A cavilha é muito utilizada por marceneiros pelas suas diversas funções

Inicio » Agronegócio » A cavilha é muito utilizada por marceneiros pelas suas diversas funções
11/03/2019 Por
A cavilha é muito utilizada por marceneiros pelas suas diversas funções

A cavilha é procurada tanto na indústria da madeira quanto na automobilística

A ferramenta cavilha é conhecida no mundo da madeira como um importante utensílio do marceneiro.

A cavilha é uma ferramenta utilizada na marcenaria como forma de unir partes de um móvel.

Piso feito com cavilha de madeira

O que é cavilha?

A cavilha é um material pequeno e de formato cilíndrico, geralmente feito de madeira ou metal. É também chamado de tornel, quando feita de madeira, e serve para fixar estruturas do mesmo material. Ela têm o corpo de um bastão pequeno, com menos de 50 mm por peça. Existem diversos tipos de cavilha, de vários tamanhos, materiais e espessuras, cada um voltado para um tipo de trabalho.

Para sua aplicação, é recomendado o uso de um martelo com cabeça de plástico, para evitar danificar a peça. Por este motivo, ao aplicar não deve ser usado muita força, apenas o necessário para fixá-la no buraco.

Esta ferramenta é bastante utilizada na montagem de móveis, e seu papel é o de juntar e alinhar as suas peças. São encontradas em portas e paredes de armários e na estrutura da cama, por exemplo. Também são vendidas junto ao móvel para a montagem e são de fácil aplicação.

Tipos de cavilha

A cavilha pode ser encontrada nos materiais de plástico, metal e madeira. Cada uma dessas peças possui uma utilidade específica. Enquanto o tornel de madeira é voltado para a indústria mobiliária, o de metal está voltado a automobilística.

O tornel de metal é responsável por ser um componente essencial no motor interno de combustão. Esta ferramenta faz ligação entre a biela e o êmbolo, ou seja, trabalha para transformar linear alternativo em contínuo.

Por outro lado, o tornel de plástico é também utilizado para montagem de móveis, como painéis por exemplo.

Indústria da cavilha

No mundo do agronegócio, o ingresso para a indústria seja da cavilha ou de qualquer material relacionado com a madeira é necessário uma série de investimentos. Para trabalhar como este material o agricultor necessita de uma licença para realizar o corte de árvores bem como não deixar o reflorestamento de lado.

A produção da ferramenta é produzida a partir da madeira de árvores mais resistentes para evitar que o material se quebre com facilidade.

Cavilha de plástico

Vantagens da cavilha

Entre as vantagens de utilizar este material está tanto nas diversas utilidades bem como no baixo custo. Seu preço de mercado por unidade pode variar de 4 até 7 reais, dependendo do tipo de material – sendo a cavilha de metal a mais cara -.

Outro ponto a se ressaltar é a facilidade de montagem, devido ao material ser de fácil manejo, não há necessidade de mão de obra especializada.

Curiosidade sobre a cavilha

Na aplicação de um assoalho feito de madeira são utilizados parafusos para sua fixação, entretanto a peça fica aparente. Uma maneira de melhor o visual do piso é aplicar tampinhas de madeiras por cima dos parafusos, também são conhecidas por cavilhas. Em suma, o uso da cavilha se mostra indispensável para a indústria, tanto da madeira quanto da automobilística.

Tags:
Agro20 | Portal Vida No Campo