Cerveja de milho: você sabe identificar quais são?

Inicio » Agricultura » Cerveja de milho: você sabe identificar quais são?
12/10/2020 Por
Foto: A glass of cold beer macro photography
Cerveja de milho: você sabe identificar quais são?

Utilização de cereais não maltados resulta no que chamamos de cerveja de milho. O que faz uma cerveja ser cerveja são o malte e o lúpulo, em teoria. Na prática, é um pouco diferente, pois algumas grandes marcas utilizam cereais como milho em sua composição, sendo então chamadas de cerveja de milho.

O que chamamos de cerveja de milho são, na verdade, as cervejas que são mais consumidas no dia a dia dos brasileiros, que muitas vezes nem percebem a composição da bebida.

Cerveja de milho é vendida em garrafas

O milho é um cereal usado há milhares de anos, inclusive para fazer bebidas alcoólicas fermentadas, como a cerveja de milho.

Cerveja de milho faz mal?

Muitas pessoas se questionam se a cerveja de milho faz mal, porém, o milho não é o vilão da história. A função desse cereal muitas vezes é fornecer o açúcar fermentável e trazer leveza para a bebida.

Quais são os ingredientes da cerveja?

Originalmente, os ingredientes de uma cerveja são água, malte (podendo ser de cevada, trigo ou até aveia, levedura e lúpulo). Porém, uma cerveja puro malte são aquelas feitas apenas com o malte de cevada, o que deixa a cerveja mais “encorpada”.

Por outro lado, de acordo com informações disponíveis no site da AMBEV, as cervejas feitas com milho ou arroz tendem a ser mais leves. É bom lembrar que temos todas essas opções em nosso portfólio!

Cereais não maltados

O uso de cereais não maltados para a produção de cerveja começou nos Estados Unidos, após a Lei Seca americana quando o governo liberou a produção de cerveja, as indústrias ainda tinham dificuldades em comprar os produtos ideias para a fabricação da bebida.

Como o milho sempre teve boa produção por lá, ele foi incorporado a cerveja. Um exemplo famoso muito consumido lá – e aqui também – é a Budweiser.

Então, as chamadas cervejas de milho, em tese, não são originalmente do estilo Pilsen como conhecemos – e como vem escrito no rótulo de muitas delas. Isso porque uma cerveja Pilsen nunca será composta por cereal não maltado.

Mas então, a cerveja de milho se encaixa em qual estilo? Standard American Lager. Esse é o estilo das cervejas mais comuns consumidas no Brasil no dia a dia.

Esse estilo se caracteriza por ser mais leve do que uma cerveja puro malte ou artesanal, que são mais encorpadas e fortes. São também mais refrescantes, por isso sempre são consumidas bem geladas. Ou seja, quase não possuem um aroma marcante como as artesanais, são leves e bem gaseificadas e seu sabor desaparece logo após ser engolida.

Cerveja de milho é feita com cereais não maltados

A Lei no Brasil determina que a cerveja deve ter pelo menos 55% de malte. Isso quer dizer que até 45% pode ser de cereais não maltados, como o milho.

Outra cerveja muito consumidas por aqui é a holandesa Heineken, que é puro malte. Por isso possui um sabor mais forte que as demais cervejas mais tradicionais.

Agora que você sabe a diferença entre a cerveja puro malte e a cerveja de milho, você pode escolher a sua preferida e saborear com moderação! Lembre de ler o rótulo da embalagem, lá você encontra a composição e os ingredientes da bebida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo