Celíacos são indivíduos que apresentam intolerância ao glúten

Inicio » Agronegócio » Celíacos são indivíduos que apresentam intolerância ao glúten
21/10/2020 Por
Celíacos são indivíduos que apresentam intolerância ao glúten

Os celíacos podem ser diagnosticados também em idade adulta. A doença celíaca ocorre quando as células de defesa do organismo atacam o próprio corpo, causando então uma inflamação. Assim sendo, essa inflamação se dá por conta do glúten. As pessoas que sofrem dessa doença são chamados de celíacos.

Os celíacos são vítimas de uma doença autoimune, isto é, são vítimas de uma enfermidade que é causada pelo próprio sistema imunológico. Dessa forma, a inflamação ocorre no intestino delgado, impedindo assim que o órgão absorva completamente os nutrientes da alimentação.

celíacos

O que são celíacos?

Celíacos são as pessoas que sofrem da doença celíaca. Essa doença é gerada pelo próprio sistema imunológico da pessoa, que ataca as paredes do intestino delgado, causando inflamações. Dessa maneira, a doença é causada pelo glúten quando ingerido pela pessoa.

A doença celíaca é conhecida também por Enteropatia Sensível ao Glúten, e é uma doença crônica que acomete pessoas que possuem essa predisposição genética. A doença acomete não só crianças, como também adultos. Esse é o significado de celíaco.

A doença celíaca é diferente da intolerância a glúten. Assim sendo, uma pessoa com sensibilidade ao glúten pode sentir os mesmos sintomas de um celíaco, porém, o intolerante não tem o seu intestino danificado pelo próprio sistema imunológico.

Desse modo, a sensibilidade ou intolerância ao glúten não possui relação nenhuma com o sistema imunológico da pessoa em questão, ao contrário da doença celíaca. Os alimentos para celíacos são diferenciados, e não podem possuir contaminação nenhuma com glúten.

Para melhor entender o que são celíacos, é preciso compreender a fundo a doença celíaca, as suas causas e tratamentos. Somente com a compreensão da doença é que se pode entender o que é celíaco.

O glúten nada mais é do que uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada, entre outros. Por consequência, a dieta de um celíaco deve ser muito bem selecionada e preparada com cuidados especiais.

A causa da doença celíaca

O glúten é composto por duas outras proteínas menores: a gliadina e a glutenina. Dessa forma, ele é encontrado no amido, em diversos cereais conforme mencionado anteriormente, e é usado para processos de fermentação como no pão.

Entre os alimentos permitidos para celíacos, não podem ser incluídos nenhum dos alimentos que contenham farinha de trigo ou até mesmo bebidas fermentadas como a cerveja. Existem alguns tipos de doenças celíacas conforme descrito abaixo:

  • Doença Celíaca Clássica;
  • Doença Celíaca Assintomática;
  • Por fim, a Doença Celíaca Não Clássica.

celíacos

A doença celíaca clássica é a doença que acomete os celíacos logo cedo, no período da infância. Dessa forma, a criança manifesta os primeiros sintomas geralmente entre o primeiro e terceiro ano de vida, assim que os alimentos com glúten começam a ser integrados na alimentação.

No entanto, existe também a possibilidade de a doença não se manifestar na infância, podendo surgir os primeiros sintomas depois que o paciente já atingiu a idade adulta. É indispensável o diagnóstico médico para a confirmação de qualquer caso.

Os sintomas da doença celíaca podem incluir diarreia crônica, anemia, vômito, dor abdominal, sensação de estufamento, desnutrição e até mesmo falta de apetite. Assim sendo, há uma série de sintomas secundários que podem ser desencadeados pela desnutrição.

Já no caso da doença celíaca assintomática, não há sintomas aparentes, e a identificação da doença somente pode ser feita através de exames de anticorpos. Consequentemente, por não demonstrar sintomas, a doença pode ser ainda mais perigosa nesses casos.

No caso da doença celíaca não clássica, os sintomas são poucos e discretos. Assim sendo, pode ocorrer anemia resistente, dificuldade em ganhar peso, manchas no esmalte dentário e até mesmo esterilidade. Nesse caso, são poucos os sintomas dos celíacos.

A causa da doença celíaca

O que causa a doença celíaca é a informação genética. Nesse caso, o organismo produz anticorpos que atacam a presença do glúten. O glúten é absorvido pelo intestino, e imediatamente as células do sistema imunológico atacam as paredes do órgão, causando a inflamação.

Isso acaba atrofiando as vilosidades intestinais e complicando a absorção dos nutrientes da alimentação. Dessa forma, surgem todas as complicações que podem prejudicar o desenvolvimento sadio do corpo.

Geralmente 10% a 20% dos parentes próximos de uma vítima da doença celíaca também apresentam complicações quanto ao consumo de glúten. A indicação médica é que quando um familiar é diagnosticado, os parentes próximos também façam os exames.

O tratamento da doença consiste basicamente em remover completamente todos os alimentos que contenham glúten da dieta da pessoa em questão. Apesar de ainda não haver tratamento médico, é aconselhável o acompanhamento de um nutricionista.

O que o celíaco pode comer é todo alimento que seja livre de glúten. Dessa forma, o paciente deve cortar qualquer alimento feito com farinha de trigo como pães, bolos, massas, pastéis, pizzas, entre outros. Um profissional da nutrição poderá descrever com precisão uma dieta ideal.

Para a recuperação total do intestino após o corte do glúten, podem ser necessários cerca de um a dois anos. Após esse período, o órgão estará completamente recuperado de qualquer transtorno causado pela doença.

Dessa maneira, ao eliminar completamente o glúten e seguindo uma dieta prescrita, o paciente poderá alcançar a plena saúde do seu sistema digestivo. Qualquer alimento ou bebida fermentada deve ser avaliada por um profissional que poderá dizer o que os celíacos podem comer ou não.

celíacos

Celíacos famosos

Estima-se que, no Brasil, uma média de 1% da população sofra de doença celíaca. Dessa forma, também é possível encontrar diversos celíacos no Brasil que possuem posições de destaque tanto na arte quanto na mídia em geral.

Entre as personalidades do país que possuem a doença celíaca, podemos citar a cantora Ana Carolina, a atriz Isis Valverde, a cantora Ivete Sangalo, entre outros. É possível também ver uma lista de celíacos famosos em todo o mundo.

Dentre os famosos, há aqueles que só descobriram a doença depois de uma certa idade, provando que essa estimativa não mostra os dados reais. Assim sendo, a doença celíaca representa uma enfermidade silenciosa e quase imperceptível, mas nem por isso deixa de ser preocupante.

Além disso, nem todos os celíacos possuem o mesmo grau e nível da doença. Conforme mencionado anteriormente, há alguns tipos diferentes da doença, por conseguinte, diferentes tipos de celíacos na sociedade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo