Chiquita bacana é nome de flor e de popular marchinha de Carnaval

Inicio » Agricultura » Chiquita bacana é nome de flor e de popular marchinha de Carnaval
28/10/2019 Por
Chiquita bacana é nome de flor e de popular marchinha de Carnaval

Chiquita bacana é flor que deu nome a música interpretada por Emilinha Borba

Chiquita bacana é um nome de uma planta da família Euphorbiaceae. Esta variedade é encontrada nas regiões de clima equatorial e subtropical. A flor é também cultivada para ornamentar jardins.

A chiquita bacana se destaca pela quantidade de flores que produz, sendo que todas elas possuem um tamanho pequeno. Esta flor é nativa da América, mas precisamente do México e é, na verdade, um tipo de arbusto.

chiquita bacanaO que é chiquita bacana?

A flor chiquita bacana, cujo nome científico é Euphorbia fulgens, é uma planta rústica que destaca folhas em formato de lança. Mas, é preciso ter cuidado ao lidar com a espécie, isso porque ela possui uma seiva bastante tóxica.

A sua inflorescência desabrocha na ponta de seus ramos. Suas flores ornamentais e belas podem ser de coloração vermelha, rosa, amarela ou laranja. A sua produção ocorre, principalmente, entre os meses do outono e inverno.

A origem da música Chiquita Bacana

Além nomear uma variedade de flor, há também a música chiquita bacana, uma composição brasileira e popular marchinha de carnaval.

“Chiquita bacana / Lá da Martinica / Se veste com uma casca / De banana nanica”, são alguns dos trechos desta canção interpretada por Emilinha Borba. Tal canção foi tão importante para sua cantora que lhe rendeu, inclusive, o primeiro lugar na paradas de sucesso do rádio no ano de 1949.

No entanto, não foi Borba quem compôs a música, e sim João de Barro e Alberto Ribeiro. Os compositores aproveitaram da fase do existencialismo, muito explorado pela imprensa, para escrever uma marchinha.

Com a letra, eles pretendiam brincar com o conceito. Contudo, além da brincadeira, a música não só rendeu vitória a Braguinha no Carnaval, como também passou a ser uma referência nacional.

A letra de Chiquita Bacana ultrapassou os limites do território brasileiro e foi gravada em outros países como, por exemplo, Argentina, Estados Unidos, Holanda e até mesmo a França. Além disso, a canção fez parte da discografia de grandes nomes da música francesa, incluindo Josephine Baker e Ray Ventura.

Como plantar chiquita bacana?

A Euphorbia fulgens é uma variedade de flor de ciclo perene, que se desenvolve bem sobre sol pleno. Além disso, a planta pode atingir altura que varia de 90 centímetros até 1,8 metros.

A chiquita deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e regada com alguns intervalos. Vale ressaltar que, quando muito irrigada, a planta apodrece; pois não se adapta bem ao solo encharcado. Logo, o ideal é manter um substrato leve e a terra úmida, para que se desenvolva com maior facilidade.

Chiquita bacana

Esta flor é, ainda, bastante resistente e tolera períodos de estiagens. Contudo, ela não resiste ao frio e as geadas. Por isso ,as condições climáticas ideias são as encontradas em regiões tropicais e equatoriais.

A reprodução da chiquita bacana se dá por meio de estaquia. A técnica consiste na retirada de pedaços de caule, raízes ou folhas de uma determinada variedade, a fim de que sejam plantados em meio úmido. Dessa forma, elas dão origem a uma nova planta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo