Colmo é um tipo de caule aéreo encontrado em várias plantas

Inicio » Agricultura » Colmo é um tipo de caule aéreo encontrado em várias plantas
29/04/2020 Por
Colmo é um tipo de caule aéreo encontrado em várias plantas

Caule encontrado em gramíneas, colmo apresenta divisão por gomos. Existem vários tipos de caules encontrados nos diferentes tipos de plantas, e um deles é o colmo. Os caules ligam as raízes das plantas até as folhas ou flores, para transportar os nutrientes.

Contudo, o colmo é um tipo de caule diferente dos que estamos acostumados a ver na natureza. Conheça um pouco mais a seguir.

Colmo é um caule encontrado na cana-de-açúcar

O que é colmo?

O colmo é um tipo de caule aéreo encontrado na natureza, mais especificamente em gramíneas como bambu, cana-de-açúcar, milho, arroz, podendo ser lenhoso ou herbáceo. O colmo apresenta nós e entrenós que são bem visíveis e fáceis de identificar, podendo ser ocos (como os bambus) ou cheios como os da cana -de -açúcar.

Contudo, existem vários tipos de caules, desde aéreos, subterrâneos, aquáticos, dentre outros, que são classificados de acordo com sua forma. Além de sustentar a planta, o caule é responsável por conduzir os nutrientes importantes para o desenvolvimento e sobrevivência da planta.

Tipos de caules

  • caule estipe: não possui ramificações e apresenta apenas um aglomerado de folhas na parte superior. Um exemplo de onde encontramos esse tipo de caule são plantas como as palmeiras;
  • caule tipo colmo: semelhante ao caule tipo estipe. Suas diferenças consistem nas divisões em forma de gomo presentes no colmo. Os colmos, por sua vez, são caules não-ramificados;
  • caules rastejantes: quando se desenvolvem, os caules rastejantes se espalham pelo solo e acabam se fixando em pequenas raízes. Podemos ver esse tipo de caule em planta como a melancia, morangos e na própria grama;
  • caules trepadores: são mais finos e alongados, precisando de algum suporte para se desenvolver, se prendendo então pelas raízes. São exemplos desse tipo de caule o maracujá, chuchu e jasmins;
  • caule tipo haste: esse caule é mais mole e geralmente apresenta coloração verde, como nas couves.

Colmo é o tipo de caule do bambu

No caso do caule tipo colmo em plantas como o bambu, os nós são ocos, enquanto que na cana-de-açúcar e milho, por exemplo, ele é preenchido. Nas plantas com esse tipo de caule, geralmente as folhas são mais finas e se inserem na base dos nós do colmo.

Esse tipo de caule pode ser acometido por doenças causadas por fungos, que normalmente iniciam na raiz e se espalham para os entrenós até o topo da planta, podendo assim causar a podridão do colmo e prejuízos nas plantações. No milho por exemplo, pode afetar o desenvolvimento da espiga.

No entanto, os fungos podem ser causados inclusive por grandes volumes de chuva ou através de insetos. Ademais, esse caule pode apodrecer com mais facilidade no verão. Porém, já existem cultivares com uma maior resistência a contaminações, o que pode favorecer seu cultivo.

O colmo por si só não é comestível para humanos, ele é a base para sustentar alimentos como arroz e milho, dentre outras culturas economicamente importantes.

Além disso, o colmo também é utilizado para a construção de telhados, principalmente em locais com clima tropical, e ainda serve de matéria-prima para grande parte da indústria de móveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo