Tipos de clima possuem variadas classificações e características

Inicio » Meio Ambiente » Tipos de clima possuem variadas classificações e características
30/10/2020 Por
Tipos de clima possuem variadas classificações e características

Tipos de clima podem alterar diversos aspetos de um local. Os tipos de clima se modificam conforme o comportamento da atmosfera e formam conjuntos naturais. É muito comum que o clima varie de forma brusca de um local para outro, e isso ocorre em todo o mundo.

Por conta disso, os tipos de clima são muito estudados, até mesmo para acompanhar as diversas variações que sofrem cada dia mais devido ao péssimo cuidado que o ser humano possui para com o meio ambiente.

tipos de clima

Quais são os tipos de clima?

Tipos de clima são características atmosféricas de uma região. Quando se fala em tipos de clima do mundo, é possível afirmar que existem em torno de 10. Isso porque o clima mundial é influenciado por fatores que os alteram e agregam grande diversidade climática.

Para entender melhor quais são os tipos de clima, saiba que existem diferentes classificações. Para classificar melhor quais os tipos de clima, analisa-se minuciosamente características como:

  • Temperatura;
  • Radiação;
  • Pressão atmosférica;
  • Umidade.

Além disso, o geógrafo alemão Wladimir Petter Kópen, realizou uma proposta em 1900 que afirma que a classificação volta-se para a temperatura e umidade de cada clima em específico. Por conta disso, deduz-se que o planeta possui diversos tipos de clima.

Clima continental

O clima continental, na verdade, é uma subdivisão do clima temperado. Dentro dele, é possível observar que o seu verão é quente, porém breve. No entanto, o inverno costuma ser rigoroso e longo, podendo chegar ao ponto de realizar precipitações em forma de neve.

No entanto, como se trata de uma subdivisão do clima temperado, pode-se notar que as suas vegetações são as mesmas. Ou seja, é possível encontrar plantas que perdem as folhas no outono e no inverno, além de apresentarem cores diferentes durante as estações mais frias.

Clima desértico

No clima desértico ou clima árido, como o próprio nome sugere, a temperatura quente e abafada é uma das características principais. Isso porque, somente a média, beira 30 °C. Isso tudo colabora para que quase não hajam chuvas, chegando ao ponto de passar um ano inteiro sem uma gota d’água sequer.

Esse tipo de clima, inclusive, é extremamente prejudicial para quem decide plantar algo. O motivo é que, por conta do calor abundante e a falta de água, há um grande desequilíbrio que afeta o bom desenvolvimento de plantas, fazendo com que não hajam lucros. Esse clima é encontrado nos seguintes locais:

  • Irã;
  • Peru;
  • México;
  • Paquistão.

Esse tipo de clima, é um dos tipos de clima seco mais fortes que há. Entretanto, muitas pessoas o confundem com o clima semiárido, que é muito visto no sertão brasileiro, Nordeste e norte de Minas Gerais.

Porém, o semiárido tem a característica de o seu solo possuir pequenos arbustos, mas ser completamente incapaz de sustentar outros tipos mais sensíveis de plantas.

tipos de clima

Clima equatorial

O clima equatorial se faz presente em todas as regiões que estão próximas da linha do Equador. Entre elas, é possível citar a África, Ásia, América Central e América do Sul. Entre os tipos de clima do Brasil, o equatorial também está presente, já que os ventos alísios o  trazem para o país.

Por conta disso, é muito comum notá-lo no Pará, Rondônia, Amapá, Roraima, etc. Entre os tipos de clima no mundo, é correto afirmar que o clima equatorial é quente e úmido, e por conta disso não há algumas estações do ano.

Clima frio de montanha

O clima frio de montana apresenta um tipo de clima frio diferente. Afinal, entre os tipos de clima citados, esse tipo costuma influenciar todas as cadeiras montanhosas dos Alpes. Além disso, a temperatura pode cair cerca de 6 °C a cada mil metros.

Esse tipo de clima leva esse nome por conta de que, quanto mais alto sobe-se às montanhas, menor a pressão atmosférica e menor a temperatura. Isso porque o ar retém cada vez menos calor a medida em que a altura aumenta. Entre os tipos de clima frio, o clima de montanha é um dos mais populares.

No entanto, o clima frio de montanha é diferente do clima polar. Quando falamos em clima polar, estamos nos referindo às temperaturas que ocorrem nas extremidades do globo terrestre, como a famosa Antártida. Nesses locais, a temperatura pode atingir -35 ºC.

Clima tropical

O clima tropical possui muitas características semelhantes com o clima mediterrâneo. No entanto,  é muito visto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Isso porque a sua determinação ocorre por conta da insolação que é incidida sobre os trópicos, fazendo com que sua temperatura média anual seja alta.

tipos de clima

Agronegócio e tipos de clima

É muito comum que agricultores tenham grande dificuldade em se adaptar com as bruscas mudanças climáticas. O motivo é que, dependendo do que é produzido, podem ocorrer sérias perdas de alimentos e demais produtos.

Porém, é comum notar preocupação nos produtores, já que se tem observado secas mais frequentes e longas. Logo, o calor abundante e o desequilíbrio nos tipos de clima acabam prejudicando profissionais do mundo todo.

No entanto, muitos profissionais procuram se adaptar às mudanças climáticas, mesmo que isso seja difícil e um tanto imprevisível, ultimamente. Ainda assim, faz-se necessário realizar um estudo mais detalhado e minucioso sobre as mudanças climáticas.

Afinal, dependendo da mudança, é muito comum que ocorram perdas de materiais e o fracasso no plantio, já que muitos alimentos mostram-se frágeis antes de adquirir um certo tempo de vida no solo. Por conta disso, há certa preocupação em relação aos tipos de clima variáveis no momento.

Climas nas regiões brasileiras

No Brasil, por conta da extensão do país, é comum haver diferentes tipos de clima. Por conta disso, é possível notar grande diversidade de produtos sendo produzidos em cada região, já que cada uma delas possui clima diferente.

Dessa forma, o brasileiro consegue se adaptar de melhor forma às temperaturas atuais. Como cada estado possui temperaturas características e que não mudam, alguns alimentos, flores e até mesmo animais, acabam se adaptando à região e garantindo o sucesso de muitas produções.

No entanto, ainda assim sempre existe um cuidado especial e muita atenção em relação aos tipos de clima, já que isso é de suma importância para garantir o sucesso no plantio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo