Plastos são fundamentais para a fotossíntese dos vegetais

Inicio » Meio Ambiente » Plastos são fundamentais para a fotossíntese dos vegetais
27/03/2019 Por
Plastos são fundamentais para a fotossíntese dos vegetais

Entre os exemplos de plastos está a clorofila, responsável pela cor verde das plantas

Os plastos são estruturas encontradas exclusivamente nas células vegetais. Algumas das principais funções estão relacionadas com a fotossíntese e o armazenamento de substâncias. Possuem seu próprio DNA e são capazes de se autoduplicarem.

Também conhecidas como plastídeos, os plastos apresentam formatos e tamanhos variados. Possuem uma matriz que recebe o nome de estroma, que é representa o tecido que o sustenta a estrutura vegetal.

Plastos

Tipos de plastos

Os plastos podem ser classificadas de acordo com o pigmento que possuem ou substância que acumulam. De uma maneira geral, são reconhecidos três tipos de plastos:

  • Cloroplastos – São os mais conhecidos, porque é onde ocorre a fotossíntese. Além disso, estão relacionados com a síntese de aminoácidos e ácidos graxos. Caracterizam-se pela presença de clorofila em seu interior, o que lhe dá a coloração verde, além de carotenoides.
  • Cromoplastos – Sua coloração varia do amarelo ao vermelho e sua função principal não é a de realizar fotossíntese, como os cloroplastos, mas estão relacionados com a atração de polinizadores e de dispersores, dando cor às pétalas e frutos.
  • Leucoplastos – Não apresentam nenhum pigmento, seu sistema de membranas interno não é muito elaborado e funcionam armazenando substâncias. Seu nome muda de acordo com a substância que é encontrada em seu interior: amiloplastos (amido), proteínoplastos (proteínas), elaioplastos ou oleoplastos (substâncias lipofílicas).

Clorofila: bom para as plantas e para os homens

A clorofila contida nos cloroplastos é ótima também para o ser humano. Isso porque possui propriedades antioxidantes, o que resulta no fortalecimento e na proteção das células de defesa do corpo humano. Ela é capaz de reduzir as inflamações, além de combater radicais livres que causam doenças degenerativas.

A ação detox é considerada um dos principais e mais poderosos benefícios da clorofila. No entanto, ela destaca uma série de outros benefícios; e a substância é capaz, inclusive, de neutralizar alguns efeitos nocivos do tabaco, diesel, alcatrão e até da toxina do tétano.

Esta capacidade também é efetiva em casos de contaminação por ingredientes artificiais e químicos presentes em alimentos processados. A clorofila ajuda ainda a eliminar metais pesados do corpo.

Plastos

Fotossíntese

A fotossíntese é um processo físico e químico realizado pelos seres vivos que possuem clorofila, como as plantas, e utilizam dióxido de carbono e água para obter glicose através da energia da luz solar. A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares do planeta.

A respiração ocorre nas plantas da mesma forma do que nos animais, dia e noite, absorvendo oxigênio e liberando gás carbônico (no caso dos animais) e o inverso no caso das plantas.

Os plastos exercem funções importantes para a planta. Sem eles, portanto, os vegetais estariam impossibilitados de realizar o processo de fotossíntese, fundamental para a sua sobrevivência. Nos cloroplastos, ocorre o processo de fotossíntese, no qual moléculas de gás carbônico (CO2) e de água (H2O) reagem formando glicídios e gás oxigênio (O2). A energia necessária a essa reação provém da luz, transformada em energia química armazenada nas moléculas orgânicas fabricadas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo