Cerca de arame pode ser farpada ou lisa e é comum no campo

Inicio » Agronegócio » Cerca de arame pode ser farpada ou lisa e é comum no campo
16/11/2020 Por
Cerca de arame pode ser farpada ou lisa e é comum no campo

Cerca de arame é tradição há muitos anos. A cerca de arame precisa ter fortes características para que, de fato, proteja o ambiente. Para isso, é preciso que o material usado seja de alta qualidade e procedência, a fim de proporcionar um ambiente tranquilo e seguro.

Além disso, a cerca de arame, mesmo sendo um pouco menos resistente do que outros tipos de cerca, ainda pode ser muito eficaz, desde que feita de forma correta, por profissionais adequados e com o material indicado.

Cerca de arame

O que é cerca de arame?

Cerca de arame é um tipo de certa muito conhecida e utilizada para a proteção de ambientes, sejam pastos, residências, ambientes comerciais, etc.

Desde muitos anos, é vista como uma alternativa boa e com preço acessível. Por conta disso, é muito comum em diversos ambientes e abrange uma grande quantidade de público.

Tipos de arame

A cerca, até mesmo a cerca de arame para muro, depende da qualidade do arame para que ela tenha um bom desempenho. Isso porque o arame é um material muito versátil, podendo ser aplicado em diferentes projetos, situações e ambientes.

Entretanto, mesmo que possa apresentar possibilidades de uso diversificadas, ainda se mostra um material de características muito específicas, dependendo do tipo e modelo utilizado. Os mais comuns são:

  • Farpado;
  • Liso;
  • Galvanizado;
  • Recozido;
  • Aço inox.

O arame farpado é um dos mais avistados nesse tipo de cerca. Ele é um tipo de arame que possui lâminas que perfuram com grande facilidade, seja a roupa ou a pele. Assim, dificulta a passagem do invasor e é muito utilizado como um dos principais tipos de arame para proteção.

A fim de ser mais discreto, o arame liso é, também, um tipo de arame comum nesse tipo de cerca. Mesmo que seja mais discreto e aparente ser inofensivo, possui elevadíssima resistência e pode ser encontrado na versão oval e redonda. A versão oval é utilizada para a contenção de animais, já a redonda é aplicada em telas de alambrado e estruturas de cerca.

Um grande diferencial do arame liso é que a sua versão redonda está disponível na opção plastificada, que apresenta maior resistência à oxidação, por isso, se torna ideal para a cerca que está localizada em áreas úmidas ou com maresia presente no ambiente.

O arame galvanizado não é tão resistente à umidade e maresia, mas é seguro para áreas urbanas. Já o recozido é ótimo para amarrações de armadura de concreto e é muito utilizado na construção civil. Por fim, o arame de aço inox é inoxidável e muito visto em utensílios domésticos.

Cerca de arame

Os principais tipos de cerca de arame

Assim como os arames possuem seus diferenciais, é possível encontrar também diferentes tipos de cerca de arame. Todas elas possuem características e finalidades específicas, mesmo que algumas possam ser utilizadas para ambientes semelhantes.

Cerca de arame para muro

A cerca para muro pode ser caracterizada como uma espécie de modelo de concertina. O motivo, é que o arame pode se apresentar muito mais resistência, já que se encontra em forma de espiral. O arame utilizado, geralmente, é o farpado.

Cerca para jardim feita com arame

A cerca feita para jardim tem também a finalidade de proteger o ambiente. Porém, a proteção, nesses casos, é muito mais para evitar que as flores e plantas estraguem, do que para evitar possíveis invasores no local.

Dessa forma, essa cerca se apresenta em forma de arames cruzados e sustentados por paus de madeira ou metal. Algumas vezes podem não possuir esse apoio, principalmente quando são feitas em tamanho pequeno.

Cerca feita com arame liso

Em suma, esse tipo de cerca para jardim é mais utilizada em ambientes com grande quantidade de campo, geralmente para impedir a fuga de animais. Ela pode ser feita de forma muito simples, já que o arame liso é muito resistente.

Obviamente, quanto mais elaborada for a cerca, maior proteção ela oferecerá ao ambiente. No entanto, pode ser adaptada conforme o local em que é instalada.

Cerca de arame farpado

Uma das cercas mais traiçoeiras é a feita com arame farpado. Esse arame possui pontas extremamente afiadas e que podem rasgar facilmente a pele ou roupa de alguém. Por conta disso, esse modelo é muito mais utilizado em áreas urbanas, principalmente em cima de muros de residências e estabelecimentos comerciais.

No entanto, não é uma cerca indicada para a contenção de animais, já que oferece grandes riscos à integridade física do animal.

Cerca feita com arame encorpado

Em relação às cercas mais eficazes, a cerca feita com arame encorpado pode ser vista em escolas, residências e demais locais. É um dos tipos de cercas mais comuns, já que protege de forma eficaz e é acessível para ser construída.

Cerca de arame

Cerca modelo cruzado

A cerca de arame cruzado é considerada uma das melhores cercas para fins de proteção. Como o arame se encontra cruzado, é mais difícil de invadir o local sem que o arame enrosque no indivíduo. Além disso, torna-se muito mais perigosa quando feita com o arame farpado.

Cerca do tipo concertina

Sem dúvidas, a cerca concertina é o tipo mais popular de cerca atualmente. Dentre todas, é a que possui maiores vantagens e nível protetivo contra invasões. O motivo é que a cerca concertina oferece um material extremamente resistente e cortante.

Dessa forma, o simples toque à cerca, dependendo do modelo em que é escolhido, pode causar sérios cortes. É uma cerca muito utilizada em empresas e residências de alto padrão no Brasil.

Cerca de arame alambrado

A cerca de arame alambrado é muito utilizada em estádios de futebol, por exemplo. Ela é ótima para agregar maior controle em determinados ambientes e oferece um ótimo nível de proteção, já que é resistente por conta do arame utilizado.

No entanto, esse modelo também pode ser visto em determinadas regiões e fazendas, já que é um dos tipos mais conhecidos e utilizados durante anos. Por conta disso, a de alambrado é muito vista em cidades do interior, independente do estado. Dessa forma, é uma cerca de arame muito conhecida e utilizada.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo