Cerveja de trigo ganha cada vez mais adeptos no Brasil

Inicio » Agricultura » Cerveja de trigo ganha cada vez mais adeptos no Brasil
10/10/2020 Por
Cerveja de trigo ganha cada vez mais adeptos no Brasil

Conhecida também como Weiss, a cerveja de trigo é refrescante e suave. Não há meio termo quando se fala em Weiss, ela é amada por uns e odiada por outros. Fato é que a cerveja de trigo vem ganhando mais adeptos, principalmente por ser refrescante e apresentar baixo amargor.

São vários estilos de cerveja de trigo, que podem apresentar diferentes aromas, como de cravo, noz moscada, banana, chocolate e malte torrado (além do trigo, leva cevada maltada também). Pode ter também adição de outras especiarias como raspas de laranja.

Cerveja de trigo servida em copo específico

O que é cerveja de trigo?

A cerveja de trigo é fabricada com uma grande quantidade de malte de trigo, ou seja, é artesanal e feita com malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura.

Essas cervejas são muito comuns no sul da Alemanha, como na região da Baviera, onde são muito consumidas no dia a dia. Essa bebida também se divide em alguns estilos, como Heffeweizen, Weizenbock, Dunkelweizen, Witbier, dentre mais algumas.

A Lei alemã para cervejas determina que, para ser considerada uma cerveja Weiss, a bebida deve apresentar pelo menos 50% de malte de trigo e o restante de malte de cevada.

Tipos de cerveja de trigo

  • Hefeweizen (Weiss): o que chamamos de cerveja de trigo Weiss são na verdade Hefeweizen, que é o estilo tradicional alemão entre as cervejas de trigo. Essa cerveja não é filtrada e por isso fica com cor mais turva, devido aos sedimentos da levedura que continuam no corpo da cerveja. Esse estilo geralmente apresenta os aromas de banana ou cravo, com uma espuma branca e densa. Por conter uma boa quantidade de trigo, algumas pessoas podem se sentir saciadas após consumir, pois é um pouco mais “pesada”.
    Por outro lado, as weiss têm alta carbonação e não são muito amargas, sendo refrescantes.
  • Dunkelweizen: esse estilo também não é filtrado e mantém um pouco da levedura na garrafa.
    Porém, contém mais trigo em sua composição (cerca de 60%) e possuem uma coloração mais escura devido ao malte de cevada mais tostado. O sabor fica mais torrada e maltado, remetendo até mesmo ao chocolate.
  • Weizenbock: são consideradas alcoólicas entre as cervejas desse estilo. Também de cor mais escura devido ao malte tostado, ficam com sabores que lembram café e chocolate.

Cerveja de trigo leva boa quantidade desse cereal

Cerveja de trigo brasileira

Além dos alemães, os belgas também produzem esse tipo de cerveja com maestria e, mais recentemente, o Brasil também entrou neste cenário para produzir, além de apreciar.

As Witbiers, aliás, são o estilo belga também feitas com trigo e se diferenciam da versão germânica por geralmente levar especiarias, como aveia e leveduras belgas, que conferem aromas distintos.

Mas a cerveja de trigo brasileira vem conquistando seu espaço também. Várias cervejarias estão produzindo muito bem, como exemplos, a Opa Bier Weizen, de Joinville (SC); Colorado Appia, de Ribeirão Preto (SP) e a Wensky Red Weyzen de Araucária (PR).

Então, por ser leve e refrescante, a cerveja de trigo se encaixa perfeitamente no clima quente do Brasil, caindo no gosto de muitas pessoas e ganhando muitos adeptos do estilo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo