Estes 5 chás para gripe vão revigorar a sua saúde: conheça-os!

Inicio » Agricultura » Estes 5 chás para gripe vão revigorar a sua saúde: conheça-os!
20/09/2020 Por
Estes 5 chás para gripe vão revigorar a sua saúde: conheça-os!

Chás para gripe integram mercado de produtos naturais que apresentam quadro de franco crescimento no Brasil. Sem dúvida os tipos de chá mais procurados são os chás para gripe. Com a recorrência da variação climática ao longo do ano, a vida estressante nas grandes cidades e a chegada de épocas mais frias, com certeza não há sistema imunológico que não sofra abalos.

Com a precarização do atendimento médico e a falta de tempo até para cuidar da própria saúde sem dúvida muitos recorrem a soluções caseiras para evitar longas horas de espera em hospitais e certamente também para evitar superlotação em tais atendimentos públicos. É nesse contexto que os chás para gripe sem dúvida despontam como alternativa para se livrar de vários transtornos.

chás para gripe

Quais são os chás para gripe?

Chás para gripe são o resultado da infusão de folhas de ervas medicinais em água fervente para se combater o vírus da gripe. As folhas selecionadas contêm propriedades que, com certeza, ajudam a aliviar os sintomas da gripe e tratar o organismo debilitado em razão da doença transmitida pelo vírus.

O consumo desses chás costuma ser na forma de bebida quente, em doses medidas em horários específicos por determinado período. A descoberta das qualidades medicinais de determinados tipos de ervas ocorreu há milênios por parte de povos primitivos, em especial de cultura indígena.

Esses povos, por precisarem explorar os recursos naturais do meio onde viviam para sobreviver, e curar doenças e feridas, acabaram realizando diversos experimentos que se revelaram muito úteis para o desenvolvimento de civilizações futuras. Essas descobertas ou suspeitas com certeza foram transmitidas de pai para filho, por geração após geração, se perpetuando e se inserindo na cultura popular.

Com o desenvolvimento tecnológico, os meios científicos puderam constatar a eficácia de muitas dessas ervas para o tratamento de doenças, confirmando a sabedoria dos povos antigos.

Felizmente, a natureza proporciona diversos tipos de ervas para se fazer chás para gripe, facilitando que opções não faltem para cuidar desse incômodo. Cada uma, apesar de eficaz para o mesmo problema, apresenta características próprias que a torna útil para tratar outros tipos de transtornos.

Conheça os principais tipos de chás para gripe a seguir.

Tipos de chás

Recomenda-se o consumo não prolongado desses chás para não causar reações adversas. Também é preciso ter ciência que alguns desses chás para gripe têm contraindicações. Por isso, avalie se não tem alergia às plantas ou aos ingredientes desses chás.

Consulte o seu médico caso esteja tomando outros medicamentos para evitar conflitos de substâncias.

chás para gripe

Ervas com gengibre

Esse chá faz parte da categoria “chá medicinal”, indicado para fortalecimento do sistema imunológico. Portanto, é um remédio natural de prevenção, especialmente. Contudo, não significa que não gere alívio uma vez estando resfriado.

A receita é bem simples:

  • Dois dentes de alhos;
  • Gengibre ralado;
  • Duas colheres de chá de ban-chá;
  • Um pedaço de canela.

Coloque os ingredientes em água fervente e deixe a misturar ferver por 5 minutos.

Erva-cidreira

Mais conhecida pelos seus efeitos calmantes, a erva-cidreira também é uma boa aliada contra gripes e resfriados. Suas propriedades, além de relaxar, têm qualidades expectorantes.

Causa transpiração – com certeza, um ótimo efeito para aplacar a temperatura de febres.

Também é indicada para aliviar cólicas menstruais e equilibrar a flora intestinal.

Veja o modo de preparo:

  • Despejar uma colher de erva-cidreira para cada xícara de água;
  • Ferver a mistura e deixar a descansar por 5 minutos;
  • Depois, coar.

Chá de alho

Esse chá é indicado para quem estiver passando, principalmente, por desconfortos respiratórios, dor de garganta e dor no corpo. Contudo, não é indicado para diabéticos, hipertensos e cardiopatas que tomam medicação como ácido acetilsalicílico.

Para fazer esse chá, irá precisar apenas de 3 dentes de alho e duas colheres de mel.

  • Esmague o alho;
  • Separe uma panela com 2 copos de água e depois coloque o alho amassado;
  • Deixe ferver;
  • Aguarde 15 minutos;
  • Coe;
  • Depois, adicione o mel.

Se preferir, ainda pode de colocar pimenta-caiena e suco de limão.

chás para gripe

Chá de canela, cravo-da-índia e limão

Com certeza, canela e cravo-da-índia integram o grupo de chás para tosse, pois são bactericidas e ajudam a eliminar micro-organismos causadores da tosse. O limão e o mel cumprem função de fortalecimento do sistema imunológico, pois são ricos em vitamina C.

Os ingredientes necessários para fazer esse chá:

  • Três cravos-da-índia;
  • Um pau de canela;
  • Uma rodela de limão;
  • Meio litro de água.

O modo de preparo é simples:

  • Encha um recipiente com água;
  • Coloque os ingredientes;
  • Deixe ferver por 5 minutos;
  • Aguarde esfriar;
  • Coe;
  • Adoce com mel (uma colher de sopa).

Para melhor eficiência do chá, beba-o ao menos 2 vezes por dia.

Chá de segurelha

Seguindo com a lista de chás para gripe, este tem fama de, além de aliviar sintomas da gripe, dor de garganta e doenças respiratórias, ser um poderoso afrodisíaco. O modo certo de consumi-lo, entretanto, é por gargarejo, mas somente após esfriar.

Adicione 4 gramas de segurelha seca a cada xícara de água.

Mercado de produtos naturais

Como gripe é como imposto, todo mundo tem ou certamente um dia vai ter, e todo mundo gosta de economizar tempo evitando ir a hospitais (embora tal prática seja recomendável apenas em casos típicos de gripe, já que a persistência dos sintomas e o advento de novos sintomas sempre requerem cuidados maiores), certamente há um potencial de mercado excelente.

Os números não deixam mentir.

Pesquisa da agência Euromonitor Internacional, publicada em 2017, indicou que nos anos anteriores, principalmente nos últimos 5 anos, o mercado de alimentos e bebidas saudáveis teve aumento de 12,3% ao ano.

Mesmo no pior ano da crise recente no Brasil, em 2016, esse mercado gerou 93,6 bilhões de reais em vendas. Esse número colocou o país na quinta colocação do ranking de nações que mais investem no setor.

Estudos de especialistas do mercado apontam que a tendência de crescimento seja de 4,4% ao ano até 2021. Enquanto nos últimos 5 anos a taxa média de crescimento de venda de produtos naturais teve alta de 12,3% no Brasil, a média de outros países foi de 8%.

São números, portanto, animadores, e que se explicam não só pelo desejo natural de se procurar alternativas mais práticas, mas por mudanças de comportamento do consumidor brasileiro que, sem dúvida, passa a se preocupar mais com a qualidade de sua alimentação.

Se, antes, chás para gripe eram procurados apenas nas ocasiões de contaminação da doença, hoje são procurados independentes do estado de saúde por simplesmente apresentarem propriedades benéficas ao organismo. Certamente, com isso, todos saem ganhando: desde os produtores até os consumidores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo