Cherimóia é fruta dos Andes que possui polpa nutritiva e saborosa

Inicio » Agricultura » Cherimóia é fruta dos Andes que possui polpa nutritiva e saborosa
28/10/2019 Por
Cherimóia é fruta dos Andes que possui polpa nutritiva e saborosa

Cherimóia é fruta adocicada encontrada em regiões subtropicais

A cherimóia é uma fruta originária dos Andes, sendo encontrada, portanto, em países como Colômbia, Bolívia e Peru. Seu nome vem da língua nativa quichua e significa sementes frias.

A cherimóia pertence a uma família de outras variedades semelhantes, chamada das anonáceas, tais como atemoia, graviola e pinha. Além disso, essa fruta é benéfica para a saúde do cérebro e do coração.

Cherimóia

O que é cherimóia?

A Cherimóia, cujo nome científico é Annona cherimola, se refere a uma árvore de pequena porte e frutífera. Seu fruto é conhecido por diversos nomes diferentes, dentre eles chirimoia, anona ou nona.

A árvore que dá origem a fruta possui um comprimento que varia entre 7 e 8 metros de altura e tem crescimento lento. Suas folhas são exuberantes e seu caule possui formato cilíndrico. Já suas flores se destacam pelo aroma e são amarelas, com pequenas traços de coloração púrpura.

Fruta cherimóia

A fruta chirimoia possui um formato arredondado e pode lembra o desenho de um coração. A sua casca tem coloração verde e algumas marcas em relevo. Além disso, ela apresenta uma polpa branca, que possui diversas sementes não comestíveis; e é saborosa por apresentar um gosto adocicado.

As propriedades da cherimóia incluem o fato de esta ser uma fruta nutritiva e rica em vitamina C. Ela também é uma fonte de potássio, de minerais, de fibras e possui baixo teor de sódio.

Cherimóia

Benefícios da cherimóia

Os benefícios da cherimóia são relacionados a saúde cardiovascular e cerebral, principalmente. No entanto, ela ainda é vantajosa por outros motivos. Confira a seguir os principais benefícios do fruto:

  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, porque é composta de vitamina C;
  • Contribui com o combate aos radicais livres e agentes que causam infecções;
  • Equilibra a pressão arterial e a frequência cardíaca, por possuir níveis equilibrados de sódio e potássio;
  • Controla irritação, dores de cabeça e depressão, porque é rica em vitamina B6, que exerce esta função;
  • Previne a osteoporose e contribui com a saúde óssea, por ser composta de vitamina B6 e cálcio.

Além disso, alguns estudos comprovam que o fruto é eficaz na redução da taxas de colesterol ruim.

Como plantar cherimóia?

Alguns condições são essenciais para compreender como plantar cherimóia. Esta planta se desenvolve melhor em regiões de clima subtropical, de preferência, sem ocorrência de geadas. Para sua produção, o recomendado é a técnica de enxertia.

No entanto, se mal polinizada, a técnica resulta em baixa produtividade de frutos. Logo, recomenda-se fazer a polinização artificial para que a árvore produza maior quantidade do fruto. É válido dizer que, quando é feita a polinização manual, a variedade pode atingir até mesmo o dobro de tamanho.

Cherimóia

Além disso, é necessário ter alguns cuidados após colher a fruta, isso porque ela amadurece rápido e é bastante perecível. Para que dure por pelo menos um mês, conserve-a em ambientes refrigerados.

Variedades da cherimóia

Dentre as variedades de cherimóia comercializadas se destacam a Fino de Jete, Golden Russet e Campa. Os frutos tem diversas finalidades, sendo destinado a fabricação de , sorvetes, iogurtes e até doces. Além disso, ela também pode ser misturada ao vinho branco ou servir como um refresco quando misturada com limão e gelo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo