Batata é a hortaliça de maior importância no cenário agro brasileiro

Inicio » Agricultura » Batata é a hortaliça de maior importância no cenário agro brasileiro
10/09/2019 Por
Batata é a hortaliça de maior importância no cenário agro brasileiro

Além de ser muito importante na alimentação dos brasileiros, a batata também é fundamental na movimentação da economia

Marcante por fazer parte da alimentação de muitos povos e gerações, a batata se destaca entre os principais itens da culinária mundial. E o Brasil é um dos grandes produtores e consumidores deste alimento, que se destaca em todo o planeta como uma grande fonte de carboidratos. Sua versatilidade chama a atenção, fazendo parte de uma infinidade de receitas.

São muitas as formas de consumir a batata. Seja frita, cozida ou assada, o acompanhamento é certeiro em saladas ou em outros pratos mais elaborados. O que mais se destaca é a quantidade de nutrientes. Reunindo componentes do complexo B e a vitamina C, o alimento também agrega fósforo, sais minerais, cálcio e potássio, tornando a musculatura do corpo reforçada.

Batata

O que é batata?

Batata é um tubérculo que se tonou cultivável em muitas regiões do planeta. É originária dos Andes peruanos.

Cientificamente conhecida como Solanum tuberosum, este alimento se tornou um dos mais procurados pelos brasileiros. Geralmente, o cultivo é realizado em terrenos mais arenosos, capazes de agregar maior quantidade de nutrientes.

O alimento é extremamente rico em vitamina K, elemento que torna a saúde das artérias muito mais constante. Com isso, há um ganho na prevenção de acidentes cardiovasculares, além da prevenção contra câimbras.

O caldo de batata, por exemplo, também é extremamente útil para aliviar dores.

Tipos de batata

Além de reunir uma série de benefícios e nutrientes, a batata também se destaca pela sua versatilidade. Isso porque, tanto há a possibilidade de muitas receitas feitas com o tubérculo como também diferentes tipos de batata que podem ser usadas para isso; como os seguintes, por exemplo:

  • Batata tomate
  • Batata inglesa
  • Batata yacón
  • Batata doce
  • Batata baroa
  • Batata asterix
  • Batata baraka
  • Batata ágata

Produtividade da batata

Cerca de 50% da produção mundial de batata parte dos países asiáticos. Apesar do grande apelo do alimento no Brasil, o país não está entre os cinco maiores produtores do planeta. A lista conta com Rússia, Índia, China, Estados Unidos e Ucrânia.

Em território nacional, pesquisas apontam que existem 102 mil hectares voltados para o cultivo da batata. Os estados que concentram esta produção são Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A média brasileira é de uma produção de 27 toneladas por cada hectare dedicado. Isso demonstra como o mercado é competitivo e promissor, podendo render excelentes retornos para os investidores.

Nesse cenário, os primeiros passos para um excelente trabalho são a análise minuciosa do solo, a qualidade das sementes, a nutrição da colheita e a verificação das condições climáticas.

A questão de nutrição já é trabalhada com uma série de itens como fósforo, nitrogênio, magnésio e o conhecido potássio. Recebendo estes adicionais, a planta se torna muito fortalecida e rende de forma constante.

Além disso, vale destacar que cuidar destas questões também evita pragas e contaminações, minimizando gastos com pesticidas.

O mercado também está em expansão quando discutimos as variedades de batata. Com uma série de formatos, sabores, texturas e cores diferentes, é possível contar com uma demanda cada vez maior e mais diversificada. Isso faz com que os produtores ampliem o campo de atuação, mas sem esquecer da rentabilidade e do retorno financeiro.

Batata

Fortalecimento do setor no Brasil

De acordo com as pesquisas, o Brasil oferece 3 milhões de toneladas de batatas por ano.

Cerca de 100 mil dos produtores estariam concentrados no estado de Minas Gerais, reunindo em solo mineiro cerca de 33% de todo o montante nacional. Mas a região de Alfenas, que conta com as cidades adjacentes, se destaca no setor por arcar com cerca de três safras por ano.

A troca de conhecimentos e a aproximação das tecnologias fazem com que o setor se torne ainda mais forte.

Assim, os brasileiros estão se aproximando dos franceses para agregar novas técnicas e materiais qualificados. Esse relacionamento rendeu mais de 23 novas sementes para o mercado brasileiro, que repassou aos produtores a oportunidade de aumentar a própria variedade.

E a preocupação com os avanços não envolve apenas os empresários, mas também os órgãos regionais.

A Secretaria de Agricultura, a Superintendência de Abastecimento e programas da iniciativa privada estão acompanhando todo o movimento dos produtores. Esse suporte das entidades faz com que o relacionamento ganhe ainda mais credibilidade no exterior.

Importância da batata na economia

É inegável a participação ativa da batata no aspecto econômico. O Brasil já vê um retorno absolutamente positivo após o crescimento do cultivo no país.

Em 2017, houve um registro de R$ 3,6 milhões derivados da produção de batatas. Além disso, no mesmo período, foram registrados mais de 5 mil produtores em todos os estados brasileiros.

Há uma série de fatores que impulsionam a produção brasileira. As excelentes condições de solo garantem a fertilidade do alimento, além das pluviosidades que auxiliam na diversificação.

Os ciclos de desenvolvimento não se tornam tão longos, raramente extrapolando os 120 dias previstos. Adicionalmente, há um volume baixo de investimento em agrotóxicos, o que torna o processo ainda mais barato.

Com estes fatores, a oferta de cultivo está cada vez mais em alta, além da participação de órgãos governamentais e privados na movimentação do mercado.

Como consequências, houve melhorias nos processos e a batata acabou se tornando mais resistente e qualificada. O alimento é comercializado com o seu valor nutricional praticamente intacto.

Nutrientes da batata

A batata é um dos alimentos mais lembrados quando o assunto é energia. Isso acontece por conta da riqueza em carboidratos, que dá grande volume de disposição ao corpo.

As fibras, o zinco, o magnésio, o cálcio e o ferro também trazem uma série de vantagens ao corpo, que fica enriquecido pelas vitaminas E, C, B e K.

É importante destacar que picos de insulina são possíveis, e este fator exige um controle maior da batata na alimentação.

Lembrando que há uma série de receitas com batata. As mais famosas são:

  • Purê de batata
  • Batata assada
  • Batata frita
  • Batata cozida
  • Batata rosti
  • Batata recheada
  • Batata gratinada

Batata

Benefícios da batata

Entre os principais benefícios da batata, por exemplo, pode-se destacar o aumento dos glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. Isso faz com que o ferro e a vitamina B6 se tornem mais presentes, evitando problemas ligados à anemia.

Além disso, também atuando como antioxidante, o alimento faz com que as inflamações não se desenvolvam no corpo, trazendo um melhor desempenho ao sistema digestivo.

O cérebro também demonstra um melhor desempenho com o consumo da batata. As vitaminas do complexo B tornam os níveis de oxigênio mais equilibrados, fazendo, assim, com que a dopamina e a serotonina apareçam em maiores quantidades. A produção de neurotransmissores torna o funcionamento cerebral mais dinâmico.

O fortalecimento dos ossos também é um dos grandes trunfos da batata. Este processo acontece por conta da facilidade na absorção de cálcio, deixando o sistema ainda mais fortalecido. Problemas como reumatismos, tendinites e doenças ósseas se tornam menos constantes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo