Cipreste é uma espécie de árvore que simboliza o luto e a tristeza

Inicio » Meio Ambiente » Cipreste é uma espécie de árvore que simboliza o luto e a tristeza
08/04/2021 Por
Cipreste é uma espécie de árvore que simboliza o luto e a tristeza

A riqueza e diversidade das árvores existentes no Brasil despertam admiração em todo canto do planeta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), o país possui mais de 56 mil espécies nativas de plantas, fora aquelas trazidas de outras regiões. No artigo de hoje vamos tratar de uma espécie que não é nativa, mas se adaptou muito bem por aqui. Estamos falando do cipreste.

Você sabe o que é cipreste? Esta é a forma como chamamos um grupo de árvores da família Cupressaceae. Elas são árvores coníferas, ou seja, não têm flores, mas possuem sementes. Existem 140 espécies e 16 gêneros de coníferas no mundo.

O significado de cipreste na cultura popular é luto, dores e tristeza. No entanto, são árvores muito bonitas e que podem até ultrapassar 20 metros de altura, surpreendendo com sua estrutura e cor forte.

paisagem com casa, campo e diversos ciprestes

Quais os tipos de cipreste?

Existem vários tipos de cipreste, cada árvore com características diferentes, chamando a atenção pela variedade das plantas. Veja dois tipos bastante comuns de ciprestes no Brasil:

Cipreste da Califórnia

Como o nome já sugere, esse tipo de árvore tem origem na Califórnia, nos Estados Unidos. Ela tem um aspecto sempre verde escuro e pode, sim, ultrapassar 20 metros de altura.

Esse tipo de árvore se desenvolve melhor em ambientes secos e quentes. Do mesmo modo, são plantas que não gostam de ambientes com frios muito intensos. Seu cultivo está normalmente ligado a espaços como jardins, praças e ambientes que necessitam de um capricho a mais na ornamentação.

Cipreste italiano

Também de folhas com cor escura, o cipreste italiano precisa ser podado sempre e gosta de ambiente ensolarado. Tem o tamanho estimado em 15 metros no Brasil, mas em sua terra de origem atinge o dobro de altura.

É nativa da Itália e sul da Europa, demorando de 10 a 20 anos para atingir seu estado de maturidade. Além disso, a madeira do cipreste faz parte da construção de móveis, confecção de instrumentos musicais e atividades de carpintaria.

Como plantar cipreste?

O plantio é simples, pois não exige técnica de um profissional.

Três passos são importantes para o plantio. Primeiro é fundamental definir o local onde a muda será posta, considerando o tamanho que a árvore deve atingir quando madura. Locais ensolarados também são importantes, já que se tratam de árvores que gostam de estar no sol.

Em seguida vem o preparo do solo. O cipreste consegue se desenvolver em solo com nutrição baixa, secos ou úmidos. Tem bom crescimento em solos arenosos e argilosos também. Portanto, é uma árvore que não cresce na sombra e é tolerante à seca.

Existe óleo de cipreste?

Sim, existe! O óleo essencial de cipreste é comum na aromaterapia. Sua indicação é voltada para o equilíbrio do sistema reprodutor feminino, assim como para aliviar estresse e sobrecarga de emoções.

Por fim, o óleo serve também como hidratante para a pele. Assim como ser utilizado em aromatizadores, fazendo a inalação do seu vapor. Chás e compressas de cipreste também são permitidos servindo como expectorante para eliminar tosse e secreções.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo