Chips de batata doce podem ser feitos com facilidade

Inicio » Agronegócio » Chips de batata doce podem ser feitos com facilidade
28/09/2020 Por
Chips de batata doce podem ser feitos com facilidade

Chips de batata doce são uma ótima opção de petisco saudável e pouco calórico. Sem dúvida, os chips de batata doce ajudam a movimentar o mercado de batata no Brasil e no mundo. São deliciosos petiscos crocantes que vão muito bem para aquela pausa no trabalho, na faculdade, para assistir aquele filme debaixo das cobertas.

Batata serve de alimento para a humanidade há mais de 8 mil anos. A produção de sua versão industrializada atualmente aproxima-se dos 7 milhões de toneladas em escala global. Com certeza, um dos maiores polos fornecedores de chips de batata doce no Brasil é a região sudeste, pois 57% da produção total de batata doce se concentra em apenas dois estados da região.

Chips de batata doce

O que são chips de batata doce?

Chips de batata doce são fatias em forma de rodelas do tubérculo conhecido cientificamente como Ipomoea batatas, da família das convolvuláceas, mas popularmente conhecida como batata-doce, batata-da-terra, batata-da-ilha, entre outros nomes conforme a região do país.

A origem dessa batata é nos Andes e se espalhou nos trópicos e sub-trópicos de todo o mundo, inclusive no Brasil, lugar que proporciona condições de clima e terra ideais para o seu plantio.

Esse tubérculo prefere climas temperados e quentes, com temperaturas que exceda os 10 °C. Além de altas temperaturas, o ambiente de seu plantio precisa ser privilegiado em termos de irrigação, com chuvas que variem de 750 a 1000 milímetros anuais.

A forma mais consumida de batata doce é a sua versão in natura, fresca, no entanto, outras formas passaram a ganhar preferência no gosto do público, como batatas cozidas, fritas, assadas e talvez mais recentemente os chips de batata doce.

Como exposto acima, esses chips se tratam de lascas, rodelas fatiadas da batata que depois são cozidas ou fritas até ficarem bem douradas e crocantes.

Produção de chips de batata doce no Brasil

O plantio e uso da batata como alimento remontam há milênios da história na humanidade. No Brasil, há registros indicando pequenas plantações de batata na época de colonização, certamente evidenciando sua existência no solo nacional antes da chegada dos europeus.

Entretanto, apenas no começo do século XX, a produção e o consumo do tubérculo se intensificaram no país e entraram em definitivo no cardápio dos brasileiros.

O alimento é cultivado em 120 países e consumido por mais de 1 bilhão de pessoas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aposta na batata como uma das principais armas de combate à miséria. Com a previsão de aumento da população mundial, escassez de terra e de recursos naturais nos próximos anos, o combate à fome será um desafio cada vez mais presente.

A batata, por ser um alimento saudável, de reprodução rápida e que não exige condições muito específicas de terra para ser plantada, é vista como um dos principais alimentos que auxiliarão na alimentação das populações mais desassistidas.

O campeão mundial de produção de batata é a China. No ano de 2014, o país contabilizou mais de 196 milhões de toneladas de batata.

O Brasil surge na 21ª posição, tendo produzido mais de 36 milhões de batata no ano de referência.

Tanto em termos de batata doce como salgada, a região sudeste se destaca como maior polo produtor.

No caso da batata doce, concentra mais da metade da produção nacional. Apenas os estados de São Paulo e Minas Gerais são responsáveis por 57% da produção total desse tipo de tubérculo.

Já quando o assunto é a batata salgada, o estado de Minas Gerais é responsável por 32% da produção total. São Paulo participa com 24% e o estado do Paraná com 22%.

Chips de batata doce

 Como fazer chips de batata doce?

Sem dúvida, a versão mais comercializada de chips de batata doce é a industrial. No entanto, isso não significa que exige preparo muito complexo ou maquinário sofisticado para produzir de forma caseira.

Na verdade, é bem simples de se fazer chips de batata doce. O que deixa a receita mais elaborada é o acréscimo de alguns ingredientes de preferência, contudo, certamente a receita mais simples não deixa de apresentar um excelente petisco para os lanches de fim de tarde.

Veja algumas receitas.

Chips de batata doce no forno

Para essa receita, anote os seguintes ingredientes:

  • Uma batata-doce média;
  • Pimenta-caiena (pitada);
  • Azeite de oliva;
  • Sal rosa (pitada);
  • Orégano.

Para preparar os chips de batata doce no forno, siga as instruções a seguir:

  1. Depois de lavar as batatas, corte rodelas bem finas. Após, tempere as rodelas com o sal, pimenta e azeite, dispondo-as em uma forma antiaderente. Caso não tenha uma forma com esse recurso, forre-a com papel manteiga;
  2. Ao colocar as rodelas na forma, cuide para deixar espaço entre elas para que fiquem mais crocantes;
  3. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Não se esqueça de virar as rodelas para que os dois lados fiquem dourados.

Chips de batata doce no micro-ondas

Para fazer essa receita, você precisará reunir estes ingredientes:

  • Uma batata doce;
  • Meia colher de sopa de sal;
  • 500ml de água;
  • Pimenta-do-reino.

Sem dúvida, o micro-ondas torna o processo mais prático, rápido e com resultado tão bom quanto a do forno. Veja o modo de preparo:

  1. A primeira etapa será sempre a mesma. Lavar a batata e fatiar as rodelas, os chips de batata doce. Pegue as rodelas e coloque em água, mas esta temperada com pimenta do reino e sal;
  2. Deixe esses pedaços descansando cerca de 15 minutos. Ao retirar as lascas, escorra-as e seque em um pano;
  3. Após essa etapa, é que deverá levar a batata no micro-ondas. O tempo recomendado é de 3 minutos, contudo, na potência alta;
  4. Um detalhe importante, porém: a cada 1 minuto, cuide de parar o tempo do eletrodoméstico para desgrudar os chips de batata doce do prato.

Chips de batata doce

Chips de batata doce na AirFryer

O aparelho em questão, a AirFryer, frita os alimentos se utilizando da pressão e temperatura do ar quente. Esse processo, certamente, contribui para deixar o preparo dos alimentos e os próprios mais saudáveis, uma vez que dispensa o uso de óleo.

Os ingredientes para esta receita são:

  • Batata doce (500 gramas);
  • Uma colher de sopa de alecrim;
  • Quatro dentes de alho desidratado;
  • Orégano.

Quanto ao modo de preparo:

  1. Lavar as batatas e colocá-las com casca e tudo em panela com água. Deixar cozinhando por 10 minutos. Depois, escorra o excesso de água, seque as batatas e corte-as em rodelas finas;
  2. Ligue a AirFryer e deixe-a esquentando a 200 °C por 2 a 3 minutos, mas sem colocar os chips de batata doce. Depois desse tempo, introduza as rodelas e os demais ingredientes. Deixe cozinhando na AirFryer por 10 minutos ou até as lascas ficarem com aspecto dourado e crocante.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo