Chás para desinchar: 7 boas opções de chás diuréticos

Inicio » Agronegócio » Chás para desinchar: 7 boas opções de chás diuréticos
27/09/2020 Por
Chás para desinchar: 7 boas opções de chás diuréticos

A retenção de líquido no corpo é uma das sensações mais incômodas, principalmente se ela surge durante a sua rotina de trabalho. O esforço para fazer um exercício, deslocar-se até o trabalho ou sair para jantar se torna muito maior. Por isso, uma das principais soluções está entre os chás para desinchar, que podem trazer o bem-estar de maneira rápida e eficiente.

Essa sensação de inchaço se dá pela sequência na alimentação, que pode não ter sido acompanhada por um consumo de água constante. Dessa forma, o estômago apresenta uma sensação de estar cheio e inflamado, principalmente se você consumiu alimentos muito gordurosos e salgados. Os chás para desinchar trazem uma sensação de alívio, combatendo os sintomas citados.

Chás para desinchar

Quais são os chás para desinchar?

Chás para desinchar são bebidas preparadas à base de ervas para reduzir a sensação de inchaço e inflamação no corpo. Com o passar das horas, estes sintomas podem até desenvolver uma ânsia de vômito ou uma diarreia, dependendo do nível de desidratação da pessoa.

Para que os chás possam gerar o efeito desejado, é fundamental unir a ingestão com uma alimentação mais leve no mesmo dia. O consumo de saladas vai fazer com que o mal-estar desapareça de forma ainda mais rápida.

O consumo dos chás também é vital para que a quantidade de água aumente dentro do corpo, o que vai trazer uma carga de hidratação significativa.

Efeito dos chás para desinchar

Para que a sensação de inchaço seja reduzida, é importante que o organismo comece a reduzir elementos. E isso tem total relação com a urina, que pode aliviar o inchaço ao eliminar uma série de toxinas.

Por isso, estes elementos que serão listados também são chamados de chás diuréticos, pois são capazes de acelerar o metabolismo e fazer com que a urina ocorra de maneira mais rápida.

Com isso, qualquer carga de líquido extra é eliminada de forma constante, fazendo com que o corpo se adapte melhor aos nutrientes da água e possa trabalhar de forma eficiente os alimentos ingeridos. É o mesmo efeito gerado pelos alimentos termogênicos, por exemplo.

Vale lembrar que o inchaço não é exclusividade da barriga, podendo ser identificado em outras partes do corpo.

Chás para desinchar

Chás para desinchar movimentam a economia

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa E. Life em 2016, há uma busca muito maior por chás diuréticos na internet. Toda a categoria passou a ser procurada 168% mais do que em anos anteriores, iniciando a base de comparação em 2011.

Além das buscas classificadas por efeitos imediatos (e nesta categoria entra o chá diurético), também foram constantemente lembradas camomila, limão, hortelã e gengibre. Isso também fez com que houvesse uma movimentação ainda maior nas compras online.

Hoje, o Brasil é um dos países que mais consomem chá na América do Sul, chegando a diversificar em até 63% a quantidade de chás diferentes que são consumidos no país.

O retorno financeiro também cresce significativamente ao longo dos anos, chegando a atingir uma margem entre 5% e 15%.

Chá-verde com abacaxi

A combinação destes dois elementos forma um dos principais chás diuréticos do mercado. A erva verde é extremamente eficiente na aceleração do metabolismo e, combinada ao abacaxi, potencializa a sua ação diurética no organismo.

Ao preparar a bebida e consumir em pequenas doses, é possível contar com um efeito muito mais rápido. A grande vantagem desta receita é que, além de antioxidante, ainda é extremamente saborosa.

Chá de hibisco

Extremamente conhecida por quem está implantando dietas para emagrecer, a erva hibisco também gera efeitos interessantes na luta contra o inchaço. Seu chá diurético é altamente eficiente contra a retenção de líquido, fazendo com que o metabolismo gere a urina de maneira mais rápida.

A planta é extremamente conhecida pelo efeito termogênico e também pode servir como um laxante natural.

Chá de salsinha

Extremamente eficiente para melhorar a digestão, a salsinha não é utilizada apenas como um tempero para pratos elaborados. Este chá conta com uma grande capacidade de reduzir o ácido úrico no organismo.

É a melhor opção para reduzir a retenção de líquido principalmente nas pernas. Os rins são estimulados a trabalhar rapidamente, o que gera um efeito diurético na liberação de uma série de líquidos.

Chás para desinchar

Chá de cabelo de milho

Também chamado de barba de milho, este elemento compõe um chá altamente eficiente para a redução do inchaço no corpo. Ele também faz com que a retenção de líquidos diminua, mas também pode servir como um excelente anti-inflamatório.

Mesmo sendo uma excelente opção para o tratamento da cistite, esse chá não deve ser consumido por mulheres gestantes.

Chá de cavalinha

Com o benefício de filtrar os principais minerais, a cavalinha compõe um chá diurético capaz de eliminar todo o excesso de líquidos no corpo. Este elemento realiza uma drenagem eficiente, deixando no organismo apenas o que pode ser aproveitado de forma positiva.

No entanto, é fundamental que a sua ingestão seja autorizada por um médico de forma antecipada, pois é extremamente forte para pessoas que possuem alguma insuficiência cardíaca ou nos rins.

Chá de gengibre

Ajudando o corpo a queimar uma série de calorias, o chá diurético de gengibre também atua como um importante termogênico. Com o metabolismo acelerado, será muito mais fácil eliminar substâncias indesejadas.

Algumas pessoas também aproveitam o chá de gengibre como um preparatório pré-treino, pois auxilia na queima de gorduras. Ademais, atua como anti-inflamatório e antioxidante.

Chá de chapéu de couro

Conhecido como um anti-inflamatório natural, o chá de chapéu de couro também pode servir para o combate contra espinhas. Altamente eficiente no sistema digestivo, ele auxilia na eliminação dos líquidos que estão sobrando, o que reduz a sensação de inchaço.

Vale destacar que este elemento também é muito bom para quem sofre com as dores causadas pela gastrite.

Esses são os tipos de chá ideais para quem quer se livrar da sensação de mal-estar. Importantes no mercado, os chás para desinchar trazem a sensação de bem-estar, além de serem extremamente práticos de serem preparados, bastando as propriedades da erva e água quente. Evite acrescentar açúcar para um efeito imediato.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo