Chips de banana são opção gostosa e saudável de snack

Inicio » Agronegócio » Chips de banana são opção gostosa e saudável de snack
20/01/2020 Por
Chips de banana são opção gostosa e saudável de snack

A maior concentração de produção de chips de banana no Brasil se encontra na região Norte

Chips de banana são apenas mais uma das variedades possíveis de comercialização desse fruto. A oferta de mais de uma forma de consumo aliada à capacidade de produção durante o ano inteiro faz da banana um dos frutos com retorno de investimento mais rápido.

A variedade conhecida como chips de banana ainda não é a forma de consumo mais popular, mas vem se tornando mais conhecida com o passar dos anos. Um de seus atrativos é a possibilidade de ser um alimento doce ou salgado, conforme o gosto do cliente.

O que são chips de banana?

Chips de banana são pequenas lascas da fruta, normalmente comercializadas de forma industrial. São fatias secas e geralmente crocantes. Essas lascas podem ser tanto doces como salgadas.

Na primeira opção, são cobertas com açúcar ou mel, reforçando o doce próprio da fruta. No segundo caso, as rodelas de banana são fritas em óleo junto a outras especiarias que adicionam sabor salgado, por vezes, picante.

Chips de banana

Nota-se, nos dois casos, que chips de banana não podem ser considerados um dos alimentos mais “lights” disponíveis no mercado. É um alimento calórico, ainda que rico em vitaminas. Mas, sem dúvida, é muito apreciável.

Costuma ser consumido como petisco. Ótima opção para lanche da tarde ou para acompanhar um filme. Também é uma boa escolha caso esteja com a agenda corrida até para se alimentar.

Como, felizmente, a tendência na indústria alimentícia é apresentar produtos mais saudáveis, por ser uma demanda cada vez mais exigida pelos consumidores preocupados com o bem-estar, há diversos tipos de receitas de chips de banana. Desde receitas mais simples que podem ser feitas no micro-ondas até receitas com ervas finas e sal do Himalaia.

Veja a seguir algumas receitas rápidas de chips de banana!

Como fazer chips de banana?

Como colocado acima, existem várias formas de fazer chips de banana. Comecemos pela mais simples.

O ingrediente principal, obviamente, é a banana. Pegue uma do tipo prata e que não esteja muito madura.

Descasque-a e corte em rodelas. Pegue essas lascas e coloque-as sobre uma assadeira. Asse as rodelas, mas em fogo baixo.

É só esperar dourar. Entretanto, certifique-se de virar as rodelas durante o preparo, pois isso garante que os dois lados das fatias fiquem dourados.

No micro-ondas

E como fazer chips de banana no micro-ondas?

Leva um pouco mais de tempo, mas o resultado são fatias bem crocantes.

Novamente, corte uma banana em rodelas finas, mas dessa vez coloque-as em um prato. Ponha o prato no micro-ondas e deixe as fatias cozinhando até desidratarem.

Após esse processo, deverá colocá-las no forno, contudo, em fogo médio. Deixe assando por 3 minutos.

Chips de banana verde

Agora vamos apresentar uma receita com chips de banana verde.

Separe 4 bananas verdes, óleo de coco, sal e pimenta do reino.

Descasque as bananas e corte-as em rodelas finas (outra opção de corte é seguir o sentido vertical da fruta, fazer tiras finas de banana).

Unte uma assadeira utilizando o óleo de coco (caso não tenha ou não goste deste tipo de óleo, podo escolher outro de sua preferência).

Na assadeira, coloque as fatias de banana adicionando o sal e a pimenta a gosto.

Pincele mais uma vez a assadeira com o óleo e coloque-a no forno. O forno, contudo, deve ficar preaquecido a 200 °C e por 15 minutos.

Decorrido esse tempo, o próximo passo é virar as rodelas, pois dessa forma os dois lados vão dourar. Ao virar as rodelas, aguarde por mais alguns minutos até que estejam crocantes.

Chips de banana

Banana com limão

Sem dúvida, uma receita de chips de banana mais exótica, mas não menos saborosa.

Para essa receita, precisará de 3 bananas verdes. Assim como nas receitas anteriores, deverá tirar as cascas e cortar as fatias em finas rodelas ou tiras.

As fatias deverão ser colocadas em uma assadeira, contudo, é preciso cuidado para que as rodelas não fiquem umas sobre as outras, pois é um problema que costuma ocorrer quando há farta quantidade de rodelas.

Com as fatias dispostas sobre a assadeira, esprema um limão sobre as bananas e depois leve para assar.

Chips de banana na AirFryer

Já pensou em fazer chips de banana na AirFryer? Tem tudo a ver, considerando que esses chips são bem parecidos com a proposta das batatas fritas, por exemplo.

Caso não saiba o que significa AirFryer, se trata de um equipamento que utiliza ar quente para cozinhar qualquer tipo de alimento. Já deve ter visto na TV alguma propaganda contando vantagem sobre o produto, “cozinhar sem óleo”, “muito mais saudável” e “com resultado tão bom ou melhor do que o estilo tradicional”.

A receita com chips de banana na AirFryer é bem simples, até porque o equipamento torna tudo mais fácil. É como levar as rodelas no micro-ondas, mas o processo acaba sendo até mais rápido e simples.

Escolha bananas verdes de seu agrado, corte-as em rodelas ou tiras finas, acrescente sal ou açúcar, a depender de seu gosto, e depois coloque-as no equipamento.

Elas precisam ficar na AirFryer por pelo menos 25 minutos, mas não em uma temperatura muito alta, para que não torrem.

Mercado de banana Brasil

O Brasil produz cerca de 6,9 milhões de toneladas de banana anualmente. O maior polo produtor da fruta é a região Nordeste com 2,5 milhões de toneladas produzidas ao ano.

Chips de banana

A fruta é considerada um alimento tipicamente brasileiro. Por ser produzida o ano todo, desde que respeitada as condições ideais (cultivo em região quente e sistema de irrigação adequado), o retorno do investimento costuma ser rápido.

Esse é um aspecto importante ao começar o trabalho de cultivo. É importante definir o tipo de banana que pretende comercializar na hora de fazer o plantio para não gerar confusão e se concentrar em um público-alvo.

Os chips de banana são mais produzidos na região Norte do país e são consumidos mais na versão fresca.

Seja na versão tradicional ou chips de banana, o fato é que a fruta é uma das prediletas do brasileiro e com consumo cada vez mais elevado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo