo equestre, cavalgadas, entre outras.

Tags: ,

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo