Semente de coentro destaca benefícios e é muito usada como tempero

Inicio » Agricultura » Semente de coentro destaca benefícios e é muito usada como tempero
29/08/2019 Por
Semente de coentro destaca benefícios e é muito usada como tempero

O coentro é uma erva de origem asiática ganhou notório espaço em território brasileiro. Na atualidade, junto com o orégano, este é um dos temperos mais utilizados no país; embora as opiniões a seu respeito sejam bastante divididas. No entanto, o que muitos não sabem é que, além das folhas, a semente de coentro também pode ser utilizada como tempero de receitas; destacando sabor e aroma bastante diferentes do que geralmente se conhece da erva.

A semente do coentro é largamente utilizada na culinária da América Latina; assim como na culinária asiática, que também leva o ingrediente em muitos de seus deliciosos pratos.

Ao contrário de suas folhas, a semente do coentro destaca um sabor cítrico e adocicado; e seu formato se assemelha ao de um coquinho, contando com uma espécie de divisão centralizada. Geralmente a semente é consumida seca e tostada. Isso porque, dessa maneira, óleos são liberados e ela adquire um aroma floral e sabor robusto.

  1. Onde encontrar sementes de coentro?
  2. Como usar semente de coentro?
  3. Benefícios da semente de coentro
  4. Qual o gosto do coentro?
  5. Propriedades da semente de coentro
  6. Contraindicações da semente de coentro
  7. Plantar coentro é rentável?
  8. Chá de coentro
  9. Qual a diferença entre coentro e salsa?
  10. Semente de coentro emagrece?
  11. Como plantar semente de coentro?

Semente de coentro

Onde encontrar sementes de coentro?

Para encontrar o coentro em grão, o ideal é visitar feiras ao ar livre ou supermercados. O bacana é comprá-la inteira ao invés de moída, pois dessa forma é possível moê-las apenas quando for a hora de fazer o uso delas; evitando uma possível deterioração precoce. Isso também garante que você obtenha o máximo de sabor da iguaria.

No entanto, caso a única opção seja a de comprar o produto moído, é interessante pegar apenas o necessário para o prato que irá preparar. Isso porque as sementes trituradas perdem rapidamente a pungência, impedindo que você tire proveito de todos os benefícios da semente de coentro.

Para armazená-las, vale lembrar que o ideal é encontrar um ambiente longe da luz e da umidade; de preferência em um recipiente do tipo hermético, que impeça a passagem de ar. As sementes devem ser guardadas em um armário escuro, visando maximizar a sua vida útil.

O interessante é que, quando armazenado de maneira correta, o pó da semente pode durar por cerca de 1 ano. Já a semente inteira possui maior durabilidade, e é possível conservá-la por um período de até 5 anos.

Como usar a semente de coentro?

Como a semente apresenta um sabor bastante suave, é possível que você utilize bastante o produto em suas receitas; pois o seu sabor não costuma sobressair entre outros ingredientes e temperos. A dica é utilizá-la em pratos quentes, uma vez que o calor faz com que os óleos voláteis, responsáveis por seu sabor, sejam liberados.

Você também pode optar por tostá-la, e o procedimento pode ser realizado em uma frigideira; fazendo o uso de um fino fio de óleo ou azeite.

Por possuir um sabor agridoce e bastante leve, a semente de coentro pode ser incluída tanto em pratos doces como salgados. Um exemplo bastante típico é o falafel, que além da semente, também leva a folha do coentro entre os seus temperos. A semente ainda é utilizada para conservar o picles na elaboração de doces árabes.

Benefícios da semente de coentro

Destacando propriedades antioxidantes, a semente de coentro pode ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele. Além disso, ela também conta com elementos que podem contribuir para reduzir inflamações; inibir o desenvolvimento de células cancerígenas; diminuir o risco de cardiopatias e até os níveis de açúcar no sangue.

Após descobrir os benefícios da semente de coentro, é comum que muitos consumidores demonstrem um grande interesse. Aliás, esse é um comportamento perfeitamente aceitável, já que a semente de coentro é conhecida por ser versátil e benéfica.

No entanto, a semente de coentro pode ser utilizada de diversas formas. Com isso, o interesse aumenta ainda mais, já que muitas pessoas têm grande curiosidade em saber como é o seu sabor e quais as características que ela oferece para o alimento.

Semente de coentro

Qual o gosto do coentro?

Mesmo com muitas características e a fama de ser benéfica para o corpo, não são todas as pessoas que declaram amor e apreciação pela semente de coentro ou pelo coentro em grão. Afinal, muitos podem achar o seu sabor muito forte e rançoso.

Entretanto, outras já se declaram grandes admiradoras e que utilizam comumente o coentro em chás (em sua versão de folhas) e até mesmo em saladas. O fato é que a semente de coentro algumas vezes é confundida com o grão-de-bico.

No entanto, é importante ressaltar que ela é menor e pode apresentar um pequeno e fino ramo. Já o grão-de-bico é, de fato, redondo e bem maior que a semente de coentro. De qualquer maneira, o sabor da semente de coentro e até mesmo de sua planta pode se assemelhar a um sabor cítrico.

Por conta disso, nem sempre é considerada saborosa. Assim sendo, a indicação é sempre saber como harmonizá-la, de modo a garantir o gosto desejado.

Propriedades da semente de coentro

Grande parte dos benefícios da semente de coentro são resultados de suas propriedades nutricionais. Como é ótima para aumentar imunidade, combater o envelhecimento e demais características vantajosas, é comum que a semente de coentro seja estudada para que descubram porquê carrega tais benefícios.

Logo, é fácil perceber as mais variadas propriedades, como:

  • Fibra dietética

A fibra dietética está muito presente na semente de coentro. Em contra partida, é possível encontrá-la em maior quantidade na folha do coentro. De qualquer forma, ela é uma ótima fibra alimentar, já que se dissolve facilmente em água e colabora para o funcionamento perfeito do intestino.

Para pessoas que buscam emagrecer e adquirir um estilo de vida mais saudável, a semente de coentro ou a folha são ótimas alternativas, já que ambas oferecem a possibilidade de consumir uma boa dose de fibra dietética.

  • Vitamina A

A Vitamina A também está presente na semente de coentro e é responsável por auxiliar na melhora da visão. Ela é de suma importância no corpo dos seres humanos, já que é uma das melhores alternativas para auxiliar no crescimento, contribuir para a formação dos dentes, colágeno, entre outros.

Ela também pode ser ingerida através do chá da folha de coentro. No entanto, o chá é algo que as pessoas não consomem muito, já que estão muito mais interessadas na semente de coentro, ainda mais quando ela se apresenta na forma de tempero.

  • Vitamina C

Muito presente em grande parte dos alimentos, folhas e sementes com um gosto ácido, a vitamina C é conhecida por ser ótima no momento de aumentar a imunidade. Além disso, é uma das vitaminas responsáveis por combater o envelhecimento precoce.

Dessa maneira, consumir a semente de coentro de forma regular pode ser uma ótima forma de ingerir a vitamina C e garantir maior imunidade e demais características de alta satisfação para o bom funcionamento do corpo.

Semente de coentro

  • Manganês

O manganês é uma ótima propriedade, já que pode auxiliar na capacidade produtiva e levar à perda de peso. No entanto, quando consumido em excesso, essa propriedade pode causar efeitos completamente opostos aos desejados.

Ou seja, pode causar mudanças no cérebro e levar à impotência sexual, seja homem ou mulher. De qualquer maneira, obviamente ele não está presente em grandes quantidades na semente de coentro. Ainda assim, é bom cuidar a dose.

Contraindicações da semente de coentro

A semente de coentro é extremamente benéfica à saúde e pode ser facilmente encontrada. No entanto, é muito importante garantir que o seu consumo não seja excessivo. Afinal, ela pode oferecer riscos à saúde.

Um exemplo disso é a questão de pessoas que possuem alguma alteração na pressão. Principalmente quando o consumidor possui pressão alta, o indicado é não consumir a semente de coentro em excesso.

De qualquer maneira, ele também deve ser evitado por gestantes, crianças com menos de 7 anos e demais indivíduos que necessitam de aprovação e supervisão médica para consumir determinados temperos e demais alimentos.

Plantar coentro é rentável?

Uma das maiores vantagens do coentro é que ele pode ser extremamente rentável de se plantar. Logicamente, é preciso levar uma série de aspectos em conta. Afinal, em determinadas regiões ele pode apresentar uma demanda maior do que em outras.

De qualquer maneira, a procura pela semente de coentro cresceu de grande forma, já que agora muitas pessoas sabem para que serve a semente de coentro. Com isso, é comum encontrar muitos indivíduos procurando o produto de forma incessante.

Uma das melhores alternativas, aliás, para quem deseja plantar e ganhar dinheiro com o coentro, é levá-lo para feiras de produtos naturais ou tentar vender suas sementes para casas de produtos naturais.

Alguns estabelecimentos, por exemplo, adquirem uma grande quantidade de produto e em seguida os fracionam para colocar à venda com um pacote fechado com o logo da empresa. De qualquer maneira, é uma das formas de lucrar com a semente de coentro.

Ademais, é importante ressaltar que também é necessário ter muito cuidado ao vender a semente de coentro. Isso porque é necessário estar atento à forma de plantio, qualidade do solo, clima e demais características.

Isso porque, toda pessoa que deseja lucrar com a semente de coentro, precisa sem dúvidas estar atento em relação à qualidade que estará agregando ao produto. Uma grande quantidade da responsabilidade da qualidade da semente de coentro e até mesmo de sua planta, é por conta do produtor.

Chá de coentro

A semente de coentro pode ser utilizada também para chás. Muitas pessoas imaginam que somente é possível fazer o chá de coentro se o mesmo for feito com a planta. No entanto, esse é um erro muito comum.

Em suma, a planta do coentro é ótima para fazer o chá e pode resultar sim em ótimos benefícios, principalmente para quem deseja desinchar e perder peso. No entanto, a sua semente também pode ser fervida.

Isso não necessariamente significa que ela oferecerá o mesmo efeito ou sabor para o chá, mas sim que é possível extrair o restante de suas substâncias e utilizá-las em forma de chá. Entretanto, é muito importante evitar consumir o chá de semente de coentro à noite.

Como ele é diurético e faz com que o indivíduo vá constantemente ao banheiro, isso pode ser desagradável para quem deseja descansar e não suporta a ideia de ter que levantar várias vezes no meio da noite.

Semente de coentro

Qual a diferença entre coentro e salsa?

A semente do coentro é fácil de distinguir das demais. No entanto, o coentro em planta pode ser facilmente confundido com a salsa. É comum encontrar muitas pessoas que acabam comprando a salsa em vez do coentro.

Logicamente a decepção é enorme, mesmo que a salsa ofereça ótimos resultados e um sabor inigualável à comida, bem como também pode ser utilizada para o preparo de chás. Entretanto, algumas características podem entregar a diferente entre ambos e fazer com que o engano não ocorra mais.

  • Raiz

Uma das principais diferenças existentes entre o coentro e a salsa, está na raiz. O coentro tem raiz, já a salsa não. Logo, se a intenção é comprar o coentro, indica-se fortemente observar as suas raízes. É comum encontrar muitas salsinhas sendo vendidas sem suas raízes.

No entanto, caso bata a dúvida, é sempre indicado questionar o feirante ou pedir auxílio no supermercado, já que pode acontecer de algumas salsas ainda assim se apresentarem com a raiz, mesmo que isso seja algo muito raro.

  • Folhas

As folhas também entregam facilmente quando se trata do coentro ou da salsa. A folha da salsa possui um formato bem mais alongado, cortes maiores e separados nas bordas. Em contra partida, a folha do coentro é completamente o oposto disso.

Ou seja, o coentro é conhecido por possuir folhas arredondadas, cortes pequenos e aproximados. Diferente das raízes, é muito difícil as folhas de coentro e salsa confundirem o consumidor, já que elas dificilmente apresentam semelhanças entre si.

Muitos produtores, aliás, já conhecem todas as diferenças que há entre o coentro e a salsa. Logo, por isso acabam justamente diferenciando-as, fazendo com que a compra e a identificação seja muito mais prática para o consumidor.

  • Cheiro

O cheiro é mais indicado para aqueles que já possuem experiência na aquisição de temperos e chás. De qualquer forma, a informação é sempre válida, já que muitos indivíduos possuem uma facilidade especial para diferenciá-los.

Em suma, o cheiro da salsa é muito mais cítrico e se assemelha muito ao anis e ao limão. Já o coentro possui um aroma muito mais herbáceo. Ou seja, o coentro não possui um cheiro característico de outra planta ou tempero, ele possui, na verdade, o famoso cheiro de mato.

Para conseguir sentir de forma clara o aroma entre ambos, é indicado que a folha seja levemente torcida. Isso é feito para que o aroma seja liberado e assim seja possível identificá-lo.

  • Sabores diferentes

Independente da aparência semelhante, o sabor da salsa e do coentro é extremamente diferente. Logo, pode ser uma imensa decepção para quem não gosta de salsa e vice-versa. O fato é que tanto a salsa quanto o coentro passam longe de serem apenas enfeites em um prato.

Ambos possuem um sabor muito marcante, mas que pode ser suavizado dependendo dos demais ingredientes e acompanhamentos. A salsa, por exemplo, é mais comumente utilizada em frangos, batata, tomate, frutos do mar, etc.

Já o coentro, por conta de um sabor mais forte e notável, torna-se perfeito para temperar frutos do mar e coco. Ou então, se a intenção é fazer um prato com mais cara do dia a dia, indica-se fortemente a utilização do coentro com o frango.

Semente de coentro emagrece?

Uma das maiores dúvidas em relação à semente de coentro é se ela de fato emagrece. De maneira geral, pode-se dizer que essa semente tem uma grande vantagem que é a versatilidade em como é consumida.

Como já dito, pode ser consumida tostada, junto a temperos, saladas, entre outros. No entanto, a semente de coentro levemente temperada e tostada pode ser uma ótima forma de comer sem grandes riscos de engordar.

Como possui uma série de propriedades, a semente de coentro é extremamente utilizada para evitar o envelhecimento precoce, produzir colágeno e garantir melhor aparência estética. Dessa forma, é uma ótima opção para quem deseja se alimentar de algo natural e diferenciado.

Logicamente, consumi-la em excesso não é algo muito agradável. Em contra partida, sabendo a quantidade certa de consumir e como prepará-la, pode-se ter a semente de coentro como um ótimo aliado para uma alimentação saudável e sem culpa.

Semente de coentro

Como plantar semente de coentro?

Para usufruir de todos os benefícios da semente de coentro, pode-se plantá-la em casa. No entanto, é importante ressaltar que nem sempre ela tem uma boa taxa de germinação. Além disso, quando consegue germinar com sucesso, pode apresentar uma demora muito grande.

Em suma, o mais indicado é sempre deixá-las de molho na água por um período de 1 a 3 dias. Isso fará com que ela crie pequenos raminhos e seja devidamente hidratada, o que fará com que esteja mais estimulada para plantio e, assim, garanta melhores índices de sucesso na germinação.

Outra característica muito importante é em relação à temperatura. Ela precisa girar em torno de 27 ºC, já que é assim que a semente apresenta maiores taxas de germinação. Logo, é possível perceber que ambientes muito frios não combinam com a semente do coentro.

Logicamente, uma temperatura um pouco abaixo de 27 ºC também pode ser um fato para fazer com que a semente tenha sucesso. No entanto, é melhor não arriscar. Para plantar a semente de coentro, é preciso que o local definitivo tenha até 1 cm de profundidade.

É importante frisar também que quando a planta da semente de coentro se encontra jovem, o solo precisa estar constantemente úmido, mas não encharcado. No entanto, quando as plantas estiverem adultas e desenvolvidas, as regas devem diminuir.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo