Coentro é erva cheia de nutrientes que tempera e divide opiniões

Inicio » Agricultura » Coentro é erva cheia de nutrientes que tempera e divide opiniões
06/08/2019 Por
Coentro é erva cheia de nutrientes que tempera e divide opiniões

Descubra como fazer o chá de coentro e quais são suas propriedades

Embora tenha uma origem incerta, sabe-se que o coentro era utilizado há muito tempo, pelos egípcios, para embalsamar os corpos. Além disso, suas propriedades benéficas também são exaltadas desde a antiguidade; embora, até hoje, seja uma erva que divide opiniões.

Atualmente, o coentro continua a ser usado em larga escala, seja como tempero para saladas, peixes, frutos do mar e carnes brancas. Assim, adicioná-lo aos seus alimentos pode proporcionar um melhor funcionamento de seu intestino, estômago e fígado.

Coentro pode trazer uma série de benefícios para nossa saúde

O que é coentro?

Coentro é uma erva aromática, que é bastante utilizada como tempero e proporciona uma variedade enorme de benefícios para a nossa saúde. Apesar disso, a erva é conhecida por ter uma legião de amantes e outra de pessoas que a evitam a todo custo; já que o seu sabor forte e marcante divide muito as opiniões.

Quais são os benefícios do coentro?

Como citamos anteriormente, o coentro é bastante popular por apresentar uma série de benefícios a nossa saúde. Entre os principais benefícios do coentro, podemos citar:

  • Regulagem da pressão arterial

O tempero coentro é rico em potássio e sódio. Estas substâncias, quando trabalham em conjunto, são responsáveis por manter o nível da água das células equilibrado. Em outras palavras, um nutriente pode contrabalancear o outro, caso esteja em excesso.

O que acontece é que o potássio, de certa maneira, regula o excesso de sódio, melhorando o nosso tônus muscular e, consequentemente, reduzindo a nossa pressão arterial. Além disso, também é interessante dizer que os nutrientes também podem prevenir dores musculares e cãibras.

  • Redução de inflamações

Esta propriedade aplica-se principalmente às folhas da erva. Isso porque elas são excelentes fontes de antioxidantes. Estes compostos são essenciais no combate a inflamações causadas por radicais livres, normalmente presentes em nosso organismo.

Dessa forma, eles também auxiliam no combate ao envelhecimento precoce de nossa pele, combatem o crescimento de células cancerígenas no estômago, cólon, mama e pulmões, além de trazer uma maior hidratação cutânea e para nossos cabelos.

  • Redução do risco de doenças cardiovasculares

Este benefício é extremamente importante, uma vez que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo. Uma vez que o coentro reduz a pressão arterial dos pacientes, é possível que ela reduza as chances dessa pessoa adquirir uma doença cardiovascular.

  • Auxílio no tratamento da diabetes

Quando o coentro é consumido diariamente, ele pode regular a nossa produção de insulina, reduzindo notavelmente a concentração de açúcar em nosso sangue. Isso acontece, principalmente, pois o uso do coentro para diabetes pode ajudar a controlar o índice glicêmico do organismo.

  • Regulagem do ciclo menstrual

Este benefício do coentro é bastante conhecido pela medicina ayurvédica, e ocorre graças ao efeito positivo do coentro nas glândulas endócrinas que, por sua vez, acabam por regular o ciclo. De quebra, o consumo das sementes de coentro ainda ajuda a reduzir o inchaço, a cólica e as dores no corpo durante a menstruação.

  • Controle de ansiedade

Este benefício é bastante conhecido na medicina natural. Ele foi descoberto na região do Irã, onde a erva era utilizada principalmente para tratar a insônia de diversos pacientes. Foi descoberto que, dependendo da dose administrada, o seu extrato tem efeito similar ao de calmantes normalmente encontrado em farmácias.

  • Auxílio em desintoxicações

Por fim e não menos importante, é interessante falar que a erva pode atuar como um potente desintoxicante. O chá de coentro pode eliminar metais nocivos e pesados de nosso organismo, como por exemplo o chumbo e o mercúrio. Isso ocorre graças a sua composição, que possui elementos químicos que se ligam a esses metais, eliminando eles das células.

Coentro pode trazer uma série de benefícios para nossa saúde

Coentro divide opiniões e paladares

Apesar de apresentar esta enorme diversidade de benefícios para nossa saúde, existem pessoas que não aguentam nem ao menos sentir o cheiro da erva e, muito menos, consumir receitas com coentro. Mas você sabe qual é o grande motivo por trás disso?

Para começar, você deve entender que muitas vezes a causa é genética. Ela depende da presença ou não de determinados receptores olfativos no corpo da pessoa, chamados de OR6A2. Eles estão diretamente ligados a um receptor sensível a aldeídos, presentes em larga escala no coentro.

Quando estes receptores não estão presentes pode ser que o cheiro do coentro incomode bastante a pessoa. Entretanto, existem casos onde o problema é de origem comportamental. Pode ser que a pessoa não tenha acostumado a ingerir a erva desde cedo, o que faz com que ela recuse ingeri-la quando mais velha.

Como é o cultivo do coentro?

O coentro é uma erva fácil de ser cultivada. De maneira geral, ele pode ser plantado em jardins, vasos e até mesmo pequenos copos, de 200 ml. Entretanto, vale lembrar que assim como a maioria das plantas, quanto menor for o recipiente do plantio, mais prejudicado será o desenvolvimento.

Geralmente, a colheita é realizada após 50 dias da plantação da semente. Assim, podemos dizer que o ciclo de produção dessa semente é relativamente curto quando comparado ao de outras plantas. Além disso, um fator importante e curioso é que não se pode molhar o coentro quando o solo estiver muito quente.

Como consumir o coentro

Existem diversas maneiras de consumir a erva. Existem pessoas que preferem o coentro seco ou em pó, mas a melhor opção é fazer um chá de coentro. E para isso você vai precisar de duas colheres de sopa de semente e um litro de água.

Coentro pode trazer uma série de benefícios para nossa saúde

O ideal é começar fervendo o líquido. Em seguida, você deve acrescentar as sementes, deixando elas ferverem por 2 minutos. O próximo passo é deixar a mistura descansar por um período de 10 minutos. Por fim, você deve coar e o chá, que deve ser consumido ao longo do dia, está pronto.

O bacana é que o chá de coentro apresenta uma série de benefícios. Além de ser antidiurético, ele ainda ajuda no combate a enxaqueca, melhora a qualidade de nosso sono, combate diversos problemas intestinais e pode melhorar quadros de fadiga corporal e mental, que podem atrapalhar o nosso dia a dia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo