Clínica veterinária é essencial para a saúde animal

Inicio » Veterinária » Clínica veterinária é essencial para a saúde animal
24/10/2020 Por
Clínica veterinária é essencial para a saúde animal

Clínica veterinária oferece saúde e bem-estar animal. Todos os tipos de animais precisam de cuidados de saúde fornecidos por clínica veterinária, pois somente assim é possível garantir o bem-estar do animal.

Sendo assim, uma clínica veterinária possui inúmeras funções, desde realização de exames preventivos, até procedimentos de intervenção cirúrgica, o que torna o trabalho indispensável e de grande importância.

Clínica veterinária

O que é clínica veterinária?

Clínica veterinária é um local onde os animais podem receber atendimento para consultas, tratamentos e, quando necessário, procedimentos cirúrgicos que possam ser realizados fora de um ambiente hospitalar.

É através das clínicas veterinárias que os médicos veterinários auxiliam os mais diferentes tipos de animais, podendo haver especialização em áreas mais específicas como animais de estimação ou animais de grande porte, como equinos.

Muitas clínicas oferecem serviços de internação aos animais que necessitam de cuidados intensivos, o que é mais um tipo de serviço que pode ser encontrado nesse tipo de local.

Ou seja, após um animal passar por um procedimento cirúrgico, a clínica mantém o animal sob sua vigilância pelos dias que forem necessários. Nesse meio tempo, o animal recebe todos os cuidados para que tenha uma recuperação adequada e eficiente.

Quando o atendimento necessita de um tipo de intervenção cirúrgica maior, a clínica transfere o animal a um hospital veterinário. Esse serviço existe tanto particular quanto público e pode ser essencial no tratamento de muitas doenças.

Por isso, governos de várias regiões investem em hospitais e pesquisas veterinárias, para que os animais possam ser atendidos sempre que houver a necessidade de alguma intervenção cirúrgica grave.

Tanto para os hospitais quanto para as clínicas veterinárias, é preciso a autorização de funcionamento através de alvará, o que garante a segurança do atendimento.

Principais atendimentos de uma clínica veterinária

Os profissionais dessa área são preparados para prestar muitos tipos de atendimentos aos animais. Alguns dos principais são mais comuns, outros um pouco menos frequentes, mas é muito comum clínicas atenderem:

  • Câncer;
  • Acidentes como quedas e atropelamento;
  • Engasgos;
  • Envenenamento e intoxicações;
  • Partos.

Esses atendimentos são muito comuns e acontecem tanto em clínicas particulares, que são a maioria existente nos locais, como em clínica veterinária popular ou clínica veterinária gratuita.

Ademais, muitos atendimentos são feitos com simples consultas para verificar se o animal está no peso adequado para seu porte e idade.

Esse tipo de consulta é essencial para que o profissional consiga identificar muitas outras doenças e realizar o tratamento a tempo.

Além disso, atendimentos por intoxicação ou envenenamento são muito comuns em clínicas veterinárias.

Muitas vezes, os tutores saem com seus animais e permitem que fiquem um pouco mais livres na rua, o que pode causar uma série de problemas se não houver a vigilância certa.

Por isso é sempre recomendado que os animais não sejam soltos livremente para passeios, pois podem acabar ingerindo alguma coisa que pode ser, em muitos casos, mortal.

Clínica veterinária

Vacinas

Outra questão que é essencial no atendimento desse tipo de clínica é a vacina. Os animais precisam de vacinas que são renovadas anualmente e que combatem uma série de doenças com consequências graves.

Por isso, a procura por clínicas para vacinação é alta em todas as regiões do país. E nesse caso também entram as clínicas gratuitas ou com convênio.

Muitas pessoas não sabem, mas quando se adota um animal através de uma ONG ou instituição que protege os animais, os primeiros cuidados são proporcionados por convênios com veterinários da região.

Isso quer dizer que, se você quer adotar um animal, mas não possui condições financeiras de iniciar os cuidados como vacinas e vermífugo, se informe em ONGs locais para saber se na sua região há atendimento gratuito para esses casos.

Clínicas gratuitas

É possível encontrar clínica veterinária pública em alguns locais do país, assim como hospitais veterinários públicos.

Nesses locais, o atendimento aos animais é feito de forma gratuita, o que é importante para que os animais em situação de abandono ou cuidados por pessoas que não possuem condições de arcar com os custos, tenham oportunidade de tratamento.

Além disso, existem clínicas que fazem convênios com municípios para prestar atendimento com valor reduzido e realizar procedimentos como castração gratuita para evitar o aumento descontrolado de animais em situação de rua.

Como encontrar atendimento gratuito?

Algumas vezes, pode ser difícil encontrar uma clínica gratuita na sua região, mas o importante, nesses casos, é entrar em contato com ONGs que atuam em prol dos animais.

Todos os locais possuem ações como essa e, com isso, os envolvidos costumam saber quais as clínicas veterinárias locais que prestam serviço gratuito ou com custo reduzido.

Essa é uma ótima opção para quem possui animais e precisa de atendimento. Assim, o animal não deixa de ser assistido e pode ter suas necessidades sanadas.

Clínica veterinária

Como é o atendimento nas clínicas veterinárias?

O atendimento costuma ser feito em horário comercial, com hora agendada. Além disso, em casos de urgência, as clínicas abrem horário para que o animal possa ser atendimento imediatamente.

Mas isso não é uma regra, já que os horários dependem de cada estabelecimento.

Ademais, é comum que esses locais forneçam um número de telefone para casos de urgência em períodos da noite, o que se chama de plantão.

Dessa forma, um médico veterinário fica de plantão e de sobreaviso, caso algum animal precise ser atendimento fora do horário comercial.

Com isso, os animais não ficam desassistidos nunca, o que proporciona maior segurança até mesmo em feriados e horários noturnos.

Clínicas para animais

Como se pode observar, as clínicas de atendimento aos animais são essenciais para que a saúde seja sempre garantida. Além disso, para que os animais tenham o máximo de bem-estar possível.

Por isso, caso seu animal esteja com algum problema, procure uma clínica próxima e busque a ajuda necessária.

E é sempre importante prestar atenção nos sinais que os animais dão. Geralmente, quando precisam de atendimento, é possível notar diferenças no comportamento como maior sonolência, falta de ânimo, falta de apetite e outros sintomas.

Dessa forma, os serviços prestados por uma clínica veterinária são de grande importância. E, muitas vezes, podem salvar vidas de muitos animais que necessitam de tratamentos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo