Agricultura itinerante e a sua influência no mundo agro

Inicio » Agricultura » Agricultura itinerante e a sua influência no mundo agro
08/03/2019 Por
Agricultura itinerante e a sua influência no mundo agro

A agricultura itinerante é utilizada há séculos como uma alternativa mais barata de produção

Agricultura itinerante é uma técnica milenar utilizada principalmente em países subdesenvolvidos como forma de agricultura de subsistência.

Portanto, a agricultura itinerante focada em suprir as necessidades de quem a cultiva, sem fins lucrativos. E ainda hoje a agricultura itinerante segue muito utilizada por famílias de agricultores.

plantação em uma agricultura itinerante

O que é agricultura itinerante?

A agricultura itinerante é uma alternativa para quem possui condições de cultivar seus próprios alimentos sem dependência dos produtores de larga escala. Isso, com o princípio de um sistema de produção agrícola que atende às necessidades de seu produtor, sem qualquer vínculo com o mercado consumidor.

A agricultura itinerante consiste na queima da mata e remoção de trechos densos da floresta que tendem a deixar resíduos no solo. Ela trabalha para que seja possível renovar e semear a terra. Isso porque permite que o solo antes infértil e abandonado esteja pronta para o cultivo.

O uso de materiais frutos de abates e lixo orgânico são auxiliares para criar uma espécie de adubo natural para o solo. Desta maneira, esse sistema de produção agrícola é feito em pequenas e médias escalas.

Principais características da agricultura itinerante

  • Prática familiar

Por ser uma terra para cultivo próprio, seu cuidado dispensa mão de obra cara. Geralmente, é a família que se encarrega de plantar e cultivar as sementes.

  • Insegurança

Esta é uma desvantagem deste cultivo. Por ser iniciado por uma queimada, o processo não garante que a terra seja 100% fértil sem auxílio de adubação correta. Por isso, a terra acaba abandonada pelo agricultor em muitas ocasiões, deixando para trás níveis de destruição perceptíveis.

  • Praticidade no plantio

Os principais alimentos produzidos por estas famílias são práticos de consumo e plantio. Entre eles, podemos destacar milho, rabanete, nabo, inhame e mandioca, entre outros.

  • Rusticidade

Não utiliza qualquer tipo de tecnologia no plantio, como construção de trechos de águas, aplicação de agroquímicos ou adubos específicos, entre outros.

  • Transição de terras

Esse tipo de agricultura também é conhecida como agricultura nômade. Isso porque a terra utilizada para plantio não é de propriedade de seu produtor. O domínio da extensão de terra entre um produtor e outro não é determinado.
Por isso o seu nome vem da palavra itinerante, ou seja, o indivíduo que transita, viaja e se desloca constantemente.

agricultura itinerante de subsistência

Como funciona a agricultura itinerante?

Este sistema de produção agrícola é utilizado especialmente em países da Ásia, África e alguns da América Latina – principalmente em zonas de agricultura tradicional. A agricultura itinerante pode ser encontrada em diferentes tipos de plantação, que vãos das menores e mais caseiras até as de proporções maiores.

Entre os exemplos mais comuns em que se pode encontrar esse tipo de agricultura, podemos citar:

  • jardins de pequeno/médio porte
  • terrenos baldios
  • pequenos jardins verticais nas construções modernas

Por não priorizar técnicas de produção em massa e dar preferência para cultivos menores, o método de produção da agricultura itinerante tem perdido sua popularidade e se torna cada vez mais incomum na atualidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo