Ciclo hidrológico: as etapas e a importância do ciclo da água

Inicio » Meio Ambiente » Ciclo hidrológico: as etapas e a importância do ciclo da água
19/02/2019 Por
Ciclo hidrológico: as etapas e a importância do ciclo da água

Como ocorre e qual a importância do ciclo hidrológico

O ciclo hidrológico ocorre de forma natural e diversa no planeta Terra. Ele é possibilitado, principalmente, pela incidência dos raios solares, da inclinação do globo e da força da gravidade.

Assim, o ciclo hidrológico é entendido como o movimento que a água faz por meio da natureza, sendo ele circular e constante.

Ciclo hidrológico em rios e lagos

O que é ciclo hidrológico?

Ciclo hidrológico – conhecido também como ciclo da água – consiste na troca constante da água presente na hidrosfera, entre a atmosfera, as águas das superfícies, das plantas, do subterrâneo e do solo. É um processo que faz-se necessário a energia solar e a força da gravidade, proporcionando mudanças no estado da água (líquido, sólido e gasoso).

Este ciclo pode ser dividido em dois tipos:

  • Ciclo menor da água: é a etapa de evaporação da água dos rios, lagoas, lagos e oceanos. Ocorre transformando-se do estado líquido para o gasoso, por causa dos raios solares que aumentam a temperatura da água.
  • Ciclo maior da água: utilizando o solo, o processo ocorre por meio da absorção da água infiltrada pelas raízes das plantas.

Como funciona o ciclo hidrológico?

Para que a água continue em constante alteração, ela passa por alguns processos de funcionamento. Dessa forma, as etapas do ciclo hidrológico são, basicamente:

  • Evaporação: consiste na alteração do estado da água, alterando-se do líquido para o gasoso;
  • Condensação: consiste na alteração do estada da água, alterando-se do gasoso para o líquido;
  • Precipitação: consiste no impulso da gravidade feito na água da atmosfera precipitada para os solos – superfície terrestre;
  • Escoamento superficial: consiste no impulso da gravidade resultando na locomoção da água em excesso no solo;
  • Escoamento subterrâneo: consiste na locomoção da água presente abaixo da superfície terrestre;
  • Evapotranspiração: consiste na união da evaporação da água armazenada no alto das árvores com a transpiração da água nos vegetais;
  • Interceptação: consiste na retomada das águas, presentes no alto das árvores, na atmosfera por meio da evaporação;
  • Infiltração: consiste na locomoção da água presente na superfície interiorizando no solo. Este processo explica a formação dos aquíferos.

Portanto, o resumo do ciclo hidrológico é constituído a partir dos raios solares juntamente com a evapotranspiração. Dessa forma, oferece energia para transportar a água da superfície até a atmosfera (evaporação).

Assim, junto a esta etapa do processo está acoplada a força da gravidade, em que a água compactada nas nuvens sofre precipitação. Após isso, a água presente no solo pode ou não atravessar a vegetação e o solo (interceptação), difundindo-se por caminhos de água até atingir os grandes mares, ou seja, os oceanos (escoamento superficial). Ou então, a água pode adentrar no solo por meio da infiltração e pelo escoamento artificial, através das rochas e fraturas terrestres.

Ciclo hidrológico em geleiras

Importância do ciclo hidrológico da água

A importância do ciclo hidrológico da água é, basicamente, fazer a manutenção e melhorar a qualidade de vida dos seres no planeta, principalmente no espaço físico e nos organismos com vida. A água é capaz de suprir a necessidade de todos os seres. Uma vez que a presença desta substância fornece o bom funcionamento do organismo.

Assim, ela é importante tanto para gerar energia, quanto nas produções voltadas para a agricultura, pecuária e agronegócio. Além disso, é totalmente necessária para as tarefas do cotidiano e até mesmo para as atividades empresariais ou industriais.

Com o ciclo hidrológico da água é possível saber qual o melhor período para fazer os plantios e colheitas, por exemplo. Além dela ser um dos principais fatores que regulam o clima e os fluxos, faz a renovação dos nutrientes e proporciona vida.

Agro20 | Portal Vida No Campo