Colhedora é máquina de extrema utilidade na lavoura

Inicio » Agronegócio » Colhedora é máquina de extrema utilidade na lavoura
11/08/2020 Por
Colhedora é máquina de extrema utilidade na lavoura

Por conta da praticidade, a colhedora se tornou um item fundamental no trabalho agrícola

Acompanhar as inovações tecnológicas é fundamental para tornar o trabalho na lavoura ainda mais prático e eficiente. Principalmente se estes itens modernos forem eficazes para também evitar as perdas nas plantações. É com este intuito que a colhedora cresceu no conceito dos profissionais da área, que buscam reduzir prejuízos por meio de simples ações.

O ganho de qualidade notado em diversos plantios fazem com que a colhedora já seja considerada um maquinário fundamental para o sucesso da colheita. Com esse recurso, tornou-se mais simples programar quais os resultados e ainda aproveitar os espaços de forma inteligente.

colhedora

O que é colhedora?

A colheitadeira ou colhedora é uma máquina agrícola que combina três tarefas diferentes: a limpeza da cultura de grãos, a debulha e a colheita dos itens já preparados para esta fase. Entre os principais grãos que contam com este equipamento durante todo o processo, podem ser citados a linhaça, a aveia, o milho e muitos outros.

Inventadas ainda em 1894, as colhedoras eram extremamente grandes e guiadas com o auxílio de cavalos, bois ou mulas. Com o passar dos anos, então, os tratores foram testados na função, gerando a primeira grande evolução. Hoje, o desenvolvimento alcançou a instalação de motores a diesel, que garantem leveza e estabilidade para o equipamento.

Entre os pontos fortes deste equipamento, podemos destacar a velocidade em que ele realiza o recolhimento dos grãos, além de fazer com que eles rendam o máximo possível até o último momento. Existem vários modelos diferentes, como a colhedora de café, a colhedora de forragem, a colhedora de soja e muitas outras variedades.

colhedora

Funcionamento da colhedora

A colhedora funciona de forma rápida, simples e prática. Ela conta com dois cabeçotes, que são facilmente removíveis, e equipam as colhedoras de forma fixa. Buscando diretamente com fornecedores, você pode encontrar uma grande variedade de modelos, incluindo maquinários que podem trazer outras funcionalidades extras.

O tipo de cultura aplicada também vai influenciar diretamente no desempenho do equipamento.

Os dois cabeçotes também reúnem um rolo giratório, que é acompanhado da presença dos dentes metálicos. O formato também pode ser acompanhado de peças plásticas. Além disso, também há uma barra de corte, e o intuito do equipamento é fazer com que toda a cultura retirada do solo caia diretamente no espaço definido pela colhedora.

colhedora

Diferenciais do equipamento

É na parte superior da colhedora, também conhecida como “garganta”, que acontece a primeira separação mais severa. Os grãos e as palhas são separados, afastando qualquer elemento indesejado do resultado final. É este trabalho que torna a vida do agricultor ainda mais simples, pois ele já pode direcionar o próximo trabalho com os grãos já preparados.

Mas há ainda outro fator que interfere diretamente no desempenho da colhedora. O nivelamento de sidehill é uma adaptação do sistema hidráulico responsável pelo bom desempenho de todo o conjunto. Dessa maneira, é fundamental que este fator esteja alinhado e sem desgastes para que todo o trabalho possa ser realizado de forma estável.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo