6 chás para diabetes que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Inicio » Agronegócio » 6 chás para diabetes que ajudam a controlar o açúcar no sangue
28/09/2020 Por
6 chás para diabetes que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Altamente benéficos para a saúde, chás para diabetes são opções para quem luta contra a doença. A presença da diabetes no cotidiano dos brasileiros já se tornou uma infeliz realidade. Segunda uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2016, já são mais de 16 milhões de pessoas sofrendo com a doença no país. E são muitos os sinais que antecedem o diagnóstico, como a obesidade, o excesso de peso e o sedentarismo. Os chás para diabetes não representam uma cura, mas sim uma maneira de controlar o cenário.

No momento em que a doença é detectada, é necessário passar por uma grande mudança de hábitos. A principal delas é a redução dos níveis de açúcar no sangue, que darão um controle maior em relação ao impacto da doença. E é neste fator que entram os chás para diabetes, capazes de acelerar o metabolismo e reduzir os volumes de glicose. A ideia é evitar uma hiperglicemia.

chás para diabetes

Quais são os chás para diabetes?

Chás para diabetes são líquidos preparados com base em ervas especiais, capazes de controlar a glicose presente no sangue. Quanto maior a regularidade no consumo destes itens, maiores as chances de manter a doença sob controle.

Reduzir os riscos dos sintomas apresentados pela doença é fundamental para obter uma vida mais duradoura.

Apesar de não ser uma doença com sintomas amplamente discutidos, o impacto dela na sociedade é extremamente significativo. A mesma pesquisa da OMS aponta que, somente no Brasil, são mais de 100 mil mortes causadas pela diabetes. Em todos os casos, os altos índices de açúcar no sangue não foram controlados.

Detalhes sobre a diabetes

A diabetes é uma doença causada pela ineficiência da insulina no organismo. Este elemento é o responsável por facilitar a entrada da glicose em todas as células, o que gera uma maior energia ao corpo.

Porém, com o mau funcionamento desta substância, a glicose acaba permanecendo no sangue. O órgão responsável pela produção de insulina é o pâncreas, muito afetado por esta doença.

São dois os efeitos fatais gerados pela diabetes: a morte das células do corpo, que não estão conseguindo um bom nível de açúcares para manter a atividade, e a alta concentração de açúcar no sangue, o que começa a gerar problemas das mais diversas naturezas.

Existem dois tipos de diabetes. O primeiro deles é quando o pâncreas para totalmente de produzir a insulina, o que obriga a pessoa a fazer uso de injeções constantes com o hormônio.

O segundo tipo, que é mais comum, consiste em organismos que ainda produzem a insulina, mas as células apresentam muita dificuldade para absorção. Por isso, itens como os chás para diabetes se tornam ainda mais fundamentais, acelerando todo o metabolismo e evitando a concentração de açúcar no sangue.

chás para diabetes

Chás para diabetes na economia

De acordo com o trabalho realizado pela consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro passou a consumir 50% mais chás de 2014 a 2018. Este crescimento constante se dá por dois motivos: a variedade de ervas presentes no mercado, que oferecem itens eficientes em diversos tratamentos, e o crescimento da internet, que facilitou a pesquisa sobre os benefícios das ervas.

Com isso, o faturamento do país tem ultrapassado o valor de R$ 1 bilhão em todos os anos desde 2013. O Brasil passou a ser um dos países em que há mais investimento no setor, ficando atrás apenas de Turquia, Irã e Reino Unido.

O cálculo sugere que a média é de 2 bilhões de xícaras de chá consumidas por ano, o que dá uma média de pelo menos 10 xícaras por pessoa.

Chá verde

Famoso por fazer com que o emagrecimento aconteça de maneira mais rápida, o chá verde também é um poderoso termogênico capaz de controlar os níveis de diabetes.

Por agir diretamente no metabolismo, acaba sendo reconhecido como um dos importantes tipos de chá no momento de controlar os níveis de glicose no organismo.

O chá também reduz os níveis de glicose, deixando a conversão do amido um pouco mais lenta. O amido é famoso por se converter em muitas moléculas de glicose, o que fatalmente prejudica o organismo de quem está tratando a diabetes. Por isso, o chá verde também é fundamental neste controle.

Chá de carqueja

Também conhecido pelas suas propriedades na proteção do fígado, o chá de carqueja é um dos tipos de chá extremamente importantes no controle da diabetes.

Ele faz com que o glicogênio fique armazenado por mais tempo no fígado, o que traz mais energia para o corpo. Dessa forma, há uma redução da glicose concentrada no sangue, fazendo com que os níveis circulem mais próximos do volume ideal.

Chá de hibisco

Chá medicinal normalmente usado para a redução da gordura abdominal, o hibisco também é excelente para controlar o colesterol e a glicose que estão em circulação no sangue.

Desta forma, a substância pode facilitar o trabalho da insulina, desde que ela ainda esteja sendo produzida dentro do corpo. Isso acontece porque a erva também é extremamente benéfica para o pâncreas.

chás para diabetes

Chá preto

Um dos mais produzidos no Brasil, o chá preto usa folhas idênticas às utilizadas para o chá verde, mas são colhidas em outro momento.

Neste estado, o chá acaba fornecendo uma série de polissacarídeos, substâncias responsáveis por atrapalhar a ação das enzimas. Dessa forma, o corpo demora mais para quebrar as cadeias de amido e gerar glicose.

É possível manter um controle aceitável tomando de duas a quatro xícaras deste chá por dia.

Chá de camomila

Conhecido por ser um excelente calmante, este chá medicinal faz com que as taxas de glicose no sangue diminuam, também transformando a substância em glicogênio para a atividade do fígado. Desta forma, o açúcar se mantém conservado e se transforma em energia para as atividades do dia.

A camomila também reduz os riscos de hiperglicemia, que destroem rapidamente as células geradas pelo pâncreas.

Chá de pata-de-vaca

Planta medicinal que traz uma série de proteínas, a pata-de-vaca gera um dos mais poderosos chás para diabetes. As substâncias acabam realizando o mesmo trabalho que a insulina no corpo, facilitando a alimentação das células por meio da glicose. O efeito foi notado em animais e, hoje em dia, é normal que as pessoas aproveitem os benefícios da planta para tentar controlar a doença.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo