Cobre é destaque em ligas metálicas e como condutor de energia

Inicio » Agronegócio » Cobre é destaque em ligas metálicas e como condutor de energia
14/05/2019 Por
Foto: Golden glitter textured background abstract
Cobre é destaque em ligas metálicas e como condutor de energia

Cobre é material extraído de minérios ricos em suas propriedades

O cobre é um material popular e conhecido há muito tempo em todo o mundo, visto que há registros de seu uso nos tempos da pré-história e antes mesmo do nascimento de Cristo.

Embora não seja utilizado com a frequência de outros materiais igualmente populares – como o ferro e o metal, por exemplo – o cobre segue tendo uma enorme importância. Isso porque, além de ser amplamente utilizado na composição de fios condutores de eletricidade, também é muito usado em ligas metálicas como as do bronze ou do latão.

Materiais compostos com cobre

O que é cobre?

O cobre é um elemento químico, conhecido pela sua coloração avermelhada e que, em temperatura ambiente, se apresenta em estado sólido. Amplamente utilizado em todo o mundo, este elemento tem na condução de eletricidade uma das suas principais e mais frequentes utilizações; sem contar o fato de também ser bastante utilizado na composição de ligas metálicas, incluindo exemplos como bronze com estanho e latão com zinco.

O material já era usado na produção de armamentos e colares há mais de nove mil anos e, até hoje, esse tipo de produto também pode contar com o elemento em sua composição. No entanto, nos dias de hoje, a sua utilização mais frequente e popular seja na condução de eletricidade e até na composição de encanamentos.

Benefícios do cobre na nutrição

A utilização do cobre também é importante para o corpo humano; visto que a sua ingestão pode fazer bem para a pele, o coração e até para aumentar a imunidade. Entre os alimentos com uma alta concentração de cobre – e capazes de garantir uma série de benefícios ao corpo humano – podemos citar:

  • feijão
  • ervilhas secas
  • trigo integral
  • camarão-rosa
  • a maioria dos frutos do mar
  • ameixas passas
  • trigo integral

O cobre é um material que o corpo humano não é capaz de produzir e; por isso, toda a sua absorção e benefícios são adquiridas por meio da alimentação. Parte da estrutura corporal é obtida por conta do cobre, uma vez que ele equilibra as células sanguíneas e hormônios.

A importância do cobre pode ser entendida quando se analisa as deficiências que podem ocorrer no corpo humano pela sua falta. Prova disso é que já é sabido que diferentes deficiências podem ósseas e problemas respiratórios podem estar relacionados com a falta de cobre no organismo.

Cobre na pecuária

Na pecuária, os processos de alimentação e nutrição do gado são considerados importantes para se obter produtividade; especialmente quando se trata de bovinos. Isso porque, tanto no caso do gado de corte como no do gado leiteiro, é fundamental que tenham boas condições de saúde para que a produção de leite e carne seja realizada e tenha qualidade.

Por isso, suplementos que contém concentrações controladas de cobre fazem parte da dieta destes animas com grande frequência. No entanto, o controle desse tipo de suplemento deve ser feito de maneira extremamente cautelosa.

Isso porque a capacidade de acumular a substância nos tecidos do organismo é alta nos animais ruminantes; o que pode ocasionar intoxicações pelo excesso de cobre em alguns casos. Isso é ainda mais importante no caso dos ovinos, que são ainda mais suscetíveis a esse tipo de acúmulo exagerado.

Onde o cobre é encontrado?

O material é encontrado nos famosos minérios de cobre – local de onde é feita a sua extração. Encontrado em diferentes países espalhado pelo o mundo, o cobre tem Chile, Peru e Estados Unidos da América entre os considerados principais na sua presença.

Capaz de ser utilizado na composição dos mais variados produtos e funções, o cobre é um material popular em todo o mundo. No entanto, conforme citado anteriormente, seu fio é uma das formas em que é mais visto; já que a condução de eletricidade é uma das suas funções mais importantes, úteis e eficientes.

Além disso, a composição do cobre é conhecida por ter pouco atrito com a água; o que faz com que o material tenha mais resistência em relação a desgastes de corrosão e  ferrugem, por exemplo.

Fio de cobre enrolado

Para que serve o cobre?

O cobre é conhecido por ser um ótimo condutor de energia. Por isso, sua utilização é muito comum na composição de aparelhos eletrônicos e instalações elétricas. Além disso, por reter bem o calor, o cobre também é popular em produtos que exigem bons condutores de energia; como o chuveiro e ar-condicionado.

Assim, o fio de cobre tornou-se um dos mais populares materiais utilizados em produtos que funcionam com energia elétrica ou condutores de correntes elétricas.

Facilmente encontrado em depósitos e nos famosos armarinhos, o material pode ser comercializado em rolos fechados; permitindo que o consumidor adquira determinada quantidade em metros. Ele também costuma ser vendido de forma fracionada, de acordo com a necessidade do cliente.

Outra das características do cobre é a sua eficiente utilização em tubulações. Garantindo a durabilidade dos encanamentos, o material também evita corrosões e outros problemas dessa natureza.

A popularidade do seu uso nesse tipo de instalação é justificável; já que os canos de ferro (usados por muito tempo em todo o mercado) enferrujavam e degradavam com o contato prolongado com a água.

O cobre na agricultura

Junto de outros materiais, o cobre é responsável por ditar a qualidade dos cultivos presentes no campo. Sua presença é fundamental na qualidade da fotossíntese, desintoxicação e outros efeitos que afetam o desenvolvimento de uma planta.

Com isso em vista, não é difícil deduzir que a ausência desse material pode ser prejudicial para o desenvolvimento do cultivo. Assim, influenciando para que plantações cresçam com baixos níveis de nutrientes importantes.

Assim como os animais e seres humanos, os vegetais também precisam de determinados nutrientes para se desenvolverem de maneira correta. Dessa maneira, as práticas agrícolas devem ser realizadas com extrema atenção e cuidado; garantindo que o trabalho seja desenvolvido com eficiência e que a produtividade seja a maior possível.

Cobre recortado em pedaços

Curiosidades sobre o cobre

Além de ter sido um material utilizado desde os tempos da pré-história, o cobre foi um dos primeiros do mundo a ser usado em sua forma pura. No Egito antigo, era muito manipulado para a composição dos colares e outros acessórios da época.

Outro fato interessante é que muitos outros materiais, como o bronze, foram melhorados ao longo dos anos em  função do uso do cobre; que é misturado ao estanho na sua base. Vale citar que a popularidade do cobre no Brasil se deu, em partes, por ajudar a estabelecer funcionalidades em diferentes produtos e setores; tornando-os mais rentáveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo