Chás para dormir: essas 7 opções são ótimas para a insônia

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28/09/2020 Por
Chás para dormir: essas 7 opções são ótimas para a insônia

Importantes na rotina dos brasileiros, chás para dormir passaram a ser mais procurados. Por conta de uma rotina extremamente agitada, muitas pessoas possuem dificuldades para dormir. A insônia está se tornando um problema cada vez mais presente, principalmente pelo aumento dos índices de ansiedade e a quantidade de problemas que as pessoas precisam administrar no dia seguinte. Por isso, é fundamental conhecer quais são os melhores chás para dormir.

Preparados da maneira correta, os chás para dormir podem trazer um relaxamento instantâneo para o corpo. Mas o melhor deste recurso é que você não precisa consultar um médico para falar sobre tema, pois não há nenhum malefício gerado pelo uso das ervas. O uso de medicamentos para dormir pode gerar dependência, além de uma série de outros efeitos colaterais.

Chás para dormir

O que são chás para dormir?

Chás para dormir são bebidas preparadas com o auxílio de ervas selecionadas, que possuem substâncias ideais para gerar a sensação de tranquilidade. Por isso, acabam se destacando como agentes naturais no movimento de relaxar o corpo e gerar o sono de maneira instantânea. Porém, o ideal é consumir o chá pelo menos uma hora antes de se deitar.

É preciso destacar que estes chás podem ser preparados de duas formas. O mais tradicional de todos é o ato de ferver a planta diretamente na água, necessitando de um coador para que a separação das ervas possa ser feita na sequência. No entanto, hoje em dia, também há a praticidade proporcionada pelos saquinhos, vendidos em pequenas caixas no supermercado.

Porém, vale destacar que o ideal não é adicionar açúcar em nenhuma das receitas. Tente maneirar neste elemento caso sinta necessidade, pois há um realce no sabor.

Muitas pessoas passaram a adicionar um pouco de mel para trazer um sabor doce ao líquido. Atente-se também ao tempo de preparação, não deixando que o saquinho fique menos tempo do que o suficiente em contato com a água.

O que motiva a insônia?

Existem alguns fatores que colaboram com o aparecimento da insônia na rotina. Os principais deles estão relacionados aos níveis de ansiedade e estresse presentes no dia a dia. Quem costuma ficar encarregado de várias tarefas, tendo que manter uma visão ampliada sobre uma série de situações, acaba levando esse sentimento de sobrecarga para o momento de descanso.

Mas também existem outros motivos que geram desconforto no momento do sono. Um deles é a dor muscular, que também pode surgir como um reflexo da rotina estressante. A presença das substâncias consumidas durante o dia, como o álcool, a grande quantidade de açúcar e os cigarros também geram uma tendência à falta de sono.

Chás para dormir

Chás para dormir na economia

Há uma série de ervas que passaram a ser estudadas com mais frequência na última década. E, por este motivo, os chás para acalmar passaram a ser muito procurados pelo público.

Uma prova deste movimento é que em 2016, por meio de pesquisa publicada pela empresa E.Life, a procura por ervas para chás cresceu em aproximadamente 168% em todo o Brasil.

O crescimento nas pesquisas fez com que a venda pela internet também passasse por um aumento significativo. O recorte da pesquisa notou o aumento de interesse durante os anos de 2011 e 2016. Mas com a variedade que o mercado assumiu, a tendência é de que a procura dos consumidores continue crescendo.

Chá de camomila

Por se tratar de uma erva com diversas qualidades, a camomila acaba se tornando uma das principais para a produção de chás calmantes.

Esta erva tônica possui propriedades vasodilatadores e antiespasmódicas, o que facilita a circulação sanguínea e alivia a pressão gerada pelos músculos. Dessa forma, o relaxamento acontece de forma natural durante a noite. A erva também se destaca por ser altamente anti-inflamatória.

Chá de erva de São João

Extremamente rica em concentração de vitamina C, esta erva também é famosa no combate aos malefícios da insônia.

Também com propriedades anti-inflamatórias, ele aparece entre os tipos de chá que podem combater a depressão e o estresse. O relaxamento gerado em todos os setores do corpo também é fundamental para quem está enfrentando problemas com a ansiedade.

Chá de valeriana

Um dos itens mais procurados por quem enfrenta problemas para dormir, a valeriana também é encontrada facilmente em comprimidos. Além disso, é um dos tipos de chá importantes para regularização do sono.

Contando com um efeito mais sedativo, a substância age diretamente no sistema nervoso, dando um aspecto mais calmo às células que trabalham na região. Também é uma boa opção para quem não se sente tranquilo durante o dia.

Chá de passiflora

Muito encontrada em diversas regiões do país, a erva passiflora é extremamente explorada por conta dos benefícios para a saúde. Rica em alcaloides e flavonoides, ela também traz ácidos importantes para a saúde do corpo.

Ao mesmo tempo em que é capaz de trazer substâncias que deixam os músculos mais fortes, este chá tranquiliza o sistema nervoso. A única desvantagem está vinculada ao sabor.

Chás para dormir

Chá de melissa

Apesar de ser extremamente parecida, a erva da melissa não é a mesma do capim-cidreira. Esta planta é uma das que mais se destacam quando o assunto é a redução do nervosismo. Por consequência, está entre os tipos de chá que combatem diretamente os transtornos de insônia.

Por ser um ótimo elemento para a digestão, também vale a pena tomar uma xícara após uma refeição mais pesada.

Chá de alface

Também funcionando como um excelente diurético, o chá de alface não é muito conhecido entre os brasileiros. Mesmo assim, se destaca entre os chás para dormir que mais geram benefícios ao corpo. Boa parte deles está ligado ao controle da retenção de líquidos e da pressão alta, o que faz a circulação sanguínea acontecer de forma tranquila.

Para preparar, basta aplicar a alface em água fervendo por cerca de 10 minutos.

Chá de lavanda

Além dos benefícios trazidos pela riqueza do aroma, a lavanda também é um dos chás para dormir extremamente bem conceituados. A erva é responsável pelo relaxamento do corpo, que acaba eliminando a sensação do estresse. O chá também é muito bom para problemas intestinais, dores no corpo e dificuldades para respiração.

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