Cerefólio é condimento parecido com a salsa, saboroso e saudável

Inicio » Agricultura » Cerefólio é condimento parecido com a salsa, saboroso e saudável
25/09/2020 Por
Cerefólio é condimento parecido com a salsa, saboroso e saudável

Semelhante a nossa salsa, condimento é famoso na culinária europeia. Muito utilizado na culinária europeia, principalmente na França, o cerefólio é um condimento muito comum por lá.

Apesar de ser muito semelhante com a nossa salsa, tanto na aparência quanto em seu uso culinário, o cerefólio não é tão conhecido no Brasil.

cerefólio é muito parecido com a salsa

O que é cerefólio?

De nome científico Anthriscus cerefolium, o cerefólio é uma planta herbácea que apresenta um pequeno porte, cerca de 20 a 50 centímetros de altura. É da família das Apiaceae, com ciclo anual, ou seja, é necessário que seja semeada todo ano.
O cerefólio é uma planta nativa da região do Cáucaso, na Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio, mas hoje já se encontra por praticamente toda a Europa.

Apesar de ser muito parecido com a salsa – são da mesma família, mas não do mesmo gênero -, podendo ser inclusive confundido pela aparência, seu sabor e aroma são diferentes, mais fresco, lembrando levemente o anis e a mirra. Mas o uso de ambos os condimentos são os mesmos, como temperos em qualquer prato.

Cerefólio tempero

O cerefólio é utilizado principalmente como tempero e, em menor grau, na medicina caseira.
Com aroma delicado, pode ser usado como a salsa, em saladas, molhos, carnes, omeletes, sopas, arroz e tudo mais que a criatividade permitir na hora de cozinhar. Detalhe importante, é lembrar de acrescentar o cerefólio após que os pratos já estiverem prontos.

Na medicina caseira, em forma de chás ou mesmo consumido cru, ajuda na digestão e com problemas circulatórios e do fígado, além de combater o reumatismo. Tudo isso porque suas folhas e hastes possuem quantidades elevadas de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.

Cultivo do cerefólio

Para quem quer cultivar o cerefólio, é recomendado o replantio em uma área maior, seja em um vaso grande ou em um canteiro, para que suas raízes possam se desenvolver melhor, de preferência em área com sombra ou mesmo à sombra de plantas maiores, como alecrim.

Pode ser plantado o ano todo, principalmente de março a novembro.  Na verdade, é ótima para ser plantada em uma horta doméstica, pois além de ser um excelente tempero, ainda ajuda a espantar algumas pragas da horta, como as lesmas e caracóis.

Gosta de um solo fértil e bem drenado, com matéria orgânica e boa irrigação. Com calor intenso, o cerefólio cresce mais rapidamente, desenvolvendo as folhas e flores, e assim fica imprópria para o consumo. Então, para colher o cerefólio, espere a plantinha atingir cerca de 10 centímetros e corte os talos na base, isso ajudará a surgir novas folhas.

cerefólio também é utilizado para ajudar na digestão

Outra sugestão, é preparar um sal aromatizado de ervas finas. Com aproximadamente 250 gramas de sal grosso (melhor se for sal do Himalaia) e 4 colheres da mistura de ervas finas e pronto, um tempero básico e saboroso está pronto.
As folhas secas dessa erva também podem ser utilizadas. Sozinha ou somadas à outras ervas, como uma mistura de ervas finas, que pode levar além do cerefólio, cebolinha, salsa, estragão, alecrim e orégano.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo