Selo de qualidade é um diferencial para empresas e produtos

Inicio » Agronegócio » Selo de qualidade é um diferencial para empresas e produtos
28/06/2019 Por
Selo de qualidade é um diferencial para empresas e produtos

O selo de qualidade certifica a excelência de determinada companhia ou dos produtos que ela oferece

Exitem diversos tipos de certificação. De maneira geral, então, um selo de qualidade confirma a qualidade dos serviços e é um diferencial para os consumidores.

O selo de qualidade pode ser oferecido em diversos segmentos, como o alimentício. Carnes e seus derivados, portanto, devem passar pelo processo de certificação.

selo de qualidade

O que é selo de qualidade?

Selo de qualidade é uma certificação emitida a diferentes empresas, com o objetivo de comprovar a qualidade dos produtos.

Existem diferentes tipos de selos, contudo, a sua principal função é atestar, por meio de certificados de qualidade, que a empresa ou companhia segue as determinações exigidas nas normativas.

Mais do que isso, a empresa também deve se preocupar com as questões ambientais, sustentáveis, e a busca pela excelência do produto.

Como funcionam os selos de qualidade?

Entre os diversos tipos de selo que qualidade, cada um deles foca em determinada área de produção. Assim, eles podem atuar sobre a gestão da empresa, produto final, gênero alimentício, práticas sustentáveis, etc.

Cada selo de controle, como também é chamado, possui suas próprias normas e metodologias para avaliação. Para receber o certificado, portanto, a empresa deve estar em conformidade com estas normas e passar por todas as etapas da certificação.

selo de qualidade

Assim, um selo atesta o compromisso da empresa e, consequentemente, pode valorizar sua imagem e agregar mais valor ao seu produto. Devido à competitividade do mercado, muitos consumidores buscam esta certificação na hora da compra.

Como funcionam os selos de qualidade na indústria de alimentos?

Os alimentos são exemplos de produtos que passam por certificações, antes que possam ser comercializados. Alguns selos são obrigatórios e exigidos pela legislação. Outros são voluntários e atestam a qualidade do produto, que compete com outros nas prateleiras dos supermercados. Vamos conhecer alguns selos de qualidade de alimentos:

  • Alimento orgânico: este selo é ofertado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Ele comprova que os alimentos foram produzidos sem causar danos ao meio ambiente.
  • S.I.F: este é um selo obrigatório emitido pelo Serviço de Inspeção Federal. Ele certifica a qualidade dos produtos de origem animal, como carnes, queijos, leite, pescados, frango, ovos, etc.
  • Gluten Free: este selo é importante para as pessoas que não podem, ou não querem, consumir glúten. Ele é concedido pela organização internacional Gluten-Free Certifination Organization.
  • SVB Vegano: a instituição que emite este certificado é a Sociedade Vegetariana Brasileira. Assim, ele atesta que o produto não possui nenhum tipo de origem animal.

selo de qualidade

O selo ISO

O selo de qualidade ISO é um dos mais conhecidos e utilizados em todo o mundo. A organização apresenta uma série de certificações diferentes, cada uma é utilizada para uma área de produção. Alguns exemplos, então, são os seguintes:

  • ISO 14001: é utilizado com foco na gestão ambiental. Assim, seu objetivo é promover a excelência no controle e monitoramento dos impactos ambientais.
  • ISO 22000: é uma certificação para a segurança dos alimentos.
  • OHSAS 18001: tem foco na gestão de pessoas. Portanto, esta certificação alega a preocupação com a segurança e saúde ocupacional.
  • ISO 9001: é a certificação pela gestão da qualidade, em si.

Existem, então, diversos tipos de certificação para fundamentar a excelência das empresas e os produtos oferecidos. O selo de qualidade, portanto, pode ser um diferencial que destaca a produção e oferece mais segurança aos consumidores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo