Motosserra é essencial para uma série de manutenções na agricultura

Inicio » Agronegócio » Motosserra é essencial para uma série de manutenções na agricultura
21/09/2019 Por
Motosserra é essencial para uma série de manutenções na agricultura

Motosserra tem inúmeros usos no campo e na agricultura

A motosserra é um dos vários equipamentos agrícolas essenciais para o trabalho na agricultura. Aliada a ferramentas como carrinho de mão, picareta e outros, torna possível realizar uma série de tarefas complexas e importantes no campo.

Ao contrário do imaginário popular, a motosserra, especialmente a elétrica, não é usada apenas para o desmatamento, mas é essencial para uma série de manutenções dentro da agricultura.

motosserra

O que é motosserra?

Motosserra é um equipamento muito utilizado para a poda de árvores. Essa é uma atividade essencial no campo, especialmente por permitir que as plantas cresçam corretamente e da forma como o agricultor deseja.

Também é importante para o corte de galhos e troncos que esteja com o risco de queda. Em centros urbanos, as autoridades geralmente utilizam esse equipamento para essa finalidade preventiva.

A motosserra mais comum é a elétrica, também conhecida como eletrosserra. Apesar de desempenhar as mesmas funções da motosserra à gasolina, a eletrosserra possui aplicações mais específicas.

Tipos de motosserra: eletrosserra e motosserra à gasolina

Ao pesquisar sobre equipamentos agrícolas como a motosserra, é normal se deparar com essa dúvida.

Afinal, qual é a diferença entre esses dois tipos de motosserra: a eletrosserra e uma motosserra que funciona à gasolina? Posso comprar qualquer uma delas para a atividade que vou realizar?

A resposta é: não.

Existem diferenças importantes entre essas duas categorias e que precisam ser observadas.

A motosserra à gasolina geralmente é mais potente e indicada para trabalhos mais pesados. Esses equipamentos podem até mesmo serem usados para cortar troncos de maior espessura, o que as eletrosserras podem fazer com certa dificuldade ou não conseguirem fazer.

É nessa categoria, na motosserra à gasolina, que existe a divisão entre equipamentos profissionais e semiprofissionais.

Motosserra profissional ou semiprofissional?

A motosserra profissional, como o próprio nome diz, é mais utilizada profissionalmente. Isso se traduz em trabalhos durante maior período, como vários dias seguidos ou diversas vezes ao dia.

São equipamentos mais robustos e feitos para aguentar longas jornadas de utilização.

Já as semiprofissionais são mais comuns de se encontrar no mercado e se tornaram muito populares pelo fato de serem mais acessíveis. Algumas podem ser adquiridas por menos de R$ 500,00, preço baixo para uma ferramenta tão completa e útil para a agricultura.

Entretanto, elas possuem certas restrições com relação aos equipamentos profissionais. Mas também possuem vantagens importantes, como veremos a seguir.

motosserra

Vantagens da motosserra elétrica

A motosserra elétrica possui algumas vantagens quando comparada àquela movida à gasolina.

Uma das principais é o nível de ruído produzido, que é muito menor. Isso faz com que a eletrosserra seja bastante indicada para áreas em que não é permitido fazer muito barulho, como zonas residenciais ou ambientes fechados.

Outra vantagem é o fato de a motosserra elétrica ser livre de emissão de poluentes.

Por fim, um ponto positivo importante a ser mencionado é a facilidade de operação. Como não precisa de combustível, o seu manuseio é mais fácil, geralmente com partida elétrica e sem grandes manutenções.

Isso faz com que a eletrosserra seja bastante indicada para quem não tem prática com esse tipo de equipamento, embora seja importantíssimo possuir treinamento e equipamento de proteção.

Equipamentos agrícolas importantes para manutenção

Embora as máquinas agrícolas tenham evoluído muito nos últimos anos, os equipamentos tradicionais ainda são essenciais. Eles são importantíssimos em atividades de manutenção, como é o caso das podas de árvore.

Nesse contexto, as motosserras elétricas são muito úteis, substituindo de forma eficiente serrotes e outros equipamentos de corte. Quando bem utilizados, as eletrosserras podem promover um avanço no tempo de serviço.

Podar uma grande árvore usando um serrote pode demorar significativamente mais quando comparado ao uso da motosserra elétrica.

Além disso, o gasto energético dispendido na atividade manual de corte é grande, ao passo que usar uma eletrosserra, apesar de exigir força e destreza, é muito menos trabalhoso.

Outro uso comum desses equipamentos agrícolas é o corte de lenha. Quem possui fogão a lenha ou tem grande necessidade de madeiras de corte pode se beneficiar bastante da eletrosserra. O motivo é o mesmo: praticidade, agilidade de facilidade.

Motosserra à bateria é uma alternativa à eletrosserra

Uma das grandes “desvantagens” da motosserra elétrica é a necessidade de estar sempre conectada a uma fonte de energia, geralmente uma tomada. Isso acaba limitando a área de atuação desse equipamento. Se não houver uma tomada por perto, não é possível usar a eletrosserra.

Contudo, a motosserra à bateria pode ser uma boa alternativa.

As partes da motosserra elétrica

A motosserra elétrica tem um funcionamento bastante simples. Do mesmo modo, suas partes não são complexas de se entender.

A parte principal da eletrosserra é o motor. Ele fica armazenado na parte em que seguramos o equipamento. Também é nessa estrutura onde se adiciona o óleo e o combustível das motosserras à gasolina.

Outra parte importante da eletrosserra é o que chamamos de sabre. Essa é a estrutura alongada que possui a corrente responsável pelo corte. É o girar dessa corrente que promove as abrasões na madeira.

Por fim, todas as motosserras também têm o que é chamado de freio de segurança. Esse dispositivo interrompe imediatamente o giro do sabre nos casos em que o equipamento sofre o efeito “rebote”.

Esse efeito acontece quando a corrente encontra uma parte rígida que não consegue cortar. Quando isso acontece, um movimento brusco acaba impulsionando a motosserra na direção do usuário, o que pode causar um acidente fatal.

Portanto, o freio de segurança é um dispositivo essencial. Jamais o remova de sua motosserra quando for utilizá-la durante o seu trabalho. Esse equipamento pode salvar a sua vida!

motosserra

Motosserra e os equipamentos de segurança

É normal associar a motosserra a um equipamento perigoso. Também não são raros os filmes de terror que pintam essa ferramenta como uma arma.

O seu manuseio, de fato, exige muito cuidado, pois qualquer acidente pode se tornar extremamente grave, com risco de morte. É por isso que a utilização de qualquer motosserra exige uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Os principais itens de proteção, mas não se limitando a estes, são:

  • Máscara de proteção facial;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas de proteção (preferencialmente de material anticorte e antiderrapante);
  • Avental, proteção para as pernas ou roupas grossas e adequadas ao uso de motosserras;
  • Protetor auricular (apesar do ruído baixo, exposições prolongadas podem ser prejudiciais);
  • Botas ou calçados de segurança.

Além da utilização do EPI, também é importante saber utilizar corretamente a ferramenta.

A eletrosserra pode ser mais fácil de usar do que a motosserra à gasolina, mas é preciso conhecer muito bem seu funcionamento para não correr riscos desnecessários.

Portanto, a motosserra é um equipamento incrível e que pode ajudar bastante no trabalho agrícola, especialmente na área de manutenção, se utilizada corretamente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo